Lançamento

POA dos

Eventos

POA da

Noite

POA da

Cultura

Por

POA dos

Esportes

POA da

Gastronomia

Por

POA das

Cervejarias

POA das

Crianças

POA ao

Ar Livre

POA da

Inovação

POA da

Orla

Canais de marcas

Canal

i Love POA

Por
Ícone da Marca
Ícone da Seção
outubro, 2023

Acampamento Farroupilha: tradição gaúcha

Durante três semanas do mês de setembro, a cidade se transforma. A fumaça do churrasco toma conta e as homenagens à cultura gaúcha também
Compartilhe:
Atualizado em 17/10/2023
Foto: Cesar Lopes

Não se assuste se visitares Porto Alegre no mês de setembro e perceberes uma fumaceira, próximo a um trecho da orla do Guaíba. É o Acampamento Farroupilha, evento que celebra a cultura do Rio Grande do Sul do início do mês até dia 20, marcado como Dia do Gaúcho. 

Um dos nossos grandes orgulhos é a forte relação que temos com as tradições. Alguns símbolos são conhecidos por todo planeta, como o churrasco e o chimarrão, mas existem ainda muitas outras experiências gastronômicas, musicais e de vivências. E o Acampamento Farroupilha é o lugar perfeito para tu conheceres. Dezenas de piquetes (cabanas feitas de madeira) são construídos no Parque Harmonia, representando diferentes CTGs (centros de tradição gaúcha), entidades ou famílias tradicionalistas. Ali as pessoas fazem churrasco, carreteiro, tocam e ouvem música gaudéria, dançam e se divertem muito! Ah! Vale dizer que o evento é gratuito e oferece acessibilidade.

Uma verdadeira imersão na Cultura Gaúcha

Dá para dizer que é uma imersão na tradição gaúcha. É comum encontrar prendas e peões pilchados (ou seja, vestidos com trajes típicos). Talvez tu queiras comprar uma bombacha ou um vestido para levar de lembrança – e tu encontras as lojas por lá mesmo. No palco, sobem artistas que cantam e tocam  clássicos e novidades da música gaudéria. Alguns tu deves conhecer. “Quem quiser saber quem sou, olha para o céu azul, e grita junto comigo: viva o Rio Grande do Sul!” ou o clássico “Ai bota aqui, ai bota ali o seu pezinho!”. A programação do Acampamento inclui teatro, shows, música instrumental, trova, danças folclóricas, chulas e declamação, além de bailes e eventos dos piquetes.

Foto: Cesar Lopes

Outros artigos relacionados

Encontre a TUA Porto Alegre

O que fazer em Porto Alegre? A capital gaúcha é cosmopolita como uma metrópole e acolhedora como uma pequena cidade do interior. A cada estação do ano se reinventa para oferecer o melhor no calor do verão, no frio do inverno, no colorido da primavera e no charme do outono. Escolha qual Porto Alegre tu gostaria de conhecer e descubra qual é a TUA!
Patrocinadores que fomentam a iniciativa