Centro do poder e de todas as tribos: assim é a Praça da Matriz, bem no coração do Centro Histórico de Porto Alegre. É no entorno dela que estão as sedes do Governo do Rio Grande do Sul, da Assembleia Legislativa, da Justiça e da Igreja Católica. O espaço também recebe manifestações políticas e sociais de todos os tamanhos, é o pátio do icônico Theatro São Pedro e ponto de encontro de skatistas e famílias. Uma praça plural e democrática como a capital dos gaúchos.
História
A Praça da Matriz de Porto Alegre, oficialmente denominada Praça Marechal Deodoro quando houve a proclamação da independência do Brasil, nasce com a fundação da cidade. Foi o início do núcleo urbano que viraria a capital de São Pedro do Rio Grande do Sul. Recebeu, em 1773, a construção da Igreja Matriz, depois o Palácio da Presidência e Casa da Junta. A praça foi por muito tempo um terreno descampado e só ganhou sua primeira calçada para pedestres em 1846. O hoje Palácio do Ministério Público, conhecido como Forte Apache, e teve a construção iniciadas em 1857. No ano seguinte, ali nascia o centro da vida cultural da Província com a inauguração do Theatro São Pedro. Ao longo das décadas a praça foi passando por modificações e melhorias. O grande monumento a Júlio de Castilhos foi inaugurado em janeiro de 1913. A atual Catedral Metropolitana Mãe de Deus começou a ser construída em 1929. A praça ainda abriga o Palácio Farroupilha, sede da Assembleia Legislativa, e o Palácio da Justiça. Atualmente, o Sítio Histórico da Praça da Matriz é protegido como Patrimônio Cultural Brasileiro.
Coração grande
A praça já foi palco de inúmeros acontecimentos de relevância histórica, como o estopim da Revolução de 1923 e a Campanha da Legalidade, mobilização liderada por Leonel Brizola para garantir a posse de João Goulart como presidente do país em 1961. Quem mora na região já está acostumado a protestos ocupando as ruas ao redor da praça. Em algumas ocasiões especiais, as calçadas são tomadas de espectadores levados por artistas que se apresentam no belíssimo Theatro São Pedro. Em 2022, depois de dois anos de obras, uma revitalização trouxe nova vida ao local. Além de importante ponto histórico e cultural de Porto Alegre, a Praça também se configura como um valioso espaço de lazer, reunindo skatistas, moradores, turistas e trabalhadores da região. Um playground moderno é o convite para as crianças conhecerem o pequeno grandioso coração da capital dos gaúchos e assim a praça segue recebendo todos que precisam de descanso, lazer, ou simplesmente cruzar suas calçadas de pedras brancas e pretas.