Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.
Ícone da Seção
janeiro, 2024

Porto Alegre em Cena: festival de novidades

O festival de artes cênicas traz sempre uma programação diferente da edição anterior, sem repetir apresentações.
Compartilhe:
Atualizado em 10/03/2024
Foto: Gui Malgarizi / SMCEC

Há 30 edições, um festival invade a capital gaúcha com o que há de mais novo no cenário local, nacional e internacional de artes cênicas. É o Porto Alegre em Cena, com uma programação que nunca se repete, pois as atrações são sempre estreias e/ou novidades. E o melhor: com preços populares. O evento promovido pela Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa também abre espaço para o diferente, que faz refletir e até desacomoda o público. Lançado em 1994, desde então a iniciativa organiza anualmente cerca de 50 espetáculos.

Foto: Divulgação/ SMCEC

O mundo e o Brasil na capital gaúcha 

Montagens de Peter Brook, Ariane Mnouchkine, Pina Bausch, Berliner Ensemble, Eimuntas Nekrosius, Patrice Chereau, Sankai Juku, Marianne Faithfull, Philip Glass, Goran Bregovic, Bob Wilson já estiveram no evento. Em 2022, por exemplo, da França, veio o Recital com Romain Garioud e Liliana Michelsen. Já entre os espetáculos nacionais, nossa cidade já apresentou grandes companhias como Teatro Oficina, a Armazém Companhia de Teatro, Grupo Galpão, Cia de Dança de São Paulo, Companhia dos Atores e importantes coletivos. Artistas famosas também sabem a importância do festival, como a atriz Denise Fraga, que representou o “Eu de você”, um solo de histórias reais, costuradas pela literatura, música, imagens e poesia. Entre os gaúchos, “O museu desmiolado”, da Trupe Onde a Palavra se Diverte, foi uma das atrações da 29ª edição.

Foto: Cacá Bernardes / SMCEC

 Por toda a cidade e além do teatro 

Não te espanta se tu estiver andando pelas ruas de Porto Alegre e der de cara com uma encenação. Com acesso gratuito, o teatro de rua também faz parte das atividades, assim como a dança e o circo. Além das apresentações, a iniciativa ainda tem debates, bate-papos com atores, diretores, dramaturgos e técnicos e atividades educativas, como oficinas. Já são tradicionais os pontos de encontro para trocas de saberes entre o público e os artistas. E ainda dá para curtir umas festas, que celebram o festival. A Zona Cultural, no Centro, a Travessa dos Venezianos, na Cidade Baixa, e o Teatro Renascença, no Menino Deus, são alguns dos palcos que receberam esses movimentos.

Foto: Renata Machado / Divulgação

Para todas as idades 

Além dos espetáculos adultos, papais, mamães e cuidadores de crianças também podem levar os pequenos para curtir o evento. Guris e gurias de todas as idades mesmo, pois tem atrações até para bebês, como o gaúcho “Chuá – Descobertas na água”, onde as brincadeiras dos pequenos com água são utilizadas como centro do processo de criação. Um jogo de pequenas descobertas é feito com recipientes metálicos. E como tudo isso molha, era recomendado até aos papais levarem toalhas e roupas extras para os pequenos. “Bichológico”, do Circo Teatro Girassol, era para as crianças maiorzinhas. Já “Amazônia – um olhar sobre a floresta”, também do RS, abrangia a juventude. Com teatro, dança, artes visuais e música, o espetáculo conta a história de animais que perdem seus ambientes naturais devido à destruição da natureza.

Foto: Adriana Marchiori / SMCEC

Outros artigos relacionados

Artigo
Realizado desde 2022 em Porto Alegre, o South Summit Brazil é o ponto de encontro entre inovação e conhecimento, investidores e startups, negócios e profissionais
Artigo
Uma das maratonas mais rápidas do Brasil, oferece R$180 mil em prêmios e passa por lindos cenários da Capital Gaúcha
Artigo
Em dois dias de evento, grandes nomes da música nacional se apresentam no Anfiteatro Pôr do Sol, junto ao lago Guaíba.

O que fazer em Porto Alegre?

A capital gaúcha é cosmopolita como uma metrópole e acolhedora como uma pequena cidade do interior. A cada estação do ano se reinventa para oferecer o melhor no calor do verão, no frio do inverno, no colorido da primavera e no charme do outono. Escolhe qual Porto Alegre conhecer e encontra a TUA!

POA ao

Ar Livre

POA da

Cultura

Por

POA da

Gastronomia

Por

POA da

Inovação

POA da

Noite

POA da

Orla

POA das

Cervejarias

POA das

Compras

POA das

Crianças

POA dos

Esportes

Patrocinadores que fomentam a iniciativa