Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.
Ícone da Seção
março, 2024

Síndico Torra e Café: torrefação própria no centro de Porto Alegre

Um ambiente sem frescuras, com um café de altíssima qualidade, no Centro Histórico.  
Compartilhe:
Atualizado em 08/03/2024
Foto: Féliz Zucco

É na esquina da Rua dos Andradas com a General Portinho, em um simpático balcão azul de uma pedra chamada granitina, que remete um pouco aos cafés de rodoviária, ou serviço de balcão dos anos 70/80, que tomamos um dos melhores cafés da cidade. O nome Síndico faz alusão ao querido apelido dado por Jorge Ben a Tim Maia, mas nada temático. Além da paixão do proprietário Félix Zucco pela MPB, eles nos fofocou que seu pai foi síndico do prédio onde mora por muito anos, uma engraçada coincidência. Aliás, descumprindo, assim, uma das regras do local, onde é proibido fofoca (xiii).

Torrefação de casa

Não é apenas um lugar onde tu pode saciar o desejo por um café, é um oásis onde cada grão conta uma história, onde a torrefação própria transforma simples sementes em poesia líquida. Porto Alegre pode ser uma cidade movimentada, mas no Síndico o tempo parece desacelerar, criando um espaço onde o café não é apenas uma bebida, mas uma experiência envolvente. A máquina de torra, aparente e imponente mostra que essa cultura é levada a sério, é se tu quiser aprender mais sobre o processo, o Síndico é o lugar.

Assembleia de condomínio 

O menu revela uma variedade de origens de grãos. Cada um conta uma história de terroir e sabor diferentes. A equipe, apaixonada por café, guia os clientes pela jornada sensorial. Desde o delicado aroma do moído até o primeiro gole marcante. Tu encontra café para todos os gostos e pode perguntar a diferença de cada um! No v60, por exemplo, tu escolhe o grão e todo o processo é feito na tua frente. O coador Hario V60 ganhou esse nome por conta do formato cônico em ‘V’ e a angulação de 60 graus que possui. Assim como o expresso tônica, uma experiência refrescante. Sim! Um copo de tônica bem gelado, onde é servido uma dose de expresso. Para os dias de mais calor, outra pedida é o geladinho: leite vaporizado com uma dose de expresso. O Café do Síndico foi criado para tomar café, mesmo. Tanto que, para comer, eles oferecem somente dois itens, que são acompanhamentos da bebida: o bolo do dia e pão de queijo (um dos melhores da cidade).

Outros artigos relacionados

Artigo
O grupo foi escolhido por voto popular em oito categorias gastronômicas do tradicional prêmio da Revista Sabores do Sul.
Artigo
É impossível entrar no Agridoce Café e não ser impactado pela decoração exagerada, mas absolutamente harmônica. O ambiente aconchegante perfeito para tomar um café
Artigo
A carne é mais fina, o pão é mais largo e o sabor é inigualável. Criado no Rio Grande do Sul, o xis é um clássico dos lanches, acessível, e pode ser versátil no recheio

O que fazer em Porto Alegre?

A capital gaúcha é cosmopolita como uma metrópole e acolhedora como uma pequena cidade do interior. A cada estação do ano se reinventa para oferecer o melhor no calor do verão, no frio do inverno, no colorido da primavera e no charme do outono. Escolhe qual Porto Alegre conhecer e encontra a TUA!

POA ao

Ar Livre

POA da

Cultura

POA da

Gastronomia

Por

POA da

Inovação

POA da

Noite

POA da

Orla

POA das

Cervejarias

POA das

Compras

POA das

Crianças

POA dos

Esportes