Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.
Ícone da Seção
novembro, 2024

5 padarias em Porto Alegre: raiz ou gourmet?

Para cada momento, uma padaria! A capital gaúcha tem diferentes estilos do estabelecimento, que vai muito além do pão cacetinho.
Compartilhe:
Atualizado em 13/11/2024
Padaria Bassani / Foto: Bruna Ostermann

Uma boa cidade para visitar precisa ter boas padarias. Essa regra foi criada agorinha, por nós mesmos, mas vai dizer que tu não concorda?! Uma padaria cheia de delícias é a amiga certa nas horas incertas. Se está chovendo, se passou a hora do almoço, se está muito cedo para o jantar e, principalmente, se o café da manhã vai ser reforçado! Além do que, muita gente tem memórias afetivas de padarias. Quem não adora o cheiro de cacetinho recém-saído do forno? Ai! Se tu não é local, é bom avisar: é assim que chamamos o pão francês. Inclusive, tu pode até dar risada (mente suja), mas acho que é bem mais autêntico do que o nome original – até porque descobrimos que esse pão não existe na França. Apresentações feitas, está na hora de conhecer 5 padarias que vão da raiz ao gourmet. O desafio de apresentar as qualidades de cada uma veio da Sulgás. A empresa é responsável por abastecer todos os estabelecimentos citados aqui. O que significa que a experiência – além de ser uma delícia – vai ser também mais segura e sustentável!

Casa do Vale

Um achado no Quarto Distrito. A Casa do Vale entrou para a lista como uma representante do núcleo raiz, mas ao olhar o cardápio, titubeei. Tem cada coisa bem elaborada… a começar pelos sanduíches. Cada um é feito com um pão e recheios diferentes. E, claro, o cacetinho brilha muito! As duas opções tem muito queijo colonial derretido e geleia de damasco com pimenta, mas o Toscano é feito com linguiça calabresa e tomate, enquanto o Bella Itália tem filé mignon e bacon. Combinações de lamber os beiços. O local também serve entradas, porções e refeições. Os doces e as sobremesas são um capítulo a parte. Como a bomba de morango, que faz jus ao nome com uma explosão de sabores na boca. 

Massa Madre

Localizada na simpática e arborizada rua Marquês do Pombal, tu pode sentar no espaço da frente e ver a vida passar ali. Uma experiência bem agradável. Ainda mais com as opções de viennoiserie. Esse é nome chic (e francês) para aqueles produtos folhados, como o croissant. Um dos mais incríveis é o de mascarpone com frutas vermelhas. Mas eu sugiro que tu vá aberto a ser surpreendido com as opções que encontrar na vitrine. De quarta a domingo, à noite, o local também oferece pizza. E, claro, o pão de fermentação natural. Em um sanduba, ou dentro da sacola para levar para casa, é impossível não se apaixonar. Nem preciso dizer a categoria desta, né?

Toca da Bisa

Como boa casa de vó, tem de tudo um pouco – especialmente muita coisa boa para comer e até atrativos para a diversão dos netos. Oficialmente, o lugar é um bistrô & empório, mas os doces expostos em cima do balcão e os cacetinhos (sempre eles) em uma grande vitrine, não nos deixam dúvidas. Estamos em uma padaria raiz! Claro, com o benefício de oferecer produtos um pouco diferentes, como a imensa variedade de vinhos. Afinal, se a toca é da bisa, as delícias e brinquedos são dos netos… talvez os vinhos sejam para as mães e pais dos netos? Hehehe… Fato é que o ambiente é aconchegante, com uma decoração rústica e opções para todos os gostos.

Leiteria 639

No que tange a padaria gourmet porto-alegrense, esta deve ser a mais clássica. Bem pertinho da Redenção, a Leiteria caiu no gosto dos moradores e visitantes. Tanto, que recentemente se mudou para um espaço novo e maior. Eles também tem essa característica multifuncional, então são: cafeteria, confeitaria, drinkeria, parrilla e restaurante. E não importa o que tu escolher. Tudo vai ser muito bom, pode anotar. Para melhorar, o lugar ainda é pet friendly e tem música ao vivo nas noites de quinta a domingo. Ah! Sábados, domingos e feriados rola um dos melhores brunchs da cidade. Para mim, é difícil escolher um item preferido do cardápio, então deixo dois: Medialuna di Parma e Sanduíche Agridoce. Os doces são tão lindos que quase fico com pena de dar a primeira mordida. Quase!!

Padaria Bassani

A padaria de bairro que não tem erro! Esta, fica na zona sul de Porto Alegre e é adorada pelos locais. A salada de fruta sempre novinha é diferenciada, assim como o croissant de chocolate, que tem o tamanho perfeito para pisar no céu, sem ficar com a consciência (e outras cositas más) pesada! O atendimento é supercordial e ágil. E, como boa padaria raiz, tem ótimos preços.

Outros artigos relacionados

Artigo
Um lugar dedicado ao resgate folclórico dos mistérios do Centro Histórico e de outros crimes da capital.
Artigo
O prato é o mesmo, mas as maneiras de apreciar uma boa pizza na capital são muitas e vamos te provar!
Artigo
O churrasco gaúcho é reconhecido mundialmente e é claro que Porto Alegre tem os melhores lugares para tu comeres o melhor churrasco!

O que fazer em Porto Alegre?

A capital gaúcha é cosmopolita como uma metrópole e acolhedora como uma pequena cidade do interior. A cada estação do ano se reinventa para oferecer o melhor no calor do verão, no frio do inverno, no colorido da primavera e no charme do outono. Escolhe qual Porto Alegre conhecer e encontra a TUA!

POA ao

Ar Livre

POA da

Cultura

POA da

Gastronomia

Por

POA da

Inovação

POA da

Noite

POA da

Orla

POA das

Cervejarias

POA das

Compras

POA das

Crianças

POA dos

Esportes