Uma festa para celebrar a cultura e a essência do Brasil. Criado em 2022, em São Paulo, o Festival Turá chegou a Porto Alegre no ano seguinte, reunindo cerca de 20 mil pessoas no Anfiteatro Pôr do Sol, área que fica bem ao lado do lago Guaíba. O line-up é tão diverso quanto à música nacional. Do rock à MPB, do rap ao pop. São dois dias de shows, que iniciam à tarde e seguem durante a noite. Uma das experiências que tornam esse festival tão incrível é quando os artistsa participantes se encontram no palco. Na primeira edição, Caetano Veloso, Marina Sena e Duda Beat deixaram o público emocionado, ao dividirem o microfone. A entrada é vendida avulsa, ou em formato de passaporte, com acesso para os dois dias.
Atrações em maio de 2024
São mais de 20 atrações na segunda edição do Festival, em Porto Alegre. Sobem ao palco do Anfiteatro Pôr do Sol: Djavan, Ney Matogrosso, Lulu Santos, BaianaSystem – grupo que não vem à cidade desde 2018 e que é um dos mais pedidos pelo público gaúcho -, Nando Reis, Alcione, Armandinho, Adriana Calcanhotto convida Rubel, Nação Zumbi com a comemoração de 30 anos do álbum Da Lama ao Caos, Cachorro Grande com a celebração dos seus 25 anos de carreira, além do duo Gupe e a banda DINGO. Entre um show e outro, o público ainda curte a energia algumas das festas mais tradicionais da cidade, com sets de “Cadê Tereza?” por Nanni Rios, “Blow Up” por Claus Pupp & Mely Paredes, “Neue” por JP Florence, “Tieta” por Joelma Terto, “Beco” por Schutz & Akeem, “Espartano” por Johnny420, “BoomRap” por Milkshake e Cortex por Gilzerax e tem, ainda, o carnaval fora de época com os blocos Turucutá e Não Mexe Comigo.
Infraestrutura e acessibilidade
Uma infraestrutura completa é montada no Anfiteatro Pôr do Sol, com banheiros químicos, restaurantes e foodtrucks. Tal qual o line-up musical, a diversidade de alimentação é grande. O consumo é registrado em um cartão, retirado no caixa, onde é carregado com o valor desejado. Por ser um festival realizado ao ar livre, a organização permite que o público ingresse com água mineral em copo de plástico, capa de chuva, frutas e alimentos industrializados lacrados, chapéu ou boné, canga, mochila ou bolsa pequena. Preocupado com a diversão acessível para todos, o Turá conta com entrada preferencial, intérprete de libras e audiodescrição, plataforma elevada para cadeirantes e pessoas com mobilidade reduzida, fones de ouvido para pessoas no espectro autista e outros.