Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.
Ícone da Seção
dezembro, 2023

Morros: para ver Porto Alegre de cima

A Capital Gaúcha tem mais de 40 morros e parte deles é usada para trilhas, passeios e aventuras.
Compartilhe:
Atualizado em 20/12/2023
Foto: Luli Aguzzi / Destino POA

O convite é para deixar a cidade para trás e se aventurar, literalmente, no meio do mato. A promessa é de um trajeto de descobertas, conexão com a natureza, e paisagens sensacionais. Se o pôr do sol já é incrível visto da beira do Guaíba, imagina a visão privilegiada de cima? Porto Alegre tem mais de 40 morros. Por muito tempo, eram áreas inseguras e assustadoras. Hoje, alguns oferecem a possibilidade de realizar esportes, como trilhas de caminhadas para iniciantes ou experientes, corrida de montanha, mountain bike e motocross. 

Foto: Luli Aguzzi / Destino POA

Uma construção da comunidade

As trilhas criadas, com marcações e pontos de encontro, são resultado da mobilização da comunidade. No Morro das Abertas, por exemplo, foram os ciclistas que estabeleceram o caminho seguro, na década de 1990, para que aventureiros pudessem passear no local, que fica no bairro Guarujá, com mais tranquilidade. A área é demarcada com orientações, mas a nossa sugestão é que tu te aventure por conta própria somente se já tiver experiência neste tipo de atividade. Caso contrário, o ideal é buscar uma das empresas de turismo (registrada no Ministério do Turismo) que realizam as trilhas guiadas. 

Foto: Luli Aguzzi / Destino POA

Em geral, são dois guias, um que orienta na frente, e outro que fica por último no grupo e não deixa ninguém para trás. Também são eles os responsáveis por avaliar as condições físicas dos participantes – mesmo em uma trilha para iniciantes é importante que a pessoa tenha um mínimo condicionamento físico. Outro ponto legal é que, com o suporte dos guias, tu tem mais previsibilidade de quanto tempo levará a caminhada. Como diz a Rita Stalbaum, da Agência Morro Acima: “Idade é apenas um número. Cada morro possui características, distância e nível de dificuldade próprios. O importante é praticar alguma atividade física e iniciar devagar, respeitando os limites do corpo”.

Foto: Luli Aguzzi / Destino POA

Vá preparado

A roupa adequada é aquela que tu vai te sentir confortável, com movimentos livres e transpiração. Calçados fechados, como tênis ou bota esportivos, e calças são recomendados mesmo em dias muito quentes. Boné e chapéu ajudam a proteger do sol. Falando nisso, outro item indispensável é o protetor solar, assim como o repelente. Como tu já deve imaginar, os morros são áreas de mata nativa, sem restaurantes e lanchonetes. Então prepare um lanche (os guias sempre indicam barrinhas de cereal, frutas, biscoitos, sanduíches e ovo cozido). Pelo menos 1,5L de água e só! A mochila não pode ficar muito pesada, senão ela atrapalha mais do que ajuda. Pronto! Aproveite o caminho e seja surpreendido ao ver a cidade de cima.

Foto: Luli Aguzzi / Destino POA

Outros artigos relacionados

Artigo
No fim de semana, tu encontras alimentos sem agrotóxicos, produtos integrais e feitos por pequenos produtores, assim como artesanato, peças de arte e itens antigos em um só lugar.
Artigo
No Extremo-Sul da cidade, 17 propriedades estão de porteiras abertas para oferecer o melhor que o campo tem para relaxar, comer bem e se divertir.
Artigo
Ponte de Pedra, espelhos d’água, um belo gramado e arquibancadas compõem o cenário perfeito para quem quer relaxar e saber mais da história da cidade.

O que fazer em Porto Alegre?

A capital gaúcha é cosmopolita como uma metrópole e acolhedora como uma pequena cidade do interior. A cada estação do ano se reinventa para oferecer o melhor no calor do verão, no frio do inverno, no colorido da primavera e no charme do outono. Escolhe qual Porto Alegre conhecer e encontra a TUA!

POA ao

Ar Livre

POA da

Cultura

Por

POA da

Gastronomia

Por

POA da

Inovação

POA da

Noite

POA da

Orla

POA das

Cervejarias

POA das

Compras

POA das

Crianças

POA dos

Esportes

Patrocinadores que fomentam a iniciativa