Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.
Ícone da Seção
dezembro, 2023

Feiras de rua na Redenção: artesanato e agricultura

No fim de semana, tu encontras alimentos sem agrotóxicos, produtos integrais e feitos por pequenos produtores, assim como artesanato, peças de arte e itens antigos em um só lugar.
Compartilhe:
Atualizado em 11/12/2023
Foto: Cesar Lopes / PMPA

A Redenção é o parque mais tradicional da Capital Gaúcha e, por consequência, suas feiras também estão na rotina dos moradores. Por isso, visitar as Feiras Ecológicas aos sábados e/ou o Brique aos domingos é a certeza de estar se aproximando de verdade do modo de viver dos porto-alegrenses. Os expositores montam barracas na Av. José Bonifácio, em um trecho de túnel verde composto por grandes árvores.

Brique da Redenção 

Todo domingo, os moradores e visitantes de Porto Alegre têm um encontro marcado com a mais tradicional feira da cidade. O Brique da Redenção existe desde 1978 e hoje conta com 300 expositores, que colocam para vender seus produtos no trecho da Av. José Bonifácio, entre as avenidas Osvaldo Aranha e João Pessoa. É dividido em quatro setores: artesanato, artistas plásticos, antiquários e gastronomia. Por lá, tu encontras quadros, esculturas, brinquedos, um belo kit de chimarrão para levar de lembrança, roupas e calçados e mais um monte de opções para tu carregares um pouco da cidade na mala. Mais do que uma feira, o Brique é uma das fortes representações da cultura e da arte, na Capital Gaúcha. 

Fotografia: Cesar Lopes / PMPA

Feiras Ecológicas

Orgulhosa de ter o maior espaço de venda de orgânicos da América Latina, a Redenção tem duas feiras, que se instalam na Av. José Bonifácio. A Feira dos Agricultores Ecologistas (FAE) e a Feira Ecológica do Bom Fim (FEBF) – ambas com mais de 30 anos. A primeira tem 44 bancas e a segunda mais de 90. Os agricultores comercializam apenas aquilo que cultivam, ou produzem: itens integrais (como massas, queijos e iogurtes) e orgânicos certificados. Ou seja, não há intermediários entre quem planta e quem consome. Elas acontecem todo sábado – faça chuva, ou faça sol -, das 6h às 13h. Sempre com hortaliças, frutas, legumes e verduras da estação. Além da venda de alimentos para levar, tem tendas com café e apresentações de artistas de rua.

Fotografia: Cesar Lopes / PMPA
Serviço
Parque Farroupilha (Redenção)

Av. João Pessoa, sem número, bairro Farroupilha, CEP 90010-150

Horário de funcionamento

Dom
24 horas
Seg
24 horas
Ter
24 horas
Qua
24 horas
Qui
24 horas
Sex
24 horas
Sáb
24 horas
Feiras Ecológicas da Redenção

Av. José Bonifácio, primeira quadra, bairro Farroupilha, CEP 90040-130

Horário de funcionamento

Sáb
06:00 – 13:00
Brique da Redenção

Av. José Bonifácio, bairro Farroupilha, CEP 90010-150

Horário de funcionamento

Dom
09:00 – 17:00

Outros artigos relacionados

Artigo
Um dos lugares mais representativos de Porto Alegre, a Praça Marechal Deodoro, abriga alguns dos prédios mais antigos da cidade
Artigo
O mais tradicional parque da Capital Gaúcha é um convite para mergulhar na cultura e nos hábitos dos porto-alegrenses.
Artigo
Porto Alegre tem cinco espaços gratuitos, de norte a sul, abertos de dezembro a março.

O que fazer em Porto Alegre?

A capital gaúcha é cosmopolita como uma metrópole e acolhedora como uma pequena cidade do interior. A cada estação do ano se reinventa para oferecer o melhor no calor do verão, no frio do inverno, no colorido da primavera e no charme do outono. Escolhe qual Porto Alegre conhecer e encontra a TUA!

POA ao

Ar Livre

POA da

Cultura

POA da

Gastronomia

Por

POA da

Inovação

POA da

Noite

POA da

Orla

POA das

Cervejarias

POA das

Compras

POA das

Crianças

POA dos

Esportes