Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.
Ícone da Seção
abril, 2024

Biblioteca Pública do Estado: onde mora a história

O prédio centenário, que abriga obras raras, antigas e contemporâneas, tem programações culturais para aproximar as pessoas da leitura
Compartilhe:
Atualizado em 03/04/2024
Foto: Guilherme Fernandes / Destino POA

O imponente prédio construído na esquina das ruas Riachuelo e General Câmara há mais de 100 anos, é também o lar de grandes obras, onde todo admirador da leitura vai gostar de passear. Entre os livros raros, tu encontras um exemplar da edição comemorativa de “Os Lusíadas”, de Luís de Camões, datado de 1819. Lá também tem exemplar de um edição restrita da “La Divina Comedia”, de Dante Alighieri. Restaurado em 2023, o local ainda guarda móveis que foram de personagens da história do Brasil, como o ex-presidente Getúlio Vargas. 

BPE + cultura aos sábados

Todo primeiro sábado do mês, a instituição promove um grande evento de aproximação do público em geral com os livros. O trecho da Rua Riachuelo ficar bloqueado, se instalam foodtrucks e banquinhas para venda de livros, gibis e qualquer outro item que possa ser relacionado à leitura (tu encontras uma caneca do Harry Potter, por exemplo), além de shows e contação de histórias. A ideia surgiu a partir de uma demanda identificada pela administração da Biblioteca: enquanto nos dias de semana o público é basicamente formado por estudantes e pesquisadores, nos finais de semana muitas famílias com crianças e adolescentes visitam o local. 

Serviço
Biblioteca Pública do Estado do Rio Grande do Sul

Rua Riachuelo, número 1190, bairro Centro Histórico, CEP 90010-273

Horário de funcionamento

Seg
10:00 – 18:00
Ter
10:00 – 18:00
Qua
10:00 – 18:00
Qui
10:00 – 18:00
Sex
10:00 – 18:00
Sáb
10:00 – 17:00

Outros artigos relacionados

Artigo
O Centro Cultural conta com rico acervo de artistas brasileiros e uma programação da arte em todas suas formas – da escultura ao alimento
Artigo
Uma viagem no tempo pelas lembranças da Pimentinha, a diva Elis Regina, na cidade onde ela nasceu.
Artigo
Com programação diversificada, a CCMQ fica no prédio histórico onde o poeta Mario Quintana viveu por mais de 10 anos.

O que fazer em Porto Alegre?

A capital gaúcha é cosmopolita como uma metrópole e acolhedora como uma pequena cidade do interior. A cada estação do ano se reinventa para oferecer o melhor no calor do verão, no frio do inverno, no colorido da primavera e no charme do outono. Escolhe qual Porto Alegre conhecer e encontra a TUA!

POA ao

Ar Livre

POA da

Cultura

Por

POA da

Gastronomia

Por

POA da

Inovação

POA da

Noite

POA da

Orla

POA das

Cervejarias

POA das

Compras

POA das

Crianças

POA dos

Esportes

Patrocinadores que fomentam a iniciativa