Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.
Ícone da Seção
fevereiro, 2024

FestPoa Rural: a festa que celebra a vida no campo

FestPoa Rural: festival gratuito tem baile, feira de produtos do campo, trilha no Morro São Pedro e oficina de churrasco na zona sul de Porto Alegre.
Compartilhe:
Atualizado em 01/03/2024

Em meio à rotina intensa e agitada de uma das principais capitais do país, um festival promete explorar o rural que cada um tem dentro de si. Seja por meio das paisagens maravilhosas, do contato com os animais, da calmaria que só o campo tem, ou até mesmo se deliciando com comidas caseiras. É o FestPoa Rural que acontece pela primeira vez em 2024. O evento é um convite a vivenciar a autêntica experiência do campo bem pertinho da cidade. Aliás, esse é um ótimo motivo de orgulho para os porto-alegrenses, apesar de muitos deles ainda não conhecerem: a nossa capital é uma das poucas do país que têm zona rural ativa. A programação da festa é bem diversificada com ações nas propriedades dos Caminhos Rurais, na Região Extremo Sul, e no Centro de Eventos Ervino Besson na Região Centro-Sul. E o melhor: tudo de graça!

O festival

Em 2024, o convite, para viver tudo que a terra oferece, é reforçado com o FestPoa Rural. A ideia é celebrar a produção primária e a agroindústria familiar da cidade, representada no trabalho dos produtores e artesãos que estarão participando. Tudo para o visitante conhecer a qualidade e variedade dos produtos locais, como waffers, hortaliças orgânicas, queijo artesanal, frutas como pitayas das mais variadas cores, geleias, pães e muito mais! A realização é da Associação Porto Alegre Rural (Caminhos Rurais) em parceria com o Sindicato Rural, Associação dos Produtores Agroecológicos da Região Metropolitana de Porto Alegre (RAMA) e Emater-RS e patrocínio da Prefeitura. Entre os ideais dos organizadores também está valorizar e preservar a região, mantendo o modo de vida campestre, principalmente por meio da agricultura familiar e agroecológica.

Programação

O evento ocorre de 9 a 17 de março. A abertura oficial é com um baile no CTG Lanceiros da Zona Sul com entrada grátis. Do dia 9 ao dia 13,o FestPoa Rural convida a cidade para ir até a área rural na Região Extremo Sul da cidade. A programação inclui passeio guiado com a Linha Turismo, trilha, cavalgada, seminários e oficinas em diferentes propriedades. De 15 a 17, as atividades serão concentradas no Centro de Eventos Ervino Besson (avenida João Salomoni, 1340 — Vila Nova), na Região Centro-Sul. Uma feira rural e de artesanato, shows com grandes artistas  locais como o cantor Tonho Crocco e a comédia do Guri de Uruguaiana. As crianças não foram esquecidas: a Turma do Sassaricó e o Festival de Cultura Kombina garantem o divertimento dos pequenos. Tudo gratuito, mas algumas atrações têm entradas limitadas, reservas pelo Sympla.

Vivendo Porto Alegre com o pé na terra

Tu sabia que Porto Alegre tem mais de quatro mil hectares de área rural? Isso nos coloca entre as capitais do país com maior região campesina. Atualmente, cerca de 1.000 famílias vivem do que a terra dá e produzem de tudo um pouco: frutas, hortaliças, flores, arroz, feijão, soja e milho. A criação de animais inclui gado, cavalos, porcos, galinhas e até burros e mulas. A região ainda tem áreas de preservação ambiental e biológica. Há duas décadas, muitas dessas propriedades resolveram abrir suas portas para que todos tivessem a experiência de um dia no campo e foi aí que nasceu a rota turística que já foi assunto por aqui, os Caminhos Rurais de Porto Alegre. Agora, este grande evento celebrará toda essa riqueza! Partiu roça?

Outros artigos relacionados

Artigo
Durante três semanas do mês de setembro, a cidade se transforma. A fumaça do churrasco toma conta e as homenagens à cultura gaúcha também
Artigo
Capital gaúcha tem dois dias de folia e batucadas no Complexo Cultural do Porto Seco
Artigo
Mais de 80 blocos de rua agitam a cidade em diferentes regiões, entre janeiro e março.

O que fazer em Porto Alegre?

A capital gaúcha é cosmopolita como uma metrópole e acolhedora como uma pequena cidade do interior. A cada estação do ano se reinventa para oferecer o melhor no calor do verão, no frio do inverno, no colorido da primavera e no charme do outono. Escolhe qual Porto Alegre conhecer e encontra a TUA!

POA ao

Ar Livre

POA da

Cultura

POA da

Gastronomia

Por

POA da

Inovação

POA da

Noite

POA da

Orla

POA das

Cervejarias

POA das

Compras

POA das

Crianças

POA dos

Esportes