Orquestra Theatro São Pedro une fanfarra, instrumentistas e coro em concerto gratuito de Natal
A apresentação, com regência do maestro Evandro Matté e da maestrina Keliezy Severo, acontece nesta quinta-feira, dia 18 de novembro, às 20h, com mais de 60 artistas no palco do Teatro Simões Lopes Neto. O repertório mistura música de concerto com pop e MPB, transitando por composições de Bach, Ernani Aguiar, Villa-Lobos, Jorge & Mateus e Mariah Carey
A Orquestra Theatro São Pedro (OTSP) encerra a temporada comemorativa dos seus 40 anos de trajetória com uma apresentação gratuita nesta quinta-feira, dia 18 de dezembro, às 20h, para celebrar a chegada do Natal e do fim do ano. O espetáculo festivo contará com a participação da fanfarra Bate Sopra, alunos da Orquestra Jovem Theatro São Pedro (OJTSP) e um coro formado por cantores do projeto Ópera Estúdio, da Companhia de Ópera do Rio Grande do Sul (CORS).
Serão mais de 60 artistas no palco do Teatro Simões Lopes Neto interpretando clássicos da música de concerto e temas do repertório natalino sob regência do maestro Evandro Mattée da maestrina Keliezy Severo. O programa mistura gêneros como erudito, pop e MPB, transitando por composições de Bach, Ernani Aguiar, Villa-Lobos, Jorge & Mateus e Mariah Carey. Os ingressos podem ser retirados gratuitamente no site www.theatrosaopedro.rs.gov.br.
Entre as canções estão O Trenzinho do Caipira – último movimento das Bachianas Brasileiras nº 2, que imita o som de uma locomotiva através de instrumentos de orquestra; além da clássica natalina All I Want for Christmas Is You e uma versão especial de Noite Feliz, assinada por Luiz Bonfá e Antônio Maria. O encerramento será em clima de festa, com o repertório autoral do Bate Sopra.
A temporada 2025 da OTSP conta com Lei de Incentivo à Cultura – Lei Rouanet, patrocínio daGerdau, Grupo Zaffari, Banrisul e Stihl, apoio da Gedore, Super Tratores, MBZ Advogadose Scunna, com planejamento cultural do Instituto Orquestra Theatro São Pedro e realização da Fundação Theatro São Pedro, da Secretaria de Estado da Cultura e do Ministério da Cultura, Governo do Brasil.
Evandro Matté (regência e direção musical)
É regente e diretor artístico da Orquestra Theatro São Pedro, do Festival Internacional SESC de Música e dos Concertos Comunitários Zaffari. Graduado em música pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, fez especializações na University of Georgia, nos Estados Unidos, e no Conservatoire de Bordeaux, na França. Desde 2005, atua como maestro frente a orquestras no Brasil, Áustria, Argentina, Uruguai, República Tcheca, Croácia, Itália, China, Alemanha, México, Espanha, Polônia, Portugal e Estados Unidos. Foi diretor artístico e Maestro da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre por uma década e recebeu o prêmio Líderes e Vencedores da Federasul. Foi docente na Universidade de Passo Fundo e também na Unisinos, onde foi coordenador do curso de Especialização em Gestão Cultural. Possui pós-graduação em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas. Por sua contribuição cultural ao desenvolvimento das artes francesas no Brasil, foi condecorado, em 2019, pelo Ministère de la Culture da França com a insígnia de Chevalier de l’Ordre des Arts et des Lettres.
Keliezy Severo (regência e coordenação pedagógica da OJTSP)
Iniciou seus estudos musicais em 1997, aos 10 anos, com flauta doce e violoncelo no Projeto da Orquestra Villa-Lobos. É mestranda em Música pela UFRGS, no curso de Práticas Interpretativas em flauta doce, e formada no curso Técnico em Música pela ESEPE. Tem licenciatura em Música pelo IPA Metodista e especialização em Educação Popular pelo Instituto Brava Gente, em parceria com o Curso Superior de Ivoti. Atualmente, lidera dois projetos sociais de formação e educação musical: o Projeto Orquestra Jovem Theatro São Pedro e o Projeto de Música da Associação Santa Zita de Lucca, onde atua como coordenadora, maestrina e educadora musical. Há 13 anos, integra a equipe de professores do Colégio Marista Champagnat, lecionando música para os anos iniciais.
