Lançamento

POA dos

Eventos

POA da

Noite

POA da

Cultura

Por

POA dos

Esportes

POA da

Gastronomia

Por

POA das

Cervejarias

POA das

Crianças

POA ao

Ar Livre

POA da

Inovação

POA da

Orla

Canais de marcas

Canal

i Love POA

Por
Ícone da Marca
Ícone da Seção
dezembro, 2023

Piscinas públicas: o refresco de quem vive aqui

Porto Alegre tem cinco espaços gratuitos, de norte a sul, abertos de dezembro a março.
Compartilhe:
Atualizado em 28/12/2023
Foto: Gabriel Bandeira / SMDSE PMPA

Se tu é daqui, certamente já sabe, se tu não é, vai ficar sabendo agora. A cidade é tão quente no verão que, praticamente, muda de nome e vira “Forno Alegre”. E aí surge um desafio: O que fazer em Porto Alegre com muito calor?! Aqui não tem mar, o Guaíba é incrível, mas tem poucas áreas próprias para banho… Então, quando é preciso espantar o calor, uma baita alternativa para os moradores é uma das cinco piscinas públicas que existem na cidade. Há mais de 20 anos o poder público mantém os chamados Centros de Comunidade que são espaços de esporte, lazer e recreação. Tem da Zona Norte à Zona Sul. Na temporada de verão, o maior atrativo são as piscinas. Junta todo tipo de gente: desde a gurizada que só quer diversão até senhorinhas simpáticas em busca de mais qualidade de vida! É que além de ter acesso livre à água, também dá pra fazer aulas de natação e hidroginástica. O melhor é que qualquer morador pode dar um “tchibum” sem pagar nenhum centavo por isso.

Foto: Cristine Rochol / PMPA

Como funciona?

Para frequentar as piscinas, é preciso fazer a carteirinha e participar da Oficina de Saúde que dura em média uma hora. A inscrição é feita diretamente nos Centros. Tem que levar um documento de identidade oficial. Quem tem menos de 18 anos, precisa ser acompanhado pelo responsável ou levar uma autorização assinada. Tu precisa apresentar comprovante de residência e levar uma foto 3×4. Com a carteirinha na mão, dá pra frequentar qualquer uma das piscinas. A Prefeitura da Capital garante que a água está sempre limpinha já que os locais passam por inspeção para testar o cloro e o pH da água toda semana. Confere os endereços e te programa para aproveitar essa dica:

– Centro Comunitário Primeiro de Maio (Ceprima) – rua Camoati, 64, bairro Santa Maria Goretti.
– Centro de Comunidade da Vila Floresta (Cecoflor) – rua Irene Capponi Santiago, 290, bairro Cristo Redentor.
– Centro da Comunidade Parque Madepinho (Cecopam) – rua Arroio Grande, 50, bairro Cavalhada.
– Centro Esportivo da Vila Ingá (Cevi) – rua Papa Pio XII, 350, bairro Passo das Pedras.
– Centro de Comunidade da Vila Restinga (Cecores) – avenida Economista Nilo Wulff, bairro Restinga.

Foto: Helena Rocha / PMPA

Outros artigos relacionados

Encontre a TUA Porto Alegre

O que fazer em Porto Alegre? A capital gaúcha é cosmopolita como uma metrópole e acolhedora como uma pequena cidade do interior. A cada estação do ano se reinventa para oferecer o melhor no calor do verão, no frio do inverno, no colorido da primavera e no charme do outono. Escolha qual Porto Alegre tu gostaria de conhecer e descubra qual é a TUA!
Patrocinadores que fomentam a iniciativa