Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.
Ícone da Seção
janeiro, 2024

Belém Novo: uma orla pacata e colorida

Área do Extremos-Sul da capital é um convite para um contato próximo com a natureza e banho no Guaíba.
Compartilhe:
Atualizado em 15/02/2024
Foto: Leti Pacheco

Quem conhece o Portinho fica encantado com o nosso pôr do sol. E a gente se orgulha muito disso, né? Tem até quem se arrisque a dizer que são as cores mais lindas de Porto Alegre. Isso até conhecer um lugarzinho no extremo sul que consegue juntar essa beleza do sol poente com outro colorido surpreendente. O bairro Belém Novo fica na área rural da cidade, onde é possível fugir um pouco do movimento intenso na zona urbana e, ainda, aproveitar para dar um mergulho no Guaíba. Atualmente, são apenas duas regiões onde o nosso lago é próprio para banho. A outra é o Lami.

Foto: Edith Janete Schaefer

Vida animal abundante e esportes

No bairro Belém Novo, o pôr do sol do Guaíba é sempre um espetáculo. Conforme a estação do ano, as cores vão do azul ao alaranjado cor de fogo. Por lá, o visitante pode contemplar ainda o branco alvo das garças, o dourado dos peixinhos no Guaíba, o vermelho do bico das galinholas, o marrom dourado dos bugios, o verde em diversos tons da vegetação… E o melhor é que não precisa fazer nenhum tipo de trilha mato adentro para ver tudo isso. A orla do bairro é bem tranquila e cheia de pequenos refúgios com acesso ao lago. É isso que também facilita a prática de esportes como natação em águas abertas, stand up paddle e caiaque.

Foto: Edith Janete Schaefer

Lazer ao ar livre

O bairro tem pontos com praia própria para banho – tu pode consultar os locais no site do DMAE – e presença de salva-vidas até março. A orla de Belém Novo tem quatro praças com churrasqueiras, banheiros, chuveiros públicos e playgrounds para a gurizadinha. Durante o verão, a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) mantém quatro linhas de transporte coletivo na região. As tabelas horárias podem ser consultadas no site da EPTC. Tem também linhas de lotação que levam até lá. Saindo do Centro Histórico de carro, são 45 minutos até a praia do Veludo. Ali tem um bar com mirante tri lindo que é irresistível. Vale beber um chopp e apreciar a vista até depois do anoitecer!

Foto: Brayan Martins / PMPA
Serviço
Orla Belém Novo

Avenida Beira Rio, bairro Belém Novo, CEP 91780-010.

Horário de funcionamento

Dom
24 horas
Seg
24 horas
Ter
24 horas
Qua
24 horas
Qui
24 horas
Sex
24 horas
Sáb
24 horas

Outros artigos relacionados

Artigo
Um dos lugares mais privilegiados da Capital, reúne gastronomia, alto astral e a beleza exuberante do fim de tarde, bem pertinho do Guaíba
Artigo
A maior pista de skate da América Latina tem mais de 6mil m2 e fica em Porto Alegre, com uma vista privilegiada da beira do Guaíba
Artigo
Turista ou local, não há como resistir aos encantos do Guaíba que fica mais lindo visto a partir de uma embarcação.

O que fazer em Porto Alegre?

A capital gaúcha é cosmopolita como uma metrópole e acolhedora como uma pequena cidade do interior. A cada estação do ano se reinventa para oferecer o melhor no calor do verão, no frio do inverno, no colorido da primavera e no charme do outono. Escolhe qual Porto Alegre conhecer e encontra a TUA!

POA ao

Ar Livre

POA da

Cultura

Por

POA da

Gastronomia

Por

POA da

Inovação

POA da

Noite

POA da

Orla

POA das

Cervejarias

POA das

Compras

POA das

Crianças

POA dos

Esportes

Patrocinadores que fomentam a iniciativa