Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.
Ícone da Seção
janeiro, 2024

Lancheria do Parque: o clássico dos lanches

Estabelecimento é uma marca da capital gaúcha, com lanches e atendimento com muito carisma e pouca frescura.
Compartilhe:
Atualizado em 25/01/2024
Foto: Luli Aguzzi / Destino POA

A ideia de conhecer um dos mais icônicos e tradicionais estabelecimentos gastronômicos de Porto Alegre pode te levar a imaginar um restaurante tri sofisticado e glamouroso. Mas a gente está falando da Lancheria do Parque, um lugar simples, democrático, que é um sucesso há mais de 40 anos. Em um dos hinos que embalam a capital dos gaúchos, a banda gaúcha de rock Graforreia Xilarmônica canta: “Amigo punk, escute este meu desabafo, que a esta altura da manhã já não importa o nosso bafo… Pega a chinoca, monta no cavalo e desbrava essa coxilha, atravessa a Osvaldo Aranha e entra no Parque Farroupilha”. A letra tem um monte de gírias e referências gauchescas que os turistas talvez não reconheçam. Mas o principal é entender que a região onde está localizada a “lanchera” é uma das mais emblemáticas da capital gaúcha. No cardápio, os lanches são todos no aumentativo e, precisamos avisar, tu vai te apaixonar por aquele sucão! 

Foto: Luli Aguzzi / Destino POA

Lanches e suco na jarra do liquidificador

Assim que entra no local, tu o ambiente característico. Do lado esquerdo, um balcão grande que se estende por quase todo cumprimento. À direita, o bufê, que serve de almoço a janta. As mesas ocupam o espaço central. Sentados ali, ou mesmo no balcão, dá para garantir o sanduíche mais conhecido pelos gaúchos, o xis. Tem variados sabores, mas o mais pedido na loja é o de coração. Há também outras opções como salgados, torrada – como chamamos o misto quente -, sanduíche, cachorro-quente e bauru. Se a fome é maior, dá para pedir o famosão filé à parmigiana, ou outros pratos prontos como bife à milanesa, risoto com fritas e o carreteiro (que é outro prato bem gaúcho, basicamente feito com arroz, carne de gado e muitos temperos). Para acompanhar, pode até pedir uma cervejinha ou outra bebida, mas o tradicional mesmo é o suco. Natural, ele é feito ali na hora, na tua frente, e servido com todo o encanto da jarra de liquidificador (risos). Dá para pedir de uma única fruta ou misturar a tua escolha.

Foto: Luli Aguzzi / Destino POA

No gogó e no carisma 

Outra peculiaridade do local é o som. Já dá para ouvir desde a entrada. “Saí um suco de melancia. Saindo um xis de coração com ovo”. É o grito dos atendentes. É que ali a forma de anotar as solicitações é mesmo no gogó, nada de tablet ou QR Code. A comanda, de papel, fica com o consumidor, o garçom anuncia a ordem para o chapista e para quem prepara as bebidas, seja das mesas, seja do balcão. E isso é a todo instante, pois o estabelecimento é sempre bem movimentado. É até difícil de entender como eles não se perdem nas encomendas, porque dá tudo certo no final.

Foto: Luli Aguzzi / Destino POA

Resistente e fiel 

O negócio de família foi criado em 1982 e desde aquela época o bairro Bom Fim é destino confirmado de boêmios e baladeiros. Por lá também já passaram políticos, músicos e artistas, como os integrantes das bandas gaúchas Cachorro Grande e Papas da Língua. “Como vou deixar você, se eu te amo!”, canta o último grupo. E é assim mesmo com a Lancheria do Parque, pois, com essa vivência toda, o local se tornou um patrimônio afetivo dos moradores da Capital. Muitos vão ali diariamente, o que acaba criando uma intimidade entre profissionais e frequentadores, e até uma relação de afeto. Assim, a “lanchera” resiste e persiste, com seu cardápio simples, variado e bem servido.

Serviço
Lancheria do Parque

Avenida Osvaldo Aranha, número 1086, bairro Bom Fim.

Horário de funcionamento

Dom
06:00 – 22:00
Seg
06:00 – 00:00
Ter
06:00 – 00:00
Qua
06:00 – 00:00
Qui
06:00 – 00:00
Sex
06:00 – 00:00
Sáb
06:00 – 00:00

Outros artigos relacionados

Artigo
Instalada em uma garagem, vinícola butique oferece experiências que misturam a história de Porto Alegre com a da família que produz os vinhos
Artigo
Herança dos colonizadores italianos, os restaurantes oferecem galeto e uma variedade de outras opções para garantir uma refeição farta e muito gostosa
Artigo
Espaço no bairro Rio Branco tem culinária com inspiração judaica e uruguaia e ambiente com cara de interior

O que fazer em Porto Alegre?

A capital gaúcha é cosmopolita como uma metrópole e acolhedora como uma pequena cidade do interior. A cada estação do ano se reinventa para oferecer o melhor no calor do verão, no frio do inverno, no colorido da primavera e no charme do outono. Escolhe qual Porto Alegre conhecer e encontra a TUA!

POA ao

Ar Livre

POA da

Cultura

Por

POA da

Gastronomia

Por

POA da

Inovação

POA da

Noite

POA da

Orla

POA das

Cervejarias

POA das

Compras

POA das

Crianças

POA dos

Esportes

Patrocinadores que fomentam a iniciativa