Orquestra Theatro São Pedro
Comemorando 40 anos de atividades ininterruptas em 2025, a OTSP segue com o compromisso de honrar tudo o que representa o Theatro São Pedro. Nessas quatro décadas de atuação, a orquestra ampliou seu repertório e consolidou-se como um dos principais grupos brasileiros em atividade continuada. Tem contribuído de maneira peculiar para a cultura, unindo o repertório da música de concerto com música popular brasileira e diversos outros estilos musicais. Entre os destaques da atuação estão três turnês internacionais – Costa Rica, Estados Unidos e Alemanha. Estiveram com a orquestra nomes como Jean-Pierre Rampal, Sumi Jo e Nelson Freire, entre outros solistas nacionais e internacionais. Além dos concertos oficiais, que acontecem no Teatro Simões Lopes Neto do Multipalco Eva Sopher, a OTSP tem as séries Concertos Didáticos Banrisul e Concertos Comunitários Zaffari, sob direção artística e regência do maestro Evandro Matté.
Orquestra Jovem Theatro São Pedro
Iniciativa de formação de cidadãos através da linguagem musical e da técnica instrumental, a OJTSP oferece vivências artísticas e socializadoras a crianças e adolescentes, atendendo atualmente mais de 130 alunos. Com coordenação geral do maestro Evandro Matté e coordenação pedagógica da maestrina Keliezy Severo, o projeto tem o propósito de utilizar a arte como meio de desenvolver a autoestima, as competências cognitivas, a inserção cultural e a cidadania. Durante todo o ano, estudantes a partir dos sete anos de idade são recebidos no Multipalco Eva Sopher com aulas de violino, viola, violoncelo, contrabaixo e percussão, assim como disciplinas de teoria e percepção musical. A metodologia de ensino do projeto prima pela diversidade musical e por um repertório com o qual os participantes se sintam representados, unindo peças clássicas e contemporâneas e diferentes estilos e gêneros musicais.
Ópera Estúdio
Realizado pela Companhia de Ópera do Rio Grande do Sul, dentro do projeto Ópera e Formação, desenvolvido com o financiamento da Secretaria de Estado da Cultura, e em parceria cultural com a Fundação Theatro São Pedro, o Ópera Estúdio nasceu para tornar o Rio Grande do Sul um centro de referência na formação de novos cantores e pianistas correpetidores e, com isso, alimentar e fomentar a cadeia produtiva da ópera estadual e nacionalmente. Para tanto, o corpo docente conta com direção pedagógica da soprano Eiko Senda e do tenor Flávio Leite, e aulas com o maestro Sérgio Sisto, o pianista Patrick Menuzzi e a coreógrafa Carlota Albuquerque. Além dos professores regulares do projeto e cursos intensivos abertos ao público com grandes nomes do mercado da ópera no Brasil como André dos Santos (BA), Vitor Philomeno (SP), Gabriel Rhein Schirato (SP), Carla Maffioletti (BRA-HOL) e Rosimari Oliveira (RS), os alunos também participam de espetáculos de formação de plateia, com entrada franca.
Bate Sopra
Formada em 2014, a Bate Sopra é uma fanfarra composta por instrumentos de sopro e percussão. Ao longo da sua caminhada já se apresentou nas ruas e em diversos espaços culturais no RS, SC, SP, RJ e BSB. Em 2019, foi vencedora do Festival de Música de Porto Alegre na categoria música de rua com a música Ventania. Em 2023, celebrou seus 10 anos de atividades ininterruptas com o lançamento de seu primeiro EP, Transmutação Urbana, trabalho que conta com cinco faixas autorais e que foi produzido e gravado em conjunto com o coletivo Pedra Redonda em Porto Alegre. No primeiro semestre de 2025, a banda fez uma gira por diversas cidades do RS e SC, tocando em festivais como Morrostock, Maratona Cultural, Sarau do Solar e HonkPOA. Essa junção de fatores musicais, somada à ocupação dos espaços públicos com alegria e luta, fazem com que a Bate Sopra mova centenas de pessoas nas suas apresentações, sendo carinhosamente chamada por seu público como a fanfarra mais querida da cidade.
Serviço
Natal em Concerto
Concerto com a Orquestra Theatro São Pedro e participação da Orquestra Jovem Theatro São Pedro, dos cantores do Ópera Estúdio e da fanfarra Bate Sopra
Regência do maestro Evandro Matté e da maestrina Keliezy Severo
Dia 18 de dezembro, quinta-feira, às 20h
Teatro Simões Lopes Neto do Multipalco Eva Sopher (Rua Riachuelo, 1089 – Centro Histórico)
Ingressos gratuitos, mediante retirada no site: https://www.theatrosaopedro.rs.gov.br/natal-em-concerto-otsp
Lei de Incentivo à Cultura – Lei Rouanet
Patrocínio: Gerdau, Grupo Zaffari, Banrisul e Stihl
Apoio: Gedore, Super Tratores, MBZ Advogados e Scunna
Planejamento cultural: Instituto Orquestra Theatro São Pedro
Realização: Fundação Theatro São Pedro, Secretaria de Estado da Cultura e Ministério da Cultura, Governo do Brasil