Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.
Ícone da Seção
dezembro, 2023

Parada Livre: para celebrar a população LGBTI+

Evento acontece no Parque da Redenção com shows e serviços que oferecem cidadania e inclusão para o público.
Compartilhe:
Atualizado em 09/12/2023
Foto: Cristiano Rangel / Divulgação

Caravanas de diferentes cidades do Rio Grande do Sul e até de outros estados desembarcam na Capital Gaúcha para fazer parte da segunda mais antiga Parada Livre do Brasil. O evento tradicionalmente acontece em dezembro e traz reflexões sobre a realidade da população LGBTQIAPN+, discute sobre diversidade e inclusão e, claro, celebra o orgulho do público! Cerca de 100 mil pessoas lotam a Redenção (Parque Farroupilha). Quem dá o tom da festa são os trios, que puxam a marcha dos participantes com muita música e animação. Em 2023, a 26ª edição do evento ocorre no Dia Mundial da Declaração Universal dos Direitos Humanos, com dez horas de programação e foco na população trans.

Foto: Cristiano Rangel / Divulgação

Serviços públicos e cidadania

O evento conta com apoio dos órgãos públicos, cujos representantes estarão lá em quiosques, tendas e gazebos. A Defensoria Pública do Estado será responsável por orientar sobre os direitos e medidas legais que podem dar suporte e mais tranquilidade para pessoas LGBTI+. O Instituto Geral de Perícias é responsável pela confecção de carteiras de identidade e orienta os interessados a respeito de retificação de nome e gênero. Já a Secretaria Municipal de Saúde terá um espaço para falar sobre questões como prevenção de infecções sexualmente transmissíveis, distribuir itens como preservativos, gel lubrificante e autotestes para HIV. Também é divulgado o acesso ao Ambulatório Trans, que oferece atendimento exclusivo para esse público, no Centro de Saúde Santa Marta, no Centro Histórico, e na Clínica da Família Álvaro Difini, no bairro Restinga.

Foto: Cristiano Rangel / Divulgação
Serviço
Parque Farroupilha (Redenção)

Av. João Pessoa, sem número, bairro Farroupilha, CEP 90010-150

Horário de funcionamento

Dom
24 horas
Seg
24 horas
Ter
24 horas
Qua
24 horas
Qui
24 horas
Sex
24 horas
Sáb
24 horas

Outros artigos relacionados

Artigo
Durante 20 dias, Porto Alegre é palco de um dos maiores eventos literários a céu aberto da América Latina. A Feira do Livro chega a 69ª edição em 2023
Artigo
Capital gaúcha tem dois dias de folia e batucadas no Complexo Cultural do Porto Seco
Artigo
O festival de artes cênicas traz sempre uma programação diferente da edição anterior, sem repetir apresentações.

O que fazer em Porto Alegre?

A capital gaúcha é cosmopolita como uma metrópole e acolhedora como uma pequena cidade do interior. A cada estação do ano se reinventa para oferecer o melhor no calor do verão, no frio do inverno, no colorido da primavera e no charme do outono. Escolhe qual Porto Alegre conhecer e encontra a TUA!

POA ao

Ar Livre

POA da

Cultura

Por

POA da

Gastronomia

Por

POA da

Inovação

POA da

Noite

POA da

Orla

POA das

Cervejarias

POA das

Compras

POA das

Crianças

POA dos

Esportes

Patrocinadores que fomentam a iniciativa