Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.
Ícone da Seção
outubro, 2023

Jardim Botânico: natureza preservada

Relaxamento, contato com o meio ambiente, estudo e conhecimento sobre preservação no meio da selva de pedras
Compartilhe:
Atualizado em 17/10/2023
Foto: Leandro Souza

Entrar no Jardim Botânico significa respirar ar puro e deixar para trás o barulho da cidade grande. Mesmo localizado em meio a uma região bastante urbana, a área de 38 hectares é um refúgio natural, com oito mil exemplares de 650 espécies de flora nativa do Estado, cuja paisagem é completa com dois lagos. É um mergulho de conexão e encontro com a natureza, mas principalmente de preservação de espécies vegetais – inclusive algumas raras ou em extinção, como a árvore que deu nome ao nosso país: o pau-brasil.

Foto: Isadora Neumann / Agencia RBS

Me caiu os butiá do bolso

Não importa de qual parte do Brasil tu és, certamente já deve ter ouvido alguma expressão bem gaudéria, como: bah, tchê, guri e guria… Mas também tem alguns ditados que fazem parte do nosso repertório e no Jardim Botânico talvez tu entendas um deles muito bem. “Me caiu os butiá do bolso” é o que a gente diz quando é surpreendido por algo, quando ficamos chocados ou impressionados. E, sim. É com o plural todo errado mesmo. O butiá é uma frutinha amarela que dá numa pequena palmeira de até oito metros de altura. A árvore está em extinção e é a espécie símbolo do JB. Se tiver algumas à altura, ou até caídas no chão, vale provar, hein! Outras duas plantas que têm tudo a ver com a cultura gaúcha e que tu encontras por lá são: a erva-mate e a araucária.

Para estudar e aprender

Uma das atrações do Jardim Botânico é o Serpentário, onde tu tens aquela chance de ver uma jibóia de perto ou descobrir a diferença entre a cobra coral falsa e a verdadeira. O Museu de Ciências Naturais vai desde explicações sobre reprodução de plantas e diferenças biológicas de grupos de animais até réplicas de habitat muito realistas. De vez em quando há exposições ligadas ao tema institucional como fotos de viagens regionais ou abstracionismo sobre preservação.

Serviço
Jardim Botânico

Rua Doutor Salvador França, número 1427, bairro Jardim Botânico, CEP 90690-000

Horário de funcionamento

Dom
09:00 – 17:00
Ter
09:00 – 17:00
Qua
09:00 – 17:00
Qui
09:00 – 17:00
Sex
09:00 – 17:00
Sáb
09:00 – 17:00

Outros artigos relacionados

Artigo
Com mais de cem árvores que formam um túnel verde, a rua é Patrimônio Ambiental da cidade.
Artigo
Uma das mais antigas da cidade, a Rua Fernando Machado encanta pelo aspecto residencial e causa curiosidade pelos mistérios.
Artigo
Um dos lugares mais representativos de Porto Alegre, a Praça Marechal Deodoro, abriga alguns dos prédios mais antigos da cidade

O que fazer em Porto Alegre?

A capital gaúcha é cosmopolita como uma metrópole e acolhedora como uma pequena cidade do interior. A cada estação do ano se reinventa para oferecer o melhor no calor do verão, no frio do inverno, no colorido da primavera e no charme do outono. Escolhe qual Porto Alegre conhecer e encontra a TUA!

POA ao

Ar Livre

POA da

Cultura

POA da

Gastronomia

Por

POA da

Inovação

POA da

Noite

POA da

Orla

POA das

Cervejarias

POA das

Compras

POA das

Crianças

POA dos

Esportes