Que o gaúcho faz o melhor churrasco do mundo, tu já sabes. Mas aqui tu vais descobrir que também temos outra especialidade feita no fogo: o galeto. Uma herança da cultura italiana, povo que foi um dos colonizadores do território gaúcho. O prato principal é, sem dúvidas, o frango assado. Mas a grande magia de uma galeteria está na experiência gastronômica completa: tu te sentas na mesa e a comida vai chegando – tudo do bom e do melhor: pastelzinho, polenta (mole, brustolada e, principalmente, frita), massas com molhos diversos (a depender do local que tu escolheres para almoçar ou jantar), salada de batata (com maionese), salada de folhas… e algumas casas incluem também opções de sopa, carne de porco ou até churrasco.
Al Primo Canto
O galeto al primo canto é um tipo de galeto feito com animais de até 30 dias de vida. O nome significa “o primeiro canto”. Para quem não sabe, o Rio Grande do Sul é um dos maiores produtores de aves e o cuidado na criação é a regra nas nossas granjas. Optar por um galeto al primo canto é provar uma suculência diferenciada na carne de frango.
Onde provar
Quando a gente fala em galeteria estamos falando também em tradição que, em muitos casos, vem de família. A palavra para essa experiência é fartura, que tu encontras em locais como o Di Paolo, uma das mais tradicionais, vinda da Serra, oferece a experiência completa, até mesmo do ambiente. A galeteria Mamma Mia é bastante conhecida por aqui, com várias filiais espalhadas pela cidade. A Cristófoli traz fartura também no buffet de saladas e no de sobremesas. A Bella Mamma tem uma proposta mais acessível e igualmente deliciosa. Mangia che ti fa bene!