Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.
Ícone da Seção
fevereiro, 2024

Carnaval: os desfiles das escolas de samba

Capital gaúcha tem dois dias de folia e batucadas no Complexo Cultural do Porto Seco
Compartilhe:
Atualizado em 05/02/2024
Foto: Pedro Piegas / PMPA

O turista recém-chegado na capital dos gaúchos pode imaginar que se vive só da cultura gaudéria, com bombacha, ao som de gaita e violão. Está um tantinho enganado. A riqueza desta terra está justamente na sua diversidade cultural: temos uma tradição carnavalesca muito antiga que até hoje arrasta multidões em Porto Alegre: o desfile das escolas de samba do Porto Seco. O complexo, localizado na zona norte da capital, recebe as escolas mais tradicionais para os desfiles oficiais e aqui a gente te explica tudo sobre o evento.

Porto do samba

O carnaval de Porto Alegre nasceu com a fundação da cidade, em 1772, trazida pelos casais portugueses que aqui chegaram. A festa popular foi se modificando passando pelos primeiros cordões. Aliás, foi para um deles que Lupicínio Rodrigues fez sua primeira composição chamada “Carnaval” em 1928. O compositor porto-alegrense tornou-se um referencial no samba e na música popular brasileira. Depois vieram as agremiações carnavalescas que seguem fazendo as grandes noites de folia da cidade. A Bambas da Orgia foi fundada, no bairro Santana em 1940, bem antes de algumas das famosas escolas do Rio de Janeiro, mas isso é só um pouco da nossa história para te convencer que Carnaval é coisa de gaúcho, sim!

Foto: Alex Rocha / PMPA

Desfiles em 2024

A cidade tem um espaço só para receber os desfiles das escolas de samba: é o Complexo Cultural do Porto Seco, situado no bairro Rubem Berta. Em 2024, o evento acontece depois do Carnaval no calendário oficial no dia 23 de fevereiro, com as apresentações das escolas da Série Prata: União da Tinga, Império da Zona Norte, Academia de Samba Praiana e Academia de Samba Puro. Depois, vem a Série Ouro com a Copacabana, Acadêmicos de Gravataí, Imperatriz Dona Leopoldina, Fidalgos e Aristocratas e Bambas da Orgia.

No dia 24, a programação inicia com a Tribo Os Comanches. Na Série Prata é a vez da Império do Sol, Protegidos da Princesa Isabel, Filhos de Maria e Unidos da Vila Mapa. A Série Ouro conta com os desfiles da Unidos de Vila Isabel, União da Vila do IAPI, Estado Maior da Restinga, Imperadores do Samba e Realeza. Os horários de cada escola podem ser consultados no perfil da União das Entidades Carnavalescas de Todos os Grupos e Abrangentes de Porto Alegre (UECGAPA).

Foto: Alex Rocha / PMPA

Ingressos

Quem quiser curtir os desfiles a partir das arquibancadas tem entrada gratuita. Os ingressos são entregues somente no dia do evento conforme a ordem de chegada e capacidade do espaço. Os setores especiais, como os camarotes, são comercializados. Cada entrada dá acesso ao sambódromo nos dois dias de desfiles. 

A bilheteria oficial (sem taxa de conveniência — somente em dinheiro) é na Loja Planeta Surf do Bourbon Wallig. Há também venda on-line pelo Portal Sympla (com taxa de conveniência).

Outros artigos relacionados

Artigo
Uma das maratonas mais rápidas do Brasil, oferece R$180 mil em prêmios e passa por lindos cenários da Capital Gaúcha
Artigo
Feira internacional funciona como vitrine para fabricantes de calçados brasileiros e ocorre em Porto Alegre no mês de novembro.
Artigo
Em abril, evento traz para Porto Alegre o melhor do cinema de fantasia, ficção-científica e horror

O que fazer em Porto Alegre?

A capital gaúcha é cosmopolita como uma metrópole e acolhedora como uma pequena cidade do interior. A cada estação do ano se reinventa para oferecer o melhor no calor do verão, no frio do inverno, no colorido da primavera e no charme do outono. Escolhe qual Porto Alegre conhecer e encontra a TUA!

POA ao

Ar Livre

POA da

Cultura

Por

POA da

Gastronomia

Por

POA da

Inovação

POA da

Noite

POA da

Orla

POA das

Cervejarias

POA das

Compras

POA das

Crianças

POA dos

Esportes

Patrocinadores que fomentam a iniciativa