Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.
Ícone da Seção
outubro, 2023

Praia de Ipanema: pé na areia e pôr do sol

Um trecho de mais contato com a natureza, a Praia de Ipanema tem calçadão e areia, para quem quer curtir o pôr do sol.
Compartilhe:
Atualizado em 25/10/2023
Foto: Alina Souza

“Olha que coisa mais linda, mais cheia de graça…” Não! Para, para! Não é dessa praia que vamos falar, nem da Garota de Ipanema. Aliás, aqui só tem gurias e guris de Ipanema e a proposta é bem diferente da homônima famosa, que fica no Rio de Janeiro. Em Porto Alegre, a praia de Ipanema é um trecho da orla do Guaíba de quase dois quilômetros, que fica no bairro de mesmo nome. Com uma faixa de areia e calçadão, ela é imprópria para o banho mas é um espaço onde podemos aproveitar a brisa do lago, caminhar no calçadão, colocar o pé na areia, brincar com as crianças (inclusive tem uma pracinha), sentar no banco livre ao lado dos namorados de mosaico, da artista Maria Tomaselli, prestar uma homenagem no Monumento à Mãe Oxum e, claro, curtir um pôr do sol privilegiado (bem mais lindo do que o carioca, na nossa humilde opinião). É um passeio mais “raiz” na beira do Guaíba, já que não oferece toda a estrutura que outros trechos têm (de banheiros, quadras esportivas, restaurantes e etc).

Bares e restaurantes

Apesar de não ter estabelecimentos comerciais bem na beira do rio, tu podes encontrar alguns bares e restaurantes atravessando a Av. Guaíba e caminhando alguns passos. La Cittadella Ristorante tem comida italiana, mediterrânea e pizza. Atmosfera de Ipanema é o lugar para comer frutos do mar e tomar um chopinho. No inverno, a lareira acesa e as cadeiras forradas com pelego deixam muito acolhedor. BatBat Restaurante tem opções a la carte e petiscos – com destaque para a feijoada. A Cantina do Toco é um restaurante familiar, que fica na Rua Ladislau Neto, que é perpendicular. A decoração é rústica e os pratos têm inspiração italiana. 

Foto: Cesar Lopes / PMPA

Sensação de estar no litoral

Quando a Zona Sul de Porto Alegre ainda não era tão habitada, no século passado e antes, o bairro Ipanema era um destino de férias dos moradores da área central e norte da Capital Gaúcha. Com o tempo, a cidade foi se desenvolvendo e, naturalmente, a região foi se tornando mais residencial. Atualmente, o local é dominado por casas, mas também tem prédios – que respeitam o limite do plano diretor, com poucos andares. E é por isso, que o trecho tem um ar de cidadezinha do litoral que a gente adora.

Foto: Cesar Lopes / PMPA
Serviço
Calçadão de Ipanema

Av. Guaíba, sem número, bairro Ipanema e CEP 91760-740.

Horário de funcionamento

Dom
24 horas
Seg
24 horas
Ter
24 horas
Qua
24 horas
Qui
24 horas
Sex
24 horas
Sáb
24 horas

Outros artigos relacionados

Artigo
Bairro do Extremo-Sul tem praia de água doce e coloca o visitante em contato com a natureza.
Artigo
Um dos lugares mais privilegiados da Capital, reúne gastronomia, alto astral e a beleza exuberante do fim de tarde, bem pertinho do Guaíba
Artigo
Área do Extremos-Sul da capital é um convite para um contato próximo com a natureza e banho no Guaíba.

O que fazer em Porto Alegre?

A capital gaúcha é cosmopolita como uma metrópole e acolhedora como uma pequena cidade do interior. A cada estação do ano se reinventa para oferecer o melhor no calor do verão, no frio do inverno, no colorido da primavera e no charme do outono. Escolhe qual Porto Alegre conhecer e encontra a TUA!

POA ao

Ar Livre

POA da

Cultura

Por

POA da

Gastronomia

Por

POA da

Inovação

POA da

Noite

POA da

Orla

POA das

Cervejarias

POA das

Compras

POA das

Crianças

POA dos

Esportes

Patrocinadores que fomentam a iniciativa