Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.
Ícone da Seção
janeiro, 2024

Stand up paddle: de prancha no Guaíba

Modalidade na qual se rema em cima de uma prancha ganha adeptos durante o verão, no Extremo-Sul.
Compartilhe:
Atualizado em 29/01/2024
Foto: SUP Adventure / Divulgação

A ideia de pegar onda no Guaíba já passou pela tua cabeça? Tem até uma música do Armandinho que fala sobre esse desejo, que existe no imaginário de muitos porto-alegrenses e visitantes. De fato, surfar não vai ser possível, já que nosso lago – que é conhecido como rio – não tem ondas. Mas isso não quer dizer que tu não pode subir em uma prancha e praticar um esporte. E claro, com o auxílio de um remo. Estamos falando do Stand up Paddle (SUP, para os íntimos), a modalidade de remar em pé sobre uma prancha, que ganhou adeptos no Extremo-Sul da capital gaúcha, onde o Guaíba é balneável.

Foto: Mônica Rossi

Iniciando no esporte

Se tu nunca te aventurou neste tipo de prancha, a melhor opção é ter aulas em escolas como  a Berger Sports e a SUP Adventure. O aluno aprende sobre segurança na água, acessórios necessários, técnica de remada, postura ideal, manobras de retorno, etc. Para quem está começando, uma das lições mais importantes é como subir na prancha em caso de queda na água. Também é possível remar sentado ou de joelhos – que demanda menos equilíbrio. Agora, se tu já te garante na aventura e não tem o próprio equipamento, pode alugar nas escolas especializadas ou em clubes de esportes náuticos da cidade. Com instruções corretas e uns minutos de prática, já dá para se aventurar em águas abertas. O recomendado é usar todos os itens de segurança como colete salva-vidas e apito. Também é bom escolher locais de águas calmas e um dia de pouco vento. Quanto mais cedo da manhã, mais agradável o passeio. Mas, ao fim da tarde tu pode viver a experiência única de acompanhar o mais incrível pôr do sol do planeta, enquanto rema! Seja qual for o horário, o uso de protetor solar é indispensável e vale também levar boné e roupas com proteção UV.

Foto: Mônica Rossi

Curtindo a brisa

Existem modalidades de SUP mais radicais e competitivas, mas em Porto Alegre a prática é feita em contato com a natureza e a tranquilidade. Praticar SUP é como deslizar na água. Tu consegue te afastar do burburinho das pessoas na beira do lago, do barulho dos carros e fica só curtindo as belezas naturais enquanto rema.O silêncio que a gente encontra sobre a prancha é diferente e, arriscamos dizer, viciante! A parte mais urbana do Guaíba não é própria para banho, mas no Extremo-Sul há pontos em que é seguro entrar. 

Foto: Wilbor Xavier

SUP no Belém Novo

No bairro da zona rural de Porto Alegre, vários praticantes se encontram aos finais de semana para praticar o esporte juntos. Enquanto mergulham os remos na água, eles miram uma pequena ilha de pedras que fica a menos de dois quilômetros da orla. Quem escolher fazer a saída da Praia do Veludo, pode se deparar com um desafio: se concentrar nas remadas diante da exuberância da natureza. São peixinhos, aves e muitas plantas nesse cantinho preservado da capital. Muitas vezes, os praticantes de SUP do Belém Novo ganham a companhia de nadadores e praticantes de caiaque. Lá na ilha de pedras acontece um lanche coletivo para dar “mais gás” para o trajeto de volta. Essa região tem a presença de salva-vidas dos Bombeiros do Rio Grande do Sul – o que dá ainda mais segurança nos passeios. Sozinho ou em grupo, fazer Stand up Paddle é uma maneira divertida e diferente de viver o verão em Porto Alegre e o melhor é que nem precisa ser atleta para iniciar nas remadas!

Foto: SUP Adventure / Divulgação

Outros artigos relacionados

Artigo
A posição geográfica é cúmplice dos corredores que buscam bater metas pessoais nas épocas mais frias do ano. Paisagens e desafios mudam conforme o desejo do atleta
Artigo
Mais do que um esporte, o skate é um estilo de vida que tomou conta de pistas e picos da cidade
Artigo
Longe do litoral, mas jamais do Beach Tennis. A Capital Gaúcha tem quadras gratuitas para a prática do esporte.

O que fazer em Porto Alegre?

A capital gaúcha é cosmopolita como uma metrópole e acolhedora como uma pequena cidade do interior. A cada estação do ano se reinventa para oferecer o melhor no calor do verão, no frio do inverno, no colorido da primavera e no charme do outono. Escolhe qual Porto Alegre conhecer e encontra a TUA!

POA ao

Ar Livre

POA da

Cultura

Por

POA da

Gastronomia

Por

POA da

Inovação

POA da

Noite

POA da

Orla

POA das

Cervejarias

POA das

Crianças

POA dos

Esportes

POA dos

Eventos

Patrocinadores que fomentam a iniciativa