Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.
Ícone da Seção
outubro, 2023

Corrida: na rua, na pista ou no parque

A posição geográfica é cúmplice dos corredores que buscam bater metas pessoais nas épocas mais frias do ano. Paisagens e desafios mudam conforme o desejo do atleta
Compartilhe:
Atualizado em 28/03/2024
Foto: Guilherme Fernandes / Destino POA

Tu não precisas ser um maratonista para correr em Porto Alegre. Mas essa informação pode te interessar, se tu curtes corrida de rua: aqui acontece uma das maratonas mais rápidas da América do Sul – ou seja, os participantes costumam bater recordes pessoais em solo porto-alegrense. Isso acontece em razão do clima mais fresquinho da cidade, na época da competição (que é em junho) e do relevo – próximo ao lago Guaíba, a cidade é mais plana. E essa é uma das áreas mais procuradas por quem corre de forma amadora ou profissional. Mas os trechos da orla são apenas algumas das muitas opções para praticar a atividade que só exige um tênis e disposição. Conheça outros abaixo.

Pista Ramiro Souto, no Parque Farroupilha | Foto: César Lopes / PMPA

Corrida nos parques

Onde tem árvore, tem ar puro e mais ventinho. E é isso que o corredor busca. Por isso, parques são uma baita alternativa e, nesse quesito, Porto Alegre tem muitas opções. O Marinha fica ao lado da orla do Guaíba, e por causa disso, é bastante plano. O chão é de terra batida, que combina muito bem com o espaço absolutamente arborizado. A área de mais de 70 hectares pode se tornar uma pista de até 10 km. Em uma volta na Redenção (Parque Farroupilha) tu completas um trajeto de 2,5 km e o local também tem uma pista de atletismo. O Parque Moinhos de Vento, carinhosamente conhecido como Parcão, tem menos de 1km no seu entorno, mas nada te impede de dar quantas voltas quiser – e aproveitar os declives leves. Mas se teu negócio é subir e descer, uma volta no Parque Germânia vai ser mais interessante. 

Pistas de corrida

Para quem busca um pouco mais de estrutura, a corrida pode ser feita em uma das pistas de Porto Alegre. A Escola de Educação Física da UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul) tem uma pista que atende às normas internacionais de atletismo, com 400 metros e oito raias. Para ter acesso, é preciso estar inscrito em algum projeto ofertado pela universidade, como Triatlo Locomotion, caminhada nórdica ou caminhada e corrida para pessoas com diabetes, por exemplo. A lista completa está no site da Escola. Também com 400 metros, o Centro Estadual de Treinamento Esportivo fica no bairro Menino Deus e é aberto ao público das 7h às 21h, de segunda à sexta-feira, mas também abre com horários reduzidos aos findis. No Parque Esportivo da PUCRS, são duas opções: externa e interna. A externa é liberada para todos visitantes e funciona de segunda à sexta-feira, das 6h30 às 23h e sábado das 8h às 19h. Dentro da Redenção tem a pista Ramiro Souto, ela é diferenciada por ter piso em carvão – que se torna mais macio – e funciona 24h.

Serviço
Pista de Atletismo da Redenção (Parque Ramiro Souto)

Av. Osvaldo Aranha, número 969, bairro Bom Fim, CEP 90035-191

Horário de funcionamento

Dom
24 horas
Seg
24 horas
Ter
24 horas
Qua
24 horas
Qui
24 horas
Sex
24 horas
Sáb
24 horas
Parque Moinhos de Vento (Parcão)

Rua Comendador Caminha, sem número, bairro Moinhos de Vento e CEP RS, 90430-030.

Horário de funcionamento

Dom
24 horas
Seg
24 horas
Ter
24 horas
Qua
24 horas
Qui
24 horas
Sex
24 horas
Sáb
24 horas
Parque Marinha do Brasil

Av. Borges de Medeiros, número 2.035, bairro Praia de Belas, CEP 90110-150

Horário de funcionamento

Dom
24 horas
Seg
24 horas
Ter
24 horas
Qua
24 horas
Qui
24 horas
Sex
24 horas
Sáb
24 horas

Outros artigos relacionados

Artigo
Café da manhã em ilha desconhecida é ponto alto na aventura de cruzar o Guaíba de caiaque.
Artigo
No futebol, Porto Alegre é dividida. Grêmio e Inter são campeões mundiais, com torcidas apaixonadas e histórias apaixonantes.
Artigo
Longe do litoral, mas jamais do Beach Tennis. A Capital Gaúcha tem quadras gratuitas para a prática do esporte.

O que fazer em Porto Alegre?

A capital gaúcha é cosmopolita como uma metrópole e acolhedora como uma pequena cidade do interior. A cada estação do ano se reinventa para oferecer o melhor no calor do verão, no frio do inverno, no colorido da primavera e no charme do outono. Escolhe qual Porto Alegre conhecer e encontra a TUA!

POA ao

Ar Livre

POA da

Cultura

Por

POA da

Gastronomia

Por

POA da

Inovação

POA da

Noite

POA da

Orla

POA das

Cervejarias

POA das

Compras

POA das

Crianças

POA dos

Esportes

Patrocinadores que fomentam a iniciativa