Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.
Ícone da Seção
março, 2024

Moa Cafeteria: o café feito por mulheres

Um sobrado no Centro Histórico oferece cafés e alimentação artesanais, com propósito e compromisso com o meio ambiente.
Compartilhe:
Atualizado em 18/03/2024
Foto: Guilherme Fernandes / Destino POA

O sobrado cinza, localizado na charmosa Rua Duque de Caxias, convida para um café. Mas espera. A Moa é mais do que uma simples cafeteria. É um lugar onde tudo é artesanal, orgânico e feito por mulheres. Quando a gente fala tudo, é tudo mesmo. Quadros nas paredes, serviços, atendimento. Todas as pessoas que trabalham e estão envolvidas são mulheres. Mas se tu não é mulher, e está lendo este artigo, fica tranquilo porque todos são bem-vindos! Com horário de funcionamento das 12h às 19h30, é um bom lugar para o almoço, ou lanche à tarde. Conta com dois ambientes internos e um jardim externo, que é uma gracinha. A dica é subir um lance de escada além do salão principal e tentar garantir um lugar na sacadinha, onde tem uma mesa e duas cadeiras.

Compromisso com o café e com o meio ambiente

Fazer uma parada na Moa é a certeza de que tu vai viver uma experiência única. Na cidade onde o café é levado a sério, ganhar o prêmio de revelação pela Revista Sabores do Sul é um baita mérito. A produção dos alimentos e das bebidas é artesanal. Para começar, as gurias oferecem diferentes métodos de preparo do café – do mais suave ao mais amargo (a gente amou o latte com o caramelo salgado). Aliás, um café exclusivo. Elas compram o grão direto do produtor e torram. Tem também suco, chá feito lá mesmo, sodas e água. O compromisso delas com o meio ambiente é real. Tanto, que lá não se vende qualquer produto em garrafa plástica. Faz parte do propósito do estabelecimento. Então, a água natural vem da pia e é disponibilizada, de graça, em um filtro de barro. Já a água com gás é produzida por sifão. O cardápio do almoço muda a cada mês, já os salgados e doces são fixos. A gente disse doces? Esse foi o ponto alto da casa para a gente. Semanalmente, a confeitaria oferece um tipo de sobremesa que não está no menu e surpreende os clientes. O clássico da cafeteria é o Galette, que lá, elas abusam da criatividade para pensar nos sabores.

Serviço
Moa Cafeteria

Rua Duque de Caxias, número 687, bairro Centro Histórico e CEP 90010-282.

Horário de funcionamento

Seg
12:00 – 19:30
Ter
12:00 – 19:30
Qua
12:00 – 19:30
Qui
12:00 – 19:30
Sex
12:00 – 19:30
Sáb
12:00 – 19:30

Outros artigos relacionados

Artigo
A centenária propriedade é rodeada de figueiras e flores, com um cardápio delicioso de comida caseira.
Artigo
O charmoso prédio tem mercado com produtos selecionados e locais, operações de gastronomia e um coworking aberto ao público.
Artigo
A carne é mais fina, o pão é mais largo e o sabor é inigualável. Criado no Rio Grande do Sul, o xis é um clássico dos lanches, acessível, e pode ser versátil no recheio

O que fazer em Porto Alegre?

A capital gaúcha é cosmopolita como uma metrópole e acolhedora como uma pequena cidade do interior. A cada estação do ano se reinventa para oferecer o melhor no calor do verão, no frio do inverno, no colorido da primavera e no charme do outono. Escolhe qual Porto Alegre conhecer e encontra a TUA!

POA ao

Ar Livre

POA da

Cultura

Por

POA da

Gastronomia

Por

POA da

Inovação

POA da

Noite

POA da

Orla

POA das

Cervejarias

POA das

Crianças

POA dos

Esportes

POA dos

Eventos

Patrocinadores que fomentam a iniciativa