São muitas as facetas do Moinhos de Vento. É um bairro completo: com shopping, escolas, parque e praças, comércio de rua, gastronomia diversa e de qualidade, bares, mas também casas e prédios residenciais. É uma área pulsante! A Sulgás nos convidou para um passeio na região, que tem grande parte dos estabelecimentos abastecidos com gás natural. Isso significa mais segurança para quem circula por ali e menos impacto na mobilidade. Ou seja, torna a experiência de curtir esta região ainda mais incrível. Nós selecionamos 10 lugares que vão te fazer conhecer a alma do Moinhos e se apaixonar por este bairro, assim como nós. A região tem os melhores bares do país, eleitos pela Exame. E o mais legal é que todos os estabelecimentos da lista fazem parte da transformação de sustentabilidade do gás natural! Partiu?
Dionísia VinhoBar
O que dizer de um lugar conhecido como a Disney dos Vinhos? A Dionísia é um bar diferente de qualquer outro da cidade. O vinho, claro, é a grande estrela. Mas a proposta é que, em vez de provar apenas uma garrafa, tu possa degustar diferentes rótulos e viver uma experiência única. A Jaque, que é a proprietária, contou que trouxe essa ideia de viagens que fez pela Europa, onde existe essa cultura de pedir a taça de vinho. Eu, aproveitei que estava lá, e provei os rótulos que sempre quis! São 56 opções, entre internacionais e nacionais – inclusive gaúchos muito bem conceituados! Excelência nas bebidas e também nas comidas, ok? O Chef Flavio Amarante é uma das revelações da cozinha gaúcha e nos deu o privilégio de ser as primeiras clientes a provar uma novidade do cardápio! Me senti chic! O Tartare do Mar, com salmão, atum, tempero oriental e um molhinho a base de espumante no meio. Harmonizado com um sauvignon blanc foi como pisar no céu. A croqueta de pernil de cordeiro é a queridinha dos clientes e também virou a nossa. Nos pratos principais, optamos pelo Bife Wellington e o Linguine Nero. Achei fantástico saber que o vinho está presente em muitas receitas, como, por exemplo, a sobremesa. Chamada Tour de Vinho, tem a bebida no sorvete, no chantilly, no merengue e até no pó decorativo. Já que voltamos para o tema vinho, vale te contar que, diariamente, das 11h às 23h, duas estações, com quatro garrafas cada, são o que eles chamam de “Happy Hour”. Ou seja, a dose sai pela metade do preço! Elas estão identificadas com uma placa “Let’s Wine?” Só se for agora!
Capincho
Eu falei que a seleção era boa, né? O Capincho é o restaurante que valoriza a culinária e o tempero gaúcho. Os pratos são releituras, ou inspirações em alimentos clássicos da cultura do Rio Grande do Sul. E o mais incrível é que o estabelecimento também valoriza os produtores daqui. A gente fez um review completo sobre ele aqui.
Jardins do DMAE
Pode parecer estranho te convidar para conhecer uma estação de tratamento de água. E é por isso que Porto Alegre é incrível! Nossa capital sempre pode te surpreender. Os Jardins do DMAE – Departamento Municipal de Água e Esgoto – são um ponto turístico lindo da cidade. Com paisagismo impecável, obras de arte e uma galeria, é um dos lugares preferidos para sessões de fotos. Aqui tu pode saber mais sobre o local.
Fierro 7 Parrilla
A decoração rústica, inspirada nas parrillas uruguaias da província de Maldonado, traz uma sensação de acolhimento mesmo estando em uma casa ampla, localizada na esquina da Rua Comendador Caminha, em frente ao Parcão. Estamos no Fierro 7, restaurante onde as grandes estrelas são a carne e o fogo. O gosto dos gaúchos pelo churrasco vem dessa forte conexão que temos com os nossos vizinhos do Uruguai e da Argentina e, aqui, essa paixão é celebrada com todo destaque que merece. Do costelão à entranha, passando pelo entrecot e por um matambre recheado que nos levou à loucura. Sabor e suculência na mesma media. As linguiças também foram um sucesso de público e crítica, com destaque para a média e a parrillera, que vem com queijo provolone. De sobremesa, não tem como errar com a torta alfajor, mas tem outras opções para todos os gostos.
