O turista recém-chegado na capital dos gaúchos pode imaginar que se vive só da cultura gaudéria, com bombacha, ao som de gaita e violão. Está um tantinho enganado. A riqueza desta terra está justamente na sua diversidade cultural: temos uma tradição carnavalesca muito antiga que até hoje arrasta multidões em Porto Alegre: o desfile das escolas de samba do Porto Seco. O complexo, localizado na zona norte da capital, recebe as escolas mais tradicionais para os desfiles oficiais e aqui a gente te explica tudo sobre o evento.
Porto do samba
O carnaval de Porto Alegre nasceu com a fundação da cidade, em 1772, trazida pelos casais portugueses que aqui chegaram. A festa popular foi se modificando passando pelos primeiros cordões. Aliás, foi para um deles que Lupicínio Rodrigues fez sua primeira composição chamada “Carnaval” em 1928. O compositor porto-alegrense tornou-se um referencial no samba e na música popular brasileira. Depois vieram as agremiações carnavalescas que seguem fazendo as grandes noites de folia da cidade. A Bambas da Orgia foi fundada, no bairro Santana em 1940, bem antes de algumas das famosas escolas do Rio de Janeiro, mas isso é só um pouco da nossa história para te convencer que Carnaval é coisa de gaúcho, sim!
Desfiles em 2024
A cidade tem um espaço só para receber os desfiles das escolas de samba: é o Complexo Cultural do Porto Seco, situado no bairro Rubem Berta. Em 2024, o evento acontece depois do Carnaval no calendário oficial no dia 23 de fevereiro, com as apresentações das escolas da Série Prata: União da Tinga, Império da Zona Norte, Academia de Samba Praiana e Academia de Samba Puro. Depois, vem a Série Ouro com a Copacabana, Acadêmicos de Gravataí, Imperatriz Dona Leopoldina, Fidalgos e Aristocratas e Bambas da Orgia.
No dia 24, a programação inicia com a Tribo Os Comanches. Na Série Prata é a vez da Império do Sol, Protegidos da Princesa Isabel, Filhos de Maria e Unidos da Vila Mapa. A Série Ouro conta com os desfiles da Unidos de Vila Isabel, União da Vila do IAPI, Estado Maior da Restinga, Imperadores do Samba e Realeza. Os horários de cada escola podem ser consultados no perfil da União das Entidades Carnavalescas de Todos os Grupos e Abrangentes de Porto Alegre (UECGAPA).
Ingressos
Quem quiser curtir os desfiles a partir das arquibancadas tem entrada gratuita. Os ingressos são entregues somente no dia do evento conforme a ordem de chegada e capacidade do espaço. Os setores especiais, como os camarotes, são comercializados. Cada entrada dá acesso ao sambódromo nos dois dias de desfiles.
A bilheteria oficial (sem taxa de conveniência — somente em dinheiro) é na Loja Planeta Surf do Bourbon Wallig. Há também venda on-line pelo Portal Sympla (com taxa de conveniência).