Tu não precisas ser um maratonista para correr em Porto Alegre. Mas essa informação pode te interessar, se tu curtes corrida de rua: aqui acontece uma das maratonas mais rápidas da América do Sul – ou seja, os participantes costumam bater recordes pessoais em solo porto-alegrense. Isso acontece em razão do clima mais fresquinho da cidade, na época da competição (que é em junho) e do relevo – próximo ao lago Guaíba, a cidade é mais plana. E essa é uma das áreas mais procuradas por quem corre de forma amadora ou profissional. Mas os trechos da orla são apenas algumas das muitas opções para praticar a atividade que só exige um tênis e disposição. Conheça outros abaixo.
Corrida nos parques
Onde tem árvore, tem ar puro e mais ventinho. E é isso que o corredor busca. Por isso, parques são uma baita alternativa e, nesse quesito, Porto Alegre tem muitas opções. O Marinha fica ao lado da orla do Guaíba, e por causa disso, é bastante plano. O chão é de terra batida, que combina muito bem com o espaço absolutamente arborizado. A área de mais de 70 hectares pode se tornar uma pista de até 10 km. Em uma volta na Redenção (Parque Farroupilha) tu completas um trajeto de 2,5 km e o local também tem uma pista de atletismo. O Parque Moinhos de Vento, carinhosamente conhecido como Parcão, tem menos de 1km no seu entorno, mas nada te impede de dar quantas voltas quiser – e aproveitar os declives leves. Mas se teu negócio é subir e descer, uma volta no Parque Germânia vai ser mais interessante.
Pistas de corrida
Para quem busca um pouco mais de estrutura, a corrida pode ser feita em uma das pistas de Porto Alegre. A Escola de Educação Física da UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul) tem uma pista que atende às normas internacionais de atletismo, com 400 metros e oito raias. Para ter acesso, é preciso estar inscrito em algum projeto ofertado pela universidade, como Triatlo Locomotion, caminhada nórdica ou caminhada e corrida para pessoas com diabetes, por exemplo. A lista completa está no site da Escola. Também com 400 metros, o Centro Estadual de Treinamento Esportivo fica no bairro Menino Deus e é aberto ao público das 7h às 21h, de segunda à sexta-feira, mas também abre com horários reduzidos aos findis. No Parque Esportivo da PUCRS, são duas opções: externa e interna. A externa é liberada para todos visitantes e funciona de segunda à sexta-feira, das 6h30 às 23h e sábado das 8h às 19h. Dentro da Redenção tem a pista Ramiro Souto, ela é diferenciada por ter piso em carvão – que se torna mais macio – e funciona 24h.