Lançamento

POA dos

Eventos

POA da

Noite

POA da

Cultura

Por

POA dos

Esportes

POA da

Gastronomia

Por

POA das

Cervejarias

POA das

Crianças

POA ao

Ar Livre

POA da

Inovação

POA da

Orla

Canais de marcas

Canal

i Love POA

Por
Ícone da Marca
Ícone da Seção
dezembro, 2023

Granja Lia: comida caseira e vivência no campo

A centenária propriedade é rodeada de figueiras e flores, com um cardápio delicioso de comida caseira.
Compartilhe:
Atualizado em 30/01/2024
Foto: Luli Aguzzi / Destino POA

A propriedade é da família desde 1906. Mas foi a partir de 1953 que a Dona Lia assumiu. Em 2006, o filho Luiz Carlos percebeu o potencial turístico do charmoso sítio cheio de flores, com enormes figueiras espalhadas – sendo uma, em particular, com mais de 150 anos, simplesmente maravilhosa. Tão linda que virou o cenário de muitos casamentos e retratos de famílias. No galpão ainda permanece a estrutura do século 18 – as telhas são as mesmas até hoje. Mas o local foi reformado para receber uma cozinha campeira. É ali que o anfitrião e a esposa, dona Isabel, preparam café, lanche, piquenique e almoço para os visitantes. A Granja Lia faz parte dos Caminhos Rurais, um roteiro de estabelecimentos rurais, localizados no extremo sul da cidade. 

Foto: Luli Aguzzi / Destino POA

A boa comida caseira

O grande atrativo é a gastronomia. Comida caseira, bem temperada, com gostinho de lembranças afetivas. São três opções de refeição. Todas incluem massa ao alho e óleo, buffet de salada, suco e sobremesa. O almoço caseiro tem feijão, arroz, frango, porco ao molho, farofa, polenta mole. O galeto inclui, além do frango feito na churrasqueira, salsichão e pão com alho. O churrasco é do jeito que o gaúcho gosta, com costela, vazio, salsichão e pão com alho. E tem ainda o pacote de aniversário, com cachorro quente, pizza caseira, torta salgada, sanduíche, docinho e pastel suíço. Depois de comer, tu pode aproveitar e relaxar na área das redes, curtir a sombra das figueiras ou desbravar as trilhas da propriedade.

Foto: Luli Aguzzi / Destino POA

Contato com a natureza e esportes

O guia no passeio pela propriedade é o seu Luiz Carlos. Ah! E eles oferecem também a opção de visita sem alimentação. Uma das trilhas é até o açude. Um lugar balneável, onde, além do banho, é possível praticar esportes como caiaque e stand up paddle – mas tem que levar os equipamentos. O trajeto dura cerca de 40 minutos e é feito sempre acompanhado da cachorrinha Luna, uma cusca (jeito gaúcho de chamar os cachorros sem raça definida) mansinha e que adora se refrescar – e causar inveja em quem não levou roupa de banho. A outra caminhada é até um córrego, com água cristalina e deliciosa. No inverno, os visitantes também podem fazer “Colhe e pague”. E é bem como o nome diz, tu colhe direto da árvore e depois paga a quantidade que for levar para casa. Tem laranja, limão, bergamota… que talvez tu conheça como mexerica, tangerina ou algum outro nome. Também tem espaço para jogar vôlei, futebol e uma pracinha para os pequenos guris e gurias. As visitas são realizadas por agendamento através de redes sociais e Whatsapp e o lugar oferece Wi-Fi.

Foto: Luli Aguzzi / Destino POA
Serviço
Granja Lia

Estrada São Caetano, número 3000, bairro Lami, cidade Porto Alegre

Horário de funcionamento

Dom
09:30 – 18:00
Seg
09:30 – 18:00
Ter
09:30 – 18:00
Qua
09:30 – 18:00
Qui
09:30 – 18:00
Sex
09:30 – 18:00
Sáb
09:30 – 18:00

Outros artigos relacionados

Encontre a TUA Porto Alegre

O que fazer em Porto Alegre? A capital gaúcha é cosmopolita como uma metrópole e acolhedora como uma pequena cidade do interior. A cada estação do ano se reinventa para oferecer o melhor no calor do verão, no frio do inverno, no colorido da primavera e no charme do outono. Escolha qual Porto Alegre tu gostaria de conhecer e descubra qual é a TUA!
Patrocinadores que fomentam a iniciativa