Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.
Ícone da Seção
dezembro, 2023

Embarcações: a cidade por outro ângulo

Turista ou local, não há como resistir aos encantos do Guaíba que fica mais lindo visto a partir de uma embarcação.
Compartilhe:
Atualizado em 09/04/2024

Não importa como tu chega à capital dos gaúchos: é impossível ignorar a imponência do Guaíba. Mas tem um jeito diferente de curtir o principal cartão-postal de Porto Alegre. A bordo de embarcações. Entre as opções há barcos turísticos, veleiros e até um catamarã que funciona como meio de transporte de passageiros. Em todos eles, o visitante é convidado a descobrir a cidade por um outro ângulo. A silhueta da cidade é marcada por prédios imponentes, como o da Usina do Gasômetro, os Armazéns do Cais do Porto e a cúpula da Catedral Metropolitana, além dos parques da orla. Nos passeios turísticos também é possível conhecer a região das ilhas, saber mais sobre a história do lugar e, é claro, desfrutar do pôr do sol mais lindo do mundo.

Barcos turísticos

A experiência turística completa tu encontra em embarcações como Cisne Branco , Noiva do Caí II e Porto Alegre 10. As empresas oferecem passeios pelo Guaíba há mais de 40 anos, em formatos que vão te surpreender. Shows, baladas, saraus literários e outras atrações culturais fazem parte da programação, que inclui também passeios informativos para conhecer a Zona Sul, o Arquipélago da Capital Gaúcha, o Delta do Jacuí ou então fazer uma parada na Ilha da Pintada e degustar o famoso peixe na taquara. O ingresso mais disputado é o do happy hour no pôr do sol, por motivos óbvios! Bons drinks, brisa incrível e vista sensacional é a combinação perfeita. Celebrar a chegada do Ano Novo é outra atração imperdível a bordo – são oito minutos de fogos e muita animação para aproveitar, também, o Réveillon oficial da cidade. O ponto de embarque do Cisne Branco é no Armazém B3 do Cais. Já as saídas do Noiva e POA 10 ocorrem no atracadouro da Usina do Gasômetro.

Foto: Luli Aguzzi / Destino POA

Ao sabor do vento

Desde a década de 1930, Porto Alegre tem clubes que reúnem os apaixonados por barcos a vela. Em certo momento, o amor pelos veleiros passou a ser compartilhado com visitantes e turistas. A experiência mágica, que só o vento soprando as velas no Guaíba proporciona, pode ser desfrutada em qualquer dia da semana. Diversas empresas oferecem o serviço que recebe desde pequenos grupos até casais celebrando casamento! A Navega Poa tem 15 barcos em sua frota. Com trajetos a partir de três horas, dá pra escolher entre opções repletas de paz e tranquilidade até festas animadas com amigos. Tu precisa agendar antes. No cardápio, há platters, bebidas e opções vegetarianas. A Velejo no Guaíba tem quatro embarcações com opções de passeios diferentes de manhã até a noite! Fica dica: o brunch servido na embarcação impressiona qualquer crush! Quem gosta de exclusividade vai adorar o “Velejo seu sonho” que leva o visitante por um trajeto totalmente personalizado.

Foto: Luli Aguzzi / Destino POA

Passeio de catamarã

O serviço da empresa CatSul nasceu como opção de transporte para quem precisa fazer a travessia entre as cidades de Porto Alegre e Guaíba. Como a viagem oferece vista panorâmica e é bem confortável, é uma baita alternativa para quem quer conhecer a silhueta da capital gaúcha, por um preço mais acessível (R$16,85). Os pontos de embarque são no Armazém B3 no Cais do Porto, no Píer do Parque Pontal, no Cais Embarcadero e na Hidroviária do município de Guaíba.

Foto: Luli Aguzzi / Destino POA

Outros artigos relacionados

Artigo
Um trecho de mais contato com a natureza, a Praia de Ipanema tem calçadão e areia, para quem quer curtir o pôr do sol.
Artigo
O Pontal é a perfeita combinação de lazer, bem-estar, preservação da história e diversão em uma das paisagens mais privilegiadas da Capital Gaúcha.
Artigo
O prédio que gerava energia para Porto Alegre hoje faz parte de um ponto turístico feito para contemplar o encontro da cidade com o Guaíba

O que fazer em Porto Alegre?

A capital gaúcha é cosmopolita como uma metrópole e acolhedora como uma pequena cidade do interior. A cada estação do ano se reinventa para oferecer o melhor no calor do verão, no frio do inverno, no colorido da primavera e no charme do outono. Escolhe qual Porto Alegre conhecer e encontra a TUA!

POA ao

Ar Livre

POA da

Cultura

Por

POA da

Gastronomia

Por

POA da

Inovação

POA da

Noite

POA da

Orla

POA das

Cervejarias

POA das

Crianças

POA dos

Esportes

POA dos

Eventos

Patrocinadores que fomentam a iniciativa