Parque Moinhos de Vento
Impossível falar do bairro, sem mencionar o parque homônimo. Porém, pouca gente chama pelo nome oficial. No coração do Moinhos de Vento, tu encontra o Parcão. Uma área verde que cruza a Av. Goethe. De um lado, o espaço tem um lago cheio de tartarugas, áreas e pracinhas para as crianças, estacionamento, pista para caminhada e corrida, grama para lagartear (relaxar) e tomar um chimas, lindas árvores e um monumento de 30 metros de altura. Também é ali que tu vai ver o próprio moinho de vento. Na verdade, uma réplica da estrutura que, por muito tempo, foi a fonte de riqueza dos açorianos, que moinham trigo no local. Do outro lado, tem a área de esportes e o cachorródromo. Semanalmente, o parque recebe feira de hortifruti. Aos finais de semana, pode ser que tu te depare com barracas de artesanato por ali também.
Press Bar e Restaurante
O Grupo Press já é conhecido em Porto Alegre por sua qualidade. No coração do Moinhos de Vento, o estabelecimento tem uma proposta de cozinha internacional, com um bar incrível. O lugar realiza eventos como o Press & Play, que acontece na sacada. Sentar ali e ver a vida passar é uma delícia. Aqui tu encontra mais informações sobre o restaurante.
Mercado Brasco
Outra empresa que surgiu para valorizar o consumo local. O Brasco está espalhado em várias regiões de Porto Alegre e no Moinhos tu encontra dois. O das ruas Padre Chagas e o da Dr. Florêncio Ygartua. A proposta é oferecer um café, lanche e itens de primeira necessidade, como vinhos. Risos. Hahaha. O local também é bem tri para fazer coffee office.
Galeria Casa Prado
Esse é um lugar, mas conta por 15! De uma ponta a outra, a Casa Prado liga a Praça Maurício Cardoso e a Rua Dinarte Ribeiro, um ponto tri agradável do bairro e da cidade. O prédio de três andares tem diferentes operações, sendo a maioria gastronômica. E aí, tu faz a festa conforme o desejo: Torta de Sorvete, Santi Pizzeria, Asiana, Niko Sushi Clube e muito mais. Ainda tem lojas de calçados, acessórios e roupas e uma academia. Além de ser uma galeria de compras, é uma galeria de arte! E, ainda, oferece mesas e Wi-Fi liberado para quem adora o “anywhere office”.
Caminhada pelas ruas
O Moinhos é um dos bairros mais legais de passear a pé. As ruas são seguras, arborizadas e com uma arquitetura linda. O misto de prédios comerciais e residenciais faz parte do charme. E tem um trecho que vale muito a pena explorar a pé: as ruas Padra Chagas e Dinarte Ribeiro, passando pelo Casario da Felix. Um conjunto de oito sobrados geminados, construído na década de 1930, que foi tombado pela Prefeitura.
Pâtissier
O nome é de confeitaria, mas tu vai te surpreender ao entrar nessa casa. Primeiro, porque do lado de dentro tu percebe que é um pavilhão, bem estiloso e descolado, mas que a proposta vai muito além de doces. Claro, eles estão lá, e, por sinal, são uma delícia (a gente indica o Mil Folhas ou Torta Helmuth). Mas a Pâtissier é, também, um bistrô, um armazém, um espaço de eventos, um lugar para trabalhar (com Wi-Fi liberado), ou apenas relaxar. Tanto, que tem uma espécie de sala, com sofá e muitos itens retrô, para quem quiser chegar e ficar. O cardápio de almoço muda conforme o dia. De terça a quinta tem opções a la carte. Na quarta, o local oferece uma parrilla, sexta é dia de feijoada e aos sábados um menu surpreendente. Tudo assinado pelo Chef Marcelo Gonçalves. Nossa experiência foi com o PF de Feijoada que eu resumo em duas palavras: zero defeitos.