A Oficina de Choro encerra suas atividades neste ano com um concerto gratuito no dia 13 de dezembro, sábado, às 16h, no Instituto Ling. Reunidos no salão de evento do centro cultural, 25 integrantes do projeto de educação musical apresentarão composições coletivas criadas em sala de aula durante este ano.
Com instrumentos como cavaquinho, flauta, clarinete, violão, pandeiro, clarinete e eufônio, o conjunto vai interpretar choros, maxixes, polcas e sambas, sob regência de Mathias Behrends Pinto, coordenador e diretor artístico da oficina. Entre os destaques está a música OrangoTango, um tango brasileiro feito pela Oficina de Choro para ilustrar a era das composições de Ernesto Nazareth (1863-1934), o maior criador do gênero no nosso país.
“O grupo de alunos atingiu uma maturidade que permitiu que o repertório do concerto de fim de ano fosse exclusivamente de composições próprias, todas feitas em sala de aula coletivamente. A experiência de compor coletivamente é de certa forma uma grande homenagem ao gênio Hermeto Pascoal, que nos deixou recentemente e que também era um entusiasta das composições coletivas”, destaca Pinto.
Fundada há 22 anos em Porto Alegre, a Oficina de Choro nasceu com o objetivo de ampliar o espaço da música instrumental no país através da formação de grupos, o ensino da música de choro e o incentivo a novos compositores. O projeto vem exercendo um papel decisivo para o crescimento da cultura do choro e da música popular brasileira no Rio Grande do Sul, além de se destacar como um dos maiores voltados ao ensino de choro no Brasil, já tendo formado mais de mil alunos.
Desde 2019, a oficina tem o apoio do Instituto Ling, entidade que viabilizou a continuidade do projeto, acolhendo centenas de alunos que receberam formação musical. O centro cultural recebe aulas semanais gratuitas, voltadas à composição em conjunto e à prática de instrumentos como violão, cavaquinho, pandeiro, flauta, trompete e clarinete, além do canto.
“Nossos encontros de composição coletiva já produziram mais de cem composições inéditas feitas na hora pelos próprios alunos. A ideia do projeto é renovar o repertório do choro e despertar as pessoas para a composição, mostrando que todos podem compor”, comenta Mathias.
A Oficina de Choro conta com curadoria e produção da Branco Produções desde o seu surgimento. Nos seus primeiros dez anos, foi coordenada pelo multi-instrumentista e arranjador Luiz Machado e, desde 2014, é coordenada pelo violonista e compositor Mathias Behrends Pinto. O projeto tem patrocínio da Crown Embalagens e realização do Instituto Ling, Ministério da Cultura/Governo Federal.
Crédito da foto: André Feltes
Serviço
Oficina de Choro | Concerto de fim de ano
Dia 13 de dezembro, sábado, às 16h
Instituto Ling (Rua João Caetano, 440 – Três Figueiras – Porto Alegre/RS)
Entrada franca, com distribuição de senhas, por ordem de chegada, a partir de 1h antes do início da programação
Informações úteis
www.facebook.com/InstitutoLing
www.instagram.com/Instituto.Ling
www.youtube.com/c/InstitutoLingCultural
Fone: 51 3533-5700
Email: instituto.ling@institutoling.org.br
Estacionamento: o Instituto Ling possui estacionamento pago com 30 vagas.
Bicicletários: há bicicletários gratuitos dentro do estacionamento do prédio, com 16 vagas.
Acessibilidade: o prédio do Instituto Ling foi projetado para garantir conforto, segurança e autonomia, contando com acessibilidade física em todos seus ambientes e com uma equipe orientada para atender pessoas com deficiência. O centro cultural também disponibiliza conteúdos digitais com audiodescrição e tradução para Libras, contendo informações sobre o seu acervo permanente e projeto arquitetônico. A instituição ainda oferece medidas de acessibilidade para pessoas com deficiências em suas programações culturais e visitas mediadas, mediante solicitação prévia pelo e-mail instituto.ling@institutoling.org.br ou pelo whatsApp e telefone (51) 3533-5700.
Sobre o Instituto Ling
Criado e mantido pela família Ling há 30 anos, o Instituto Ling tem como missão promover o desenvolvimento humano e a evolução da sociedade através da disseminação de diferentes formas do conhecimento, da liberdade de pensamento, da valorização da cultura e da saúde. Na área da educação, desde a fundação auxilia jovens líderes a desenvolverem seus potenciais intelectuais e empreendedores através da concessão de bolsas de estudo para as melhores instituições do mundo. Com a abertura de seu centro cultural em Porto Alegre, em 2014, ampliou e solidificou sua atuação, firmando-o como referência na disseminação do conhecimento e provedor de serviços e produtos culturais diferenciados, com elevado padrão de qualidade e estética.
Na área da saúde, o Instituto Ling estabeleceu parceria com o Hospital Moinhos de Vento, em 2015, para a implantação de um centro de referência no tratamento do câncer em Porto Alegre, e, em 2023, para a concessão de bolsas de estudo para cursos de enfermagem; e com a Santa Casa de Misericórdia, em 2019, contribuindo para a construção do novo prédio do complexo hospitalar em Porto Alegre. Por ocasião das enchentes em maio de 2024, o Instituto Ling lançou o Reconstrói RS, iniciativa em parceria com Federasul e Instituto Cultural Floresta que apoia obras de reconstrução e ações para a retomada da economia nas comunidades atingidas.
A família Ling, mantenedora do instituto, é proprietária da holding company Évora. Presente em 11 países, o grupo empresarial produz e comercializa latas de alumínio para bebidas, não-tecidos de polipropileno (usados principalmente na produção de descartáveis higiênicos) e embalagens plásticas.
