Daiane dos Santos cresceu no bairro Medianeira, na zona sul de Porto Alegre. Quem frequentava o CETE (Centro Estadual de Treinamento Esportivo), no Menino Deus, nos anos 1990 deve ter cruzado com a menina que dava seus primeiros saltos na ginástica artística. Quando passou a integrar o clube Grêmio Náutico União o sonho virou profissão. Foi a primeira ginasta brasileira, entre homens e mulheres, a conquistar uma medalha de ouro em um Campeonato Mundial. Participou das Olimpíadas de Atenas, Pequim e Londres. Em parceria com o treinador Oleg Ostapenko, Daiane criou dois movimentos eternizados com seu nome pela Federação Internacional de Ginástica: o duplo twist carpado (Dos Santos I) e o duplo twist esticado (Dos Santos II). Como atleta se aposentou em 2012, mas de lá para cá a carreira no esporte não parou. Passou a ser comentarista de TV, ministra palestras pelo país e fundou o projeto social “Brasileirinhos”. Daiane fala com muito carinho de sua relação com a capital dos gaúchos e admite: “tenho saudade do pôr do sol, da noite estrelada, do cheiro, de cantos especiais cheios de lembranças, mas principalmente das pessoas”.
Planetário
“A minha ligação com Porto, hoje, é aquela de sempre voltar para o ninho, sempre voltar para casa. Apesar de tantos anos vivendo longe, com certeza é a cidade onde eu me sinto em casa. E o que me lembra muito a alegria de viver a infância na cidade, e lembro que adorava ir com a minha mãe, era no Planetário, ali na Ramiro Barcelos. Lá passei a saber mais sobre os planetas, as estrelas e as galáxias. Ver aquelas imagens projetadas no alto era encantador! Íamos muito lá em família e era um passeio que eu gostava muito de fazer.”
Parque Marinha do Brasil e arredores
“Nasci e morei durante muito tempo no bairro Medianeira e amava ir ao Parque Marinha do Brasil que fica pertinho. Tenho um carinho especial por esse parque, por ter passado boa parte da minha infância ali. Já aproveito e dou mais algumas dicas para outros passeios incríveis que são bem pertinho um do outro. A nossa Orla que está linda demais e o Estádio Beira-Rio. Minha família é toda colorada e eu adorava assistir aos jogos do Inter lá. Esse passeio não pode faltar, afinal também é um lugar lindo, revitalizado para receber a Copa de 2014!”
Bairro Centro Histórico
“Onde encontro muito das minhas amigas quando estou na cidade é o centro de Porto Alegre. Adoro andar por aquelas ruas. Lembro que frequentava muito a Usina do Gasômetro, que logo será devolvida à cidade ainda bem! Eu tenha uma amiga que mora naquela região e costumo dizer que a vista privilegiada dela não é só do pôr do sol. O amanhecer no Guaíba também é sensacional! Curto também a Casa de Cultura Mario Quintana e o Mercado Público… Fica até difícil colher entre tantos lugares lindos e históricos!”