A Casa de Cultura Mario Quintana tem uma das programações mais diversificadas e completas entre os centros culturais de Porto Alegre: um biblioteca com cerca de 18 mil livros da literatura brasileira e internacional; dois teatros para apresentações de música, dança e artes cênicas; cinemas; salas para exposições, oficinas e eventos ligados à arte; Jardim Lutzemberger; Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul; espaços multiuso para ensaios, oficinas, workshops e afins.
Um prédio majestoso
A construção do prédio foi concluída em 1933, para a instalação do Hotel Majestic, que funcionou no local por quase 50 anos e foi lar de Mario Quintana entre 1968 e 1980. O imóvel foi comprado pelo Governo do Rio Grande do Sul e, em 1990, a Casa de Cultura se tornou uma homenagem ao célebre morador. É o tipo de passeio que vale, mesmo que seja apenas para admirar do lado de fora. O prédio tem características únicas, com arcos e sacadas, em tom de rosa e corta um quarteirão do centro histórico, entre as ruas dos Andradas e a Sete de Setembro. O trecho ganhou o nome de Travessa Rua dos Cataventos – em uma analogia à obra de Quintana, cujo primeiro livro se chama “Rua dos Cataventos” e conta com quatro estabelecimentos comerciais, sendo dois cafés, uma loja e uma livraria. No último andar do prédio, junto à cúpula, é possível curtir bons drinks e gastronomia com inspiração espanhola, no Lola Bar.
Cultura para todos os públicos
A Casa de Cultura é conhecida pela programação diversificada e pensada para atender todas as idades e públicos. Os filmes tu não encontra nas grandes salas de cinema mainstream. As oficinas oferecem opções para adultos e adolescentes, com preços acessíveis. As crianças podem se encantar com contação de histórias e teatros, ou aproveitar a brinquedoteca que fica dentro da Biblioteca Lucília Minssen, no 5º andar do edifício. No primeiro domingo do mês, a Travessa Rua dos Cataventos vira uma roda de samba e a versatilidade também está na programação do Quintana’s Bar. O espaço de eventos fica no mezzanino e recebe saraus e outros encontros. A Casa de Cultura é um espaço democrático, que aposta no respeito à diversidade. A programação completa está no instagram.