Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.
Roteiro de Anfitrião

Daiane dos Santos

Quem é na roda de chimarrão?

Campeã mundial de Ginástica Artística, Embaixadora ONU Mulheres, influenciadora esportiva, comentarista de TV e ativista.

O que esperar?

Um parque, o planetário e um bairro inteiro porque Daiane acha difícil ter que escolher entre tantos lugares que estão na memória e no coração.

Compartilhe:
março, 2024
Atualizado em 15/03/2024

Daiane dos Santos cresceu no bairro Medianeira, na zona sul de Porto Alegre. Quem frequentava o CETE (Centro Estadual de Treinamento Esportivo), no Menino Deus, nos anos 1990 deve ter cruzado com a menina que dava seus primeiros saltos na ginástica artística. Quando passou a integrar o clube Grêmio Náutico União o sonho virou profissão. Foi a primeira ginasta brasileira, entre homens e mulheres, a conquistar uma medalha de ouro em um Campeonato Mundial. Participou das Olimpíadas de Atenas, Pequim e Londres. Em parceria com o treinador Oleg Ostapenko, Daiane criou dois movimentos eternizados com seu nome pela Federação Internacional de Ginástica: o duplo twist carpado (Dos Santos I) e o duplo twist esticado (Dos Santos II). Como atleta se aposentou em 2012, mas de lá para cá a carreira no esporte não parou. Passou a ser comentarista de TV, ministra palestras pelo país e fundou o projeto social “Brasileirinhos”. Daiane fala com muito carinho de sua relação com a capital dos gaúchos e admite: “tenho saudade do pôr do sol, da noite estrelada, do cheiro, de cantos especiais cheios de lembranças, mas principalmente das pessoas”.

Planetário

“A minha ligação com Porto, hoje, é aquela de sempre voltar para o ninho, sempre voltar para casa. Apesar de tantos anos vivendo longe, com certeza é a cidade onde eu me sinto em casa. E o que me lembra muito a alegria de viver a infância na cidade, e lembro que adorava ir com a minha mãe, era no Planetário, ali na Ramiro Barcelos. Lá passei a saber mais sobre os planetas, as estrelas e as galáxias. Ver aquelas imagens projetadas no alto era encantador! Íamos muito lá em família e era um passeio que eu gostava muito de fazer.”

Parque Marinha do Brasil e arredores

“Nasci e morei durante muito tempo no bairro Medianeira e amava ir ao Parque Marinha do Brasil que fica pertinho. Tenho um carinho especial por esse parque, por ter passado boa parte da minha infância ali. Já aproveito e dou mais algumas dicas para outros passeios incríveis que são bem pertinho um do outro. A nossa Orla que está linda demais e o Estádio Beira-Rio. Minha família é toda colorada e eu adorava assistir aos jogos do Inter lá. Esse passeio não pode faltar, afinal também é um lugar lindo, revitalizado para receber a Copa de 2014!”

Bairro Centro Histórico

“Onde encontro muito das minhas amigas quando estou na cidade é o centro de Porto Alegre. Adoro andar por aquelas ruas. Lembro que frequentava muito a Usina do Gasômetro, que logo será devolvida à cidade ainda bem! Eu tenha uma amiga que mora naquela região e costumo dizer que a vista privilegiada dela não é só do pôr do sol. O amanhecer no Guaíba também é sensacional! Curto também a Casa de Cultura Mario Quintana e o Mercado Público… Fica até difícil colher entre tantos lugares lindos e históricos!” 

Navegação rápida

Conheça os lugares mencionados

O que fazer em Porto Alegre?

A capital gaúcha é cosmopolita como uma metrópole e acolhedora como uma pequena cidade do interior. A cada estação do ano se reinventa para oferecer o melhor no calor do verão, no frio do inverno, no colorido da primavera e no charme do outono. Escolhe qual Porto Alegre conhecer e encontra a TUA!

POA ao

Ar Livre

POA da

Cultura

POA da

Gastronomia

Por

POA da

Inovação

POA da

Noite

POA da

Orla

POA das

Cervejarias

POA das

Compras

POA das

Crianças

POA dos

Esportes