Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.
Ícone da Seção
abril, 2024

Casa La Paloma: culinária e experiências no sítio

Propriedade localizada no extremo sul da cidade, tem day use com comida caseira, passeios a cavalo e vivências com animais do campo.
Compartilhe:
Atualizado em 03/04/2024
Foto: Luli Aguzzi / Destino POA

Tu consegue ouvir o barulho? Não? Então está tudo certo. Estamos no extremo sul de Porto Alegre, no bairro Lageado, onde o movimento urbano não chega e a tranquilidade prevalece. Um enorme pórtico branco, com portões verdes de madeira, anuncia que estamos chegando na Casa La Paloma – também conhecida como cabanha. Um lugar fantástico, que nos proporciona uma imersão na vida do campo. Seja pela culinária, feita pela dona Mari, a proprietária, ou pelos gansos e cavalos que circulam pelo lugar. O sítio existe desde 1993, mas foi em 2007 que passou a receber turistas que buscam a calmaria e os sabores que só a zona rural pode oferecer. O local é uma das 17 propriedades que fazem parte dos Caminhos Rurais.

Day use e comida do campo

O principal atrativo da La Paloma é, sem dúvidas, a gastronomia. Tu não encontra em um restaurante o sabor caseiro, com itens recém colhidos, que tem aqui. Por isso, o atendimento é feito por agendamento, no formato day use. O visitante escolhe qual refeição quer e de que forma. Há possibilidade de piquenique, com direito a bolo caseiro, pão de queijo, sanduíche e frutas, brunch (aquele café da manhã bem reforçado que vale como um almoço), ou almoço (o mais tradicional churrasco gaúcho). Nós provamos a primeira opção e o gostinho é de memórias da infância – tudo feito em casa e na hora! 

Passeios no campo

A cachorrada circula livremente, assim como gansos, galinhas e outros animais de sítio. Com decoração rústica, o salão recebe eventos corporativos e sociais. O passeio também pode ser uma aula sobre a natureza – a Dona Mari nos falou sobre as plantas que cultiva ali. A moringa, por exemplo, é uma PANC (Planta Alimentícia Não Convencional) cheia de valores medicinais, como bactericida, diurético, estrogênico, expectorante, purgativo, estimulante, tônico e vermífugo. O local tem, ainda, um açude e oferece passeios a cavalo (com duas alternativas de rota: 1h ou 30min). A piazada adora! As redes são ótimos espaços para relaxar ou até trabalhar. Com Wi-Fi, é um baita lugar para quem pode fazer “anywhere office”.

Serviço
Casa La Paloma

Av. Edgar Píres de Castro, 9089 - Lageado, Porto Alegre - RS, 91785-199

Horário de funcionamento

Consulte o local

Outros artigos relacionados

Artigo
O mais tradicional parque da Capital Gaúcha é um convite para mergulhar na cultura e nos hábitos dos porto-alegrenses.
Artigo
Porto Alegre tem cinco espaços gratuitos, de norte a sul, abertos de dezembro a março.
Artigo
No fim de semana, tu encontras alimentos sem agrotóxicos, produtos integrais e feitos por pequenos produtores, assim como artesanato, peças de arte e itens antigos em um só lugar.

O que fazer em Porto Alegre?

A capital gaúcha é cosmopolita como uma metrópole e acolhedora como uma pequena cidade do interior. A cada estação do ano se reinventa para oferecer o melhor no calor do verão, no frio do inverno, no colorido da primavera e no charme do outono. Escolhe qual Porto Alegre conhecer e encontra a TUA!

POA ao

Ar Livre

POA da

Cultura

Por

POA da

Gastronomia

Por

POA da

Inovação

POA da

Noite

POA da

Orla

POA das

Cervejarias

POA das

Crianças

POA dos

Esportes

POA dos

Eventos

Patrocinadores que fomentam a iniciativa