Visitar a Churrascaria Cultura Gaúcha é fazer uma imersão nas nossas tradições. Funciona de domingo a domingo e, além do churrasco servido no formato de rodízio – que nós chamamos de espeto corrido -, o local realiza shows bem gaudérios de dança e música ao vivo. O casarão amplo tem também espaço ao ar livre, ao lado do Parque da Harmonia e próximo à orla do Guaíba. A decoração é rústica, mas com certa sofisticação. E para a experiência ser completa, tem até chimarrão à disposição. Para quem já chega com tudo pronto, é só servir a água quente. Mas os visitantes podem preparar (ou pedir para um dos funcionários) um chimarrão na hora! E para a gurizada, tem espaço kids – com a promessa de uma roda gigante, em 2025!
Cardápio completo
Eu sugiro que tu vá com fome, porque a ostentação culinária é grande! São 14 tipos de carne (entre elas, linguiça e costela suína, picanha, costela e paleta de cordeiro). Vale destacar que os cortes de gado são da maior qualidade, de raças como Hereford e Angus. Suculentos e deliciosos. Os garçons servem, ainda, pão de alho, abacaxi grelhado com canela e queijo coalho – com a opção de uma goiabada junto! À mesa, podem ser servidos arroz, feijão, polenta frita com queijo, batata frita, pastelzinho de queijo, anéis de cebola, banana à milanesa e aipim frito. E tem ainda o buffet de saladas – que a gente indica fortemente a tradicionalíssima de maionese (ou de batatas). As sobremesas são à la carte e têm opções tradicionais gaúchas, como sagu e ambrosia, mas também clássicas como petit gateau e torta de sorvete.
Shows de tradicionalismo
Quem quer ter a vivência completa do tradicionalismo pode acompanhar um show de dança gauchesca que acontece nas sextas-feiras à noite, aos sábados e domingos na hora do almoço. Pilchados – ou seja, usando as roupas típicas (vestido de prenda, bombacha, camisa, lenço, bota e chapéu) – os dançarinos apresentam Chula, Vaneira, Chamamé, entre outros. Quartas e quintas as apresentações são de voz e violão à noite.
Sob nova direção
O casarão localizado ao lado do Parque da Harmonia e da Casa do Gaúcho já é conhecido dos porto-alegrenses, mas desde maio está sob nova direção. Totalmente reformado, com iluminação nova e climatizado, ele não perdeu a essência, mas vive a melhor fase em termos de estrutura e qualidade.