Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.
Ícone da Seção
fevereiro, 2024

St. Patrick’s Day em Porto Alegre: Um pouco da Irlanda na capital gaúcha

Bares e ruas da Capital das Microcervejarias se pintam de verde para celebrar o padroeiro da Irlanda e tomar cerveja.
Compartilhe:
Atualizado em 01/03/2024
Foto: André Feltes

Bares e ruas da Capital das Microcervejarias se pintam de verde para celebrar o padroeiro da Irlanda e tomar cerveja.

Bem-vindos ao St. Patrick’s Day em Porto Alegre! É aquela época do ano em que todos viram um pouquinho irlandeses, mesmo estando longe do país dos trevos. A Capital das Microcervejarias comemora a festa como se fosse brasileira, ou melhor, porto-alegrense. Em diversos bares espalhados pela cidade, os 50 tons de verde se espalham pelas roupas, chapéus e até pela cerveja ou chope. Mas antes de fazer um brinde,  tu topa viajar um pouco pela história desta festa que é, atualmente, o maior e mais festejado feriado da Irlanda? 

Tudo começou na Irlanda…

Reza a lenda que tudo começou com um cara chamado Patrick, ou São Patrício, que foi capturado por piratas irlandeses e ficou por anos preso. Quando conseguiu fugir e se libertar, voltou à Irlanda e se interessou pelo cristianismo, foi missionário por quase trinta anos, virando depois um padroeiro do país. A festa, dia 17 de março, é uma homenagem à data de sua morte. E tu sabe porque a cor verde? A Irlanda é chamada de Ilha da Esmeralda, por conta das suas paisagens e visuais com infinitas tonalidades de verde. Junta o trevo que também faz parte do folclore irlandês e temos uma comemoração total verde em várias partes do mundo. 

Divulgação / Pinterest

Porto Alegre toda verde 

Tu tem dúvidas que a Capital das Microcervejarias ia ficar de fora dessa? Nos dias 16 e 17 de março, os bares e cervejarias de Porto Alegre, especialmente do Quarto Distrito, pegam emprestada essa festa irlandesa, e transformam a capital numa mistura divertida que já virou ‘’tradição’’ gaúcha. É o dia em que a sorte é celebrada, as lendas ganham vida, e até mesmo os leprechauns (os duendes irlandeses) saem de seus esconderijos para espalhar risos e travessuras. A antiga região industrial de Porto Alegre realiza uma festa a céu aberto, em uma grande união de diferentes estabelecimentos, capitaneado pelo Quarto POA e cervejarias se juntam em uma grande celebração, que se estende pelas ruas, com shows,estrutura gastronômica e, claro, muuuuita cerveja. Mas a comemoração se espalha pela cidade, em bares da zona norte e até mesmo no Centro Histórico, onde a festa fica por conta do Multipalco do épico Theatro São Pedro

Não importa se tu está segurando uma caneca de chopp ou um chimarrão, o importante é brindar e celebrar a sorte em grande estilo. Gaúchos e irlandeses concordam: brindar é uma tradição que merece ser compartilhada.

Outros artigos relacionados

Artigo
Durante três semanas do mês de setembro, a cidade se transforma. A fumaça do churrasco toma conta e as homenagens à cultura gaúcha também
Artigo
Mais de 140 atrações durante o período mais quente do ano, com opções para todos os gostos, bolsos e idades.
Artigo
Mais de 80 blocos de rua agitam a cidade em diferentes regiões, entre janeiro e março.

O que fazer em Porto Alegre?

A capital gaúcha é cosmopolita como uma metrópole e acolhedora como uma pequena cidade do interior. A cada estação do ano se reinventa para oferecer o melhor no calor do verão, no frio do inverno, no colorido da primavera e no charme do outono. Escolhe qual Porto Alegre conhecer e encontra a TUA!

POA ao

Ar Livre

POA da

Cultura

Por

POA da

Gastronomia

Por

POA da

Inovação

POA da

Noite

POA da

Orla

POA das

Cervejarias

POA das

Crianças

POA dos

Esportes

POA dos

Eventos

Patrocinadores que fomentam a iniciativa