Todos cervejeiros são bem-vindos. Se tu gosta de cerveja, esse é o teu lugar. Mas o evento foi criado para dar protagonismo às mulheres, em um mercado que por muito tempo só focou nos homens (para produzir e/ou consumir). Então te prepara para aprender com algumas das grandes mestres cervejeiras e sommeliers, entender a importância dos insumos – como malte, lúpulo e levedura – no resultado final da bebida e, quem sabe, ainda descobrir que não é só vinho que pode harmonizar com as refeições! A experiência mais legal é acompanhar as especialistas colocando a mão na massa, ou melhor, no lúpulo e no malte. Em cada edição, as mestres criam uma receita com lote único e sazonal, pensada de acordo com a estação do ano em que foi lançada. Participam ou já participaram do festival as Cervejarias: Sapatista, Minore, Daluz, Oripacha, Primor da Terra e Cabocla.
Para aprender a degustar com elas
Como bom festival, a variedade é um dos pontos altos. Tem cerveja para todos os gostos. Confere mais detalhes sobre alguns tipos que tu encontra nas torneiras do evento:
Pilsen: a mais tradicional, queridinha e, por que não dizer, o mais perto que podemos chegar de uma unanimidade.É leve e refrescante, com aroma equilibrado de pão, levemente cítrico do lúpulo.
German Pilsner: A espuma cremosa mantém a cerveja mais viva! A leveza vem do equilíbrio de uma fermentação limpa, que harmoniza o sabor do malte e de lúpulos nobres.
Belgian Pale Ale: Aroma frutado, baixo amargor e malte saboroso. Uma cerveja, acima de tudo, equilibrada.
West Coast IPA: Feita com lúpulos americanos, tem aroma e sabor cítricos e frutados, além de um amargor intenso.
Chinook IPA: Chinook é o tipo de lúpulo usado na fabricação. Tem uma cor mais clara, amargor intenso e aroma que lembra a uva verde.
Weiss: Clássica de trigo, o aroma remete à banana e ao cravo, traz uma maciez na boca.
Australian Pale Ale: Lupulada, com destaque para notas de frutas como abacaxi e maracujá, inicialmente, e morango depois. Um amargor tropical.
American IPA: Com coloração dourada, traz uma explosão de aromas de frutas amarelas que combinam com o amargor presente.
Göse Goethe: Com uma leve acidez e uma pitada de sal, lembra um vinho artesanal natural.
FruitBeer com Goiaba: A partir da base Blond Ale, forma uma espuma deliciosa com aroma de goiaba. Leve e refrescante.