Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.
Ícone da Seção
outubro, 2023

Cultura Grenal: a maior rivalidade do país

No futebol, Porto Alegre é dividida. Grêmio e Inter são campeões mundiais, com torcidas apaixonadas e histórias apaixonantes.
Compartilhe:
Atualizado em 25/10/2023
Arte Digital: Felipe Eckhardt, Alexandre Bucsky, Helena Lopes, Marc Recco, Rafael Dukenny e José Pedro Bortolini

Dizem que a rivalidade entre Boca Juniors e River Plate e Real Madrid e Barcelona é fichinha perto de Grêmio e Internacional. O GreNal é praticamente um campeonato à parte por aqui, já que são os únicos dois clubes da elite do futebol na cidade. Tanto, que Porto Alegre tem algumas características peculiares, baseadas exatamente nos dois times. Por exemplo, as cores dos ônibus. Os coletivos vermelhos têm rotas na zona sul, que é a região onde fica o estádio do Inter. E os azuis fazem trajetos na zona norte, onde fica a casa do Grêmio. Outra menção aos clubes ocorre nas luzes instaladas no trecho 1 da Orla, onde fica a Usina do Gasômetro. A lógica é a mesma dos ônibus: a iluminação na direção dos colorados é vermelha, e na dos gremistas é azul. 

Arena do Grêmio

Não importa a forma como tu chegaste em Porto Alegre, certamente a Arena do Grêmio passou pelo teu campo de visão. Além de toda imponência da construção, ela fica bem próxima da entrada da cidade e é possível ser vista por quem chega pelas rodovias, pelo trem, ou de avião – já que também fica perto do aeroporto. Além de receber os jogos do Grêmio, oferece programações para quem quer conhecer o estádio e a história do clube, como a Arena Tour, o Museu do Grêmio e o Book Fotográfico em espaços como vestiário, sala e cabine de imprensa, zona mista, cadeiras e arquibancadas, além da beira do gramado. Outra atração é a estátua do ídolo gremista, autor do gol do título mundial e atual técnico do time, Renato Gaúcho.

Foto: Filipe Longarete

Gigante da Beira-rio

Oficialmente a casa do Internacional tem outro nome, é o Estádio José Pinheiro Borda. Porém, é muito mais conhecido como Gigante da Beira-Rio, ou apenas Beira-Rio, em razão da localização à beira do Guaíba (e a um equívoco, por acharem que o nosso maravilhoso lago era um rio!). É possível vê-lo de vários pontos da orla, o que o torna parte deste cartão postal da cidade. Inaugurado em 1969, ele passou por reformas para a Copa do Mundo de 2014. Quem quer conhecer história e conquistas do clube, pode passear no Museu do Inter. Para explorar mais a atmosfera do estádio, têm a Visita Colorada, que dura uma hora e no roteiro inclui: Museu, vestiário do time visitante, sala de imprensa e beira do gramado. Agora, se o tempo é curto, a Visita Express contempla o Museu e o campo, com duração de 30 minutos. Na área externa, o estádio também conta com lojas e bares temáticos abertos ao público, além de uma estátua do atacante Fernandão, que foi capitão do time nos títulos da Libertadores e do Mundial, em 2006, e morreu em um acidente aéreo, oito anos depois.

Terra das copas

Porto Alegre foi sede das duas Copas do Mundo realizadas no Brasil. Em ambas ocasiões, o Estádio escolhido pela FIFA foi o do Internacional: Eucaliptos, em 1950, e Beira-Rio, em 2014. Já a casa do Grêmio foi palco da Copa América e de uma partida oficial das eliminatórias para a Copa do Mundo da Rússia. Ambos estádios já receberam a Seleção Brasileira. E um detalhe é que, quando tem jogo da Argentina ou do Uruguai, em qualquer um dos dois campos, a cidade fica tomada pelos hermanos dos países vizinhos que tomam conta da cidade com sua alegria e paixão pelo futebol.

Serviço
Estádio Beira-Rio (Sport Club Internacional)

Av. Padre Cacique, número 891, bairro Praia de Belas, CEP 90810-240

Horário de funcionamento

Dom
10:00 – 18:00
Seg
10:00 – 18:00
Ter
10:00 – 18:00
Qua
10:00 – 18:00
Qui
10:00 – 18:00
Sex
10:00 – 18:00
Sáb
10:00 – 18:00
Arena do Grêmio

Av. Padre Leopoldo Brentano, número 110, bairro Humaitá, CEP 90250-590 / 90251-903

Horário de funcionamento

Dom
10:00 – 17:30
Seg
10:00 – 17:30
Ter
10:00 – 17:30
Qua
10:00 – 17:30
Qui
10:00 – 17:30
Sex
10:00 – 17:30
Sáb
10:00 – 17:30

Outros artigos relacionados

Artigo
A posição geográfica é cúmplice dos corredores que buscam bater metas pessoais nas épocas mais frias do ano. Paisagens e desafios mudam conforme o desejo do atleta
Artigo
Mais do que um esporte, o skate é um estilo de vida que tomou conta de pistas e picos da cidade
Artigo
Café da manhã em ilha desconhecida é ponto alto na aventura de cruzar o Guaíba de caiaque.

O que fazer em Porto Alegre?

A capital gaúcha é cosmopolita como uma metrópole e acolhedora como uma pequena cidade do interior. A cada estação do ano se reinventa para oferecer o melhor no calor do verão, no frio do inverno, no colorido da primavera e no charme do outono. Escolhe qual Porto Alegre conhecer e encontra a TUA!

POA ao

Ar Livre

POA da

Cultura

Por

POA da

Gastronomia

Por

POA da

Inovação

POA da

Noite

POA da

Orla

POA das

Cervejarias

POA das

Compras

POA das

Crianças

POA dos

Esportes

Patrocinadores que fomentam a iniciativa