Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.
Ícone da Seção
fevereiro, 2024

Capincho: o sabor e as origens gaúchas no cardápio

Bar e restaurante têm drinks autorais cheios de personalidade e pratos gaúchos com toque contemporâneo.
Compartilhe:
Atualizado em 04/03/2024
Foto: Divulgação / Capincho

Que a cultura do Rio Grande do Sul é rica e motivo de orgulho para nós, muita gente já sabe. E o Capincho é um dos lugares onde tu vai perceber que nossos sabores culinários e tradições vão muito além do churrasco e do chimarrão. Dividido entre um bar e um restaurante, o lugar é um tributo à gastronomia do Sul… das Américas. Além do estado gaúcho, os temperos e inspirações vêm, também, da Argentina e do Uruguai. Não por acaso. Os dois países têm fronteira com nosso território e importância singular no desenvolvimento da nossa identidade. O mate, o pampa, o cavalo e até a palavra “gaucho” nos conecta. O Capincho pega tudo que há em comum, reúne com sofisticação e contemporaneidade. Tanto o restaurante quanto o bar trazem uma interpretação da cultura e dos sabores sulistas, sem ser caricato. O resultado? Foi eleito o 7º melhor bar do Brasil pela Exame, além de ganhar destaque em podcast, colunas e portais de notícias nacionais. Bah! Esse é o tipo de lugar que alimenta ainda mais o nosso bairrismo! 

Inspiração sulista

Em um casarão dos anos 1930, em frente à charmosa Praça Maurício Cardoso, no coração do bairro Moinhos de Vento, fica um portal para cores, sabores, texturas e aromas bem típicos do Sul. É ali que três especialistas fizeram morada. O chef Marcelo Schambeck, que comanda a cozinha, Flavia Mu, que faz a curadoria da decoração, lidera a equipe do salão e também é a sommelier da casa, e o bartender Fred Muller, que assina as criações do bar. Subindo as escadas, logo após passar por uma placa com a imagem de um capincho (como são chamadas as simpáticas capivaras aqui no Rio Grande do Sul), o cliente pode escolher entre o restaurante e jardim, no primeiro andar, ou o bar, no segundo piso. 

O melhor bar da cidade

O ambiente do segundo andar foi todo criado para dar destaque ao balcão de bebidas, que se estende de lado a lado. Ali tu pode degustar um drink autoral ou clássico enquanto aprecia a equipe elaborando as bebidas. Há muitas referências a itens tipicamente gaúchos. Quem já conviveu algum tempo com um porto-alegrense, por exemplo, ouviu certamente a expressão “me caiu os butiá do bolso” que significa ser ou estar surpreso. Pois o Fred Muller colocou essa fruta azedinha, que vem da árvore símbolo do Rio Grande do Sul, em duas de suas criações. O Lo de Lori com Mezcal tem tequila, butiá, tomate, limão Tahiti e sal. O nome é uma homenagem à Lori, fornecedora de polpa de butiá, da cidade de Crissiumal. Voltando aos butiás, que aqui não caem do bolso e sim nos copos (risos), outro drink criado com a fruta é o Butiazinho que leva whisky, licor peachtree, butiá, xarope de maracujá e limão-siciliano. A bebida vem com um delicado (mini) maracujá do mato, fruta típica do Rio Grande do Sul e bem difícil de encontrar hoje em dia. E ainda encontramos outras muitas influências sulista nos coquetéis e na carta de vinhos com rótulos brasileiros, argentinos e uruguaios. Vale dar uma olhadinha na seleção de vinhos laranjas. 

Os sabores do sul revisitados

A culinária é outra estrela deste lugar cheio de encantos. O restaurante aceita reservas e tem um espaço mais amplo, embora com a mesma luz baixa e atmosfera acolhedora. A cozinha é vista por um enorme balcão, onde é possível acompanhar a preparação dos alimentos e perceber a dedicação colocada em cada prato. Em dias de tempo agradável, a dica é escolher uma das mesas do jardim. Já nas épocas mais frias, tu pode curtir o lugar bem aconchegado nos pelegos – tradicionais itens de montaria do gaúcho feito com couro de ovelha com sua lã natural – que são colocados sobre as cadeiras. Na formulação do cardápio, o chef Marcelo Schambeck oferece a reinterpretação contemporânea dos pratos gaúchos e a valorização de produtores locais. É um trabalho de formiguinha, em busca do que tem de melhor pelos pagos do Rio Grande. As entradas e pratos principais são fixos e, para começar, a gente provou uma seleção de queijos regionais com mel de Cambará do Sul. O prato mais pedido e grande estrela do menu traz um corte que é paixão dos gaúchos: a Costela do Dianteiro. Assada por 16h, ela se solta no garfo e derrete boca. Tem também as opções sazonais. Itens que estão no auge do sabor, em razão da época do ano e da safra. Provamos a beterraba com laranja, ameixa amarela, marmelo, coalhada de iogurte colonial curado, que acompanha pão de fermentação natural. Aposto que tu nunca provou uma beterraba tão deliciosa. As sobremesas seguem a mesma linha e a nossa indicação é o Merengue ácido, que leva framboesa, morango, baunilha e suspiro. Sobremesa tão deliciosa quanto linda!

Serviço
Restaurante Capincho

Praça Doutor Maurício Cardoso, número 61 - 2, bairro Moinhos de Vento e CEP 90570-010.

Horário de funcionamento

Ter
19:00 – 22:30
Qua
19:00 – 22:30
Qui
19:00 – 22:30
Sex
19:00 – 22:30
Sáb
12:30 – 15:00
19:00 – 22:30

Outros artigos relacionados

Artigo
Herança dos colonizadores italianos, os restaurantes oferecem galeto e uma variedade de outras opções para garantir uma refeição farta e muito gostosa
Artigo
Nem só de churrasco vive o gaúcho e bah! Tu vais descobrir que cabem muitos temperos e sabores na cozinha amorosa do Rio Grande do Sul
Artigo
Localizada no subsolo do Farol Santander, cafeteria funciona em um espaço projetado para ser um cofre.

O que fazer em Porto Alegre?

A capital gaúcha é cosmopolita como uma metrópole e acolhedora como uma pequena cidade do interior. A cada estação do ano se reinventa para oferecer o melhor no calor do verão, no frio do inverno, no colorido da primavera e no charme do outono. Escolhe qual Porto Alegre conhecer e encontra a TUA!

POA ao

Ar Livre

POA da

Cultura

Por

POA da

Gastronomia

Por

POA da

Inovação

POA da

Noite

POA da

Orla

POA das

Cervejarias

POA das

Crianças

POA dos

Esportes

POA dos

Eventos

Patrocinadores que fomentam a iniciativa