Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.
Ícone da Seção
dezembro, 2023

Parque Farroupilha: a Redenção da cidade

O mais tradicional parque da Capital Gaúcha é um convite para mergulhar na cultura e nos hábitos dos porto-alegrenses.
Compartilhe:
Atualizado em 05/04/2024
Luli Aguzzi / Destino POA

O Parque Farroupilha, sem dúvidas, é o que mais representa “a cara de Porto Alegre”. Se o  teu objetivo é entender os hábitos e a cultura de quem vive aqui, é parada obrigatória. Mas dificilmente tu vai achar alguém chamando pelo nome oficial. A maioria o conhece como Redenção. Um lugar com mais de 10 mil árvores, é considerado o pulmão da Capital dos Gaúchos. Os Ipês roxos parecem emoldurar a paisagem. No fim de semana tem feira orgânica (sábado) e o tradicional Brique (domingo), onde tu encontra antiguidades, artesanato e obras de arte produzidas aqui. O imponente Monumento ao Expedicionário dá boas vindas aos que chegam, se encantam com o espelho d’água e outros atrativos que fazem com que nós, porto-alegrenses, tenhamos um carinho especial pela nossa Redenção!

Foto: Luli Aguzzi / Destino POA

Lazer para todas idades e gostos

Passear na redenção é ter a certeza de tirar lindas fotos e conhecer um pouco mais sobre a rotina de quem vive na cidade. O parque é completo. Tem pracinhas e parque de diversões para as crianças, além da opção de um trem que circula pelo local que é sucesso entre os guris e gurias. Pedalinhos em formato de cisne convidam para um passeio no lago, que é outro ponto encantador da Redenção. O parque é tão versátil e diverso que ainda tem campo de futebol, pista de corrida, operações gastronômicas e até uma casa de espetáculo! O Auditório Araújo Vianna é uma dos mais badalados palcos da cidade. Bem em frente, tu encontra também o selfie point com a marca de Porto Alegre para fazer fotos e levar mais essa lembrança para casa!

Recantos Temáticos

Com obras e monumentos espalhados pelos mais de 37 hectares, quatro pontos chamam a atenção por trazerem características mais temáticas e um tanto peculiares. O Recanto Europeu é um deles. No local, está instalado o Chafariz Imperial, estrutura que foi construída entre 1865 e 1866, único resquício de oito chafarizes que, nessa época, eram usados para fornecer água potável aos moradores da cidade. A fonte tem origem francesa. E é rodeada por bancos de concreto que, historiadores acreditam, fazem parte do parque desde o surgimento. E, se no mapa mundi a Europa fica longe do Japão e de outros países do Oriente, na Redenção eles estão bem próximos. O Recanto Oriental é outro lugar charmoso e que rende ótimas fotos: um templo com a escultura de Buda, cercado por jardim com uma miniatura do vulcão Fuji-Yama, que é uma montanha sagrada dos japoneses, e um lago em forma de dragão, cortado por pequenas pontes. Os dois espaços são muito arborizados, então indicamos que vá curtir a sombra no verão, ou bem encasacado no inverno. 

Foto: Luli Aguzzi/ Destino POA

A história da Redenção

Talvez tu esteja te perguntando: “Afinal, que história é essa de ter dois nomes?! Redenção? Parque Farroupilha?!” Pois então senta que lá vem história. A área do parque foi doada para a cidade em 1807. Inicialmente chamado de Campos do Bom Fim, por ser próximo da Igreja do Nosso Senhor do Bom Fim, mudou de nome em 1884. Na época, a Câmara propôs que se chamasse Campos da Redenção, em homenagem à libertação dos escravos do terceiro distrito da Capital. Ou seja, a Redenção veio antes! Porém, anos mais tarde, em 1935, foi realizada no parque a Exposição Comemorativa do Centenário da Revolução Farroupilha. O evento efetivou a ocupação total do espaço e assim virou o Parque Farroupilha.

Serviço
Redenção – Parque Diversão

Av. José Bonifácio, número 800, bairro Bom Fim, CEP 90040-130

Horário de funcionamento

Dom
10:00 – 18:00
Ter
14:00 – 18:00
Qua
14:00 – 18:00
Qui
14:00 – 18:00
Sex
14:00 – 18:00
Sáb
10:00 – 18:00
Pista de Atletismo da Redenção (Parque Ramiro Souto)

Av. Osvaldo Aranha, número 969, bairro Bom Fim, CEP 90035-191

Horário de funcionamento

Dom
24 horas
Seg
24 horas
Ter
24 horas
Qua
24 horas
Qui
24 horas
Sex
24 horas
Sáb
24 horas
Parque Farroupilha (Redenção)

Av. João Pessoa, sem número, bairro Farroupilha, CEP 90010-150

Horário de funcionamento

Dom
24 horas
Seg
24 horas
Ter
24 horas
Qua
24 horas
Qui
24 horas
Sex
24 horas
Sáb
24 horas

Outros artigos relacionados

Artigo
Porto Alegre tem cinco espaços gratuitos, de norte a sul, abertos de dezembro a março.
Artigo
Uma das mais antigas da cidade, a Rua Fernando Machado encanta pelo aspecto residencial e causa curiosidade pelos mistérios.
Artigo
A Capital Gaúcha tem mais de 40 morros e parte deles é usada para trilhas, passeios e aventuras.

O que fazer em Porto Alegre?

A capital gaúcha é cosmopolita como uma metrópole e acolhedora como uma pequena cidade do interior. A cada estação do ano se reinventa para oferecer o melhor no calor do verão, no frio do inverno, no colorido da primavera e no charme do outono. Escolhe qual Porto Alegre conhecer e encontra a TUA!

POA ao

Ar Livre

POA da

Cultura

Por

POA da

Gastronomia

Por

POA da

Inovação

POA da

Noite

POA da

Orla

POA das

Cervejarias

POA das

Compras

POA das

Crianças

POA dos

Esportes

Patrocinadores que fomentam a iniciativa