A sensação de descer as escadas, que ficam entre a Catedral Metropolitana de Porto Alegre e o Palácio Piratini, na pequena Rua Dom Sebastião, é de que estamos em um cenário de filme. E, nesse caso, poderia ser uma segunda edição de “Comer, rezar e amar”. Afinal de contas, o Café da Catedral é o lugar onde tu pode comer bem, rezar (se for da tua crença) e, sem dúvidas, vai amar a experiência. A gastronomia é artesanal e o ambiente familiar. O jardim é o espaço preferido pelo público, emoldurado pelos prédios históricos e um paisagismo impecável. Localizado no Salão Nobre da Catedral, o serviço do Café funciona em dias que não ocorrem eventos no espaço e o acesso ao local é gratuito. A divulgação da programação é feita semanalmente no perfil do Instagram.
Um jardim mágico e um salão histórico
As mesas são dispostas no jardim e no próprio salão. Área que antigamente era usada somente pela igreja. A partir da década de 1980, o local passou a ser utilizado como salão de festas para casamentos e outros eventos. Até que, em 2023, surgiu a ideia de abrir o lugar para a comunidade e daí iniciou a operação, que hoje tem mesas e cadeiras disputadíssimas, especialmente no jardim – vale destacar que eles não fazem reserva e a ocupação é por ordem de chegada. A área aberta tem grandes mesas redondas, com toalhas estampadas e cadeiras tiffany. A sensação é de estar, mesmo, em um filme daqueles onde o set tem muitos prédios históricos, bem cuidados e grandiosos. Nas quartas-feiras o show de jazz ao vivo completa a cena de cinema, com a trilha sonora perfeita!
Comer, beber e aproveitar
A gastronomia é artesanal – exceto queijos e embutidos, tudo é feito lá. O cardápio é variado em sabores e preços. Conta com entradas – com destaque para a croqueta de carne que desmancha na boca e para a tábua de frios -, sanduíches, quiches, miniporções de risotos, aligot aos quatro queijos e o carreteiro do padre. Entre as opções de sobremesas estão tortas, bolos, pavlova e cheesecake. A carta de bebidas alcoólicas tem vinhos e espumantes da Serra Gaúcha, da Argentina e do Chile, além de drinks clássicos como Aperol, Mojito e Gin Tônica. Além destas, a gente indica fortemente que tu prove as alternativas sem álcool, que além de deliciosas são tri fotogênicas – assim como todo o Café.