Rafael Martins viveu até os 15 anos em Gravataí, mas o trabalho como office boy fez com que conhecesse como poucos as ruas do Centro Histórico de Porto Alegre. Conforme foi amadurecendo e subindo degraus na carreira, Rafael foi tomando conhecimento de outras esquinas da capital gaúcha. Não era mais o guri que andava de banco em banco, fazendo pagamentos, e sim o executivo que precisava escolher um bom restaurante para almoçar com os clientes. Após passar por importantes redes de lojas, como Paquetá e Lebes, hoje é CEO do Share, uma das principais empresas de educação para carreiras em comunicação e tecnologia do país. Rafael também é professor há duas décadas, ministrando cursos em graduações, pós-graduações e MBAs de diversas universidades do país.
Comida de vó no Hotel Roma
“O Hotel Roma, no bairro Navegantes, é um dos patrimônios gastronômicos da cidade. O filho, Victor, dirige o hotel; e a mãe, Célia, comanda o restaurante há mais de 30 anos. Alguns pratos são postos na mesa e outros passam em sistema de rodízio. Eles servem o que tem na casa de todos os brasileiros, como arroz, feijão, aipim e moranga. O bolinho de carne é inigualável! Dona Célia faz a gente lembrar da casa da vó, sempre oferecendo ‘só mais um bife’, e a gente simplesmente não consegue dizer não. Quando saio de lá, satisfeito por ter comido muito bem, sempre brinco: o negócio ali é o restaurante – não tem como ser o hotel!”

Passeio pelo Moinhos de Vento
“Quando atuei no mercado publicitário, pude trabalhar no charmoso Moinhos de Vento. Apesar de respirar trabalho, o bairro tem também ótimas opções para um momento de descanso. No Parque Moinhos de Vento (Parcão) um dos mais tradicionais parques da cidade, é possível sentar à sombra das árvores e relaxar à beira de um laguinho. Outro lugar, menos conhecido, é o Jardim DMAE, que fica em uma estação de tratamento de água. Nesse jardim muito bem cuidado é possível sentar em lindos bancos de concreto centenários e observar um chafariz de 1866, trazido da Praça da Matriz. O local tem, ainda, uma galeria de arte. Também tive muitas boas experiências gastronômicas no Moinhos de Vento. As preferidas eram sempre na Rua Padre Chagas ou na Dinarte Ribeiro, onde temos opções para todos os paladares. Por essas ruas arborizadas, com casarões históricos, também há ótimas alternativas para um happy hour” 
Um bom churrasco com clientes que visitam o RS
“Depois que criei o Share e virei empreendedor, passei a levar meus clientes nos restaurantes que mais gosto. Alguns estão sempre na lista, como o NB Steak, quando o briefing é uma carne de altíssima qualidade num rodízio incomparável. Outra opção de carne de primeira é o Fogo Restaurante. Embora o churrasco seja o carro-chefe para mostrar um pouco das nossas tradições aos visitantes, também é possível diversificar. O pessoal de fora do estado sempre pede para comer galeto, e o Mamma Mia (Cais Embarcadero) é uma grande opção. O Ovo Gastronomia tem um dos buffets de almoço mais saborosos da cidade. Outra excelente pedida é o hambúrguer do 20BARRA9 Pontal. Tendo a orla como pano de fundo, uma conversa de negócios fica muito mais leve”. 