Possui importância tanto pelo acervo valioso, quanto pelo seu prédio tombado pelo Patrimônio Histórico e Artístico Estadual e Nacional.
Mantém acervo diversificado e serviços de acesso a materiais impressos, e digitais, bem como acervo em Braile e em áudio. Possui uma coleção significativa, que representa o mais importante conjunto bibliográfico de salvaguarda da memória sul-rio-grandense e de imensurável representatividade junto à memória nacional e internacional, com livros raros, a partir do ano de 1519, documentos e acervo geral.
A BPE desenvolve ações educativas que contemplam exposições, espetáculos musicais e teatrais, além de encontros com autores de literatura e de outras áreas com temáticas que promovam a reflexão e o debate.
Inaugurou em 2021 a Gibiteca BPE, um acervo de revistas em quadrinhos que está à disposição apenas para consulta local. A maioria desses materiais é das editoras Marvel e DC Comics, de super-heróis, em coleções e números avulsos. Possui também séries mensais, especiais, graphic novels e materiais em capa dura, nacionais e estrangeiros e uma grande coleção de mangás.