Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.
Ícone da Seção
janeiro, 2024

Restaurante Naval: a casa histórica do bacalhau

Com quase 120 anos de trajetória, a estrela do cardápio é o bacalhau e o ambiente celebra Porto Alegre.
Compartilhe:
Atualizado em 30/01/2024
Foto: Guillherme Fernandes / Destino POA

Um restaurante de mais de cem anos com certeza tem muita história para contar. Ainda mais quando ele está localizado em um dos mais importantes prédios do Centro Histórico de Porto Alegre, o Mercado Público. Foi ali, segundo a lenda urbana, na mesa um do Naval, que Lupicínio Rodrigues compôs o hino do Grêmio, rabiscando à mão “Até a pé nós iremos, para o que der e vier”. Com um ambiente moderno e acolhedor, a decoração traz fotos de clientes célebres e locais turísticos da capital gaúcha. O Naval é a garantia de uma refeição bem servida e um chopp bem gelado, com o maior destaque para o bacalhau.

Foto: Guillherme Fernandes / Destino POA

Uma casa portuguesa com certeza 

Com inspiração na culinária dos açorianos que fundaram a capital gaúcha, o cardápio oferece opções para todos os gostos, mas os frutos do mar fazem o maior sucesso, dos petiscos aos pratos. Pastel de siri ou camarão e lula à dorê são opções para dividir, durante o happy hour, ou em um momento mais descontraído. Mas se teu objetivo é fazer uma refeição, a sugestão é provar um dos pratos de bacalhau (que a gente detalha melhor logo abaixo), a Tainha da Casa ou o Risoto de Frutos do Mar. Tudo isso pode ser acompanhado por um chope geladinho, servido na hora. Esse tipo de gastronomia harmoniza muito bem com vinho! Para seguir a nacionalidade do cardápio, tem os portugueses, que se unem aos demais e formam uma adega com mais de 100 rótulos, sejam eles regionais, europeus, ou sul-americanos. Um bom doce encerra a refeição, destaques para os Ovos Moles com Amêndoas e o Pastel de Santa Clara. Essa experiência gastronômica pode ser vivida todos os dias. Durante a semana, da manhã à noite, e nos findes (nosso apelido carinhoso para final de semana) da manhã à tarde.

Foto: Guillherme Fernandes / Destino POA

O bacalhau é o protagonista

Para começar, o bolinho de bacalhau é o preferido de muitos porto-alegrenses. O segredo seria a origem: o peixe vem da Noruega. Tem, ainda, salada de bacalhau com batata e aioli (um molho com alho, azeite e gemas de ovos). Entre os pratos mais pedidos estão o Bacalhau 1907 – uma variação do clássico com nata, vem com o peixe desfiado, batatas, cebolas, pimentões, páprica doce, nata, salsa, manteiga e tempero a Naval, acompanhado de arroz de lulas. O prato a Naval traz o bacalhau Gadus morhua – considerado o mais nobre do mundo –, com camarões, polvo, champignon, manteiga negra, batata, pimentões, cebola e azeitonas, e outros acompanhamentos.

Foto: Divulgação / Naval

História em cada detalhe 

Fundando em 1907, o restaurante mantém marcas históricas mesmo após reestruturação que tornou o ambiente renovado, iluminado e muito confortável. E isso pode ser percebido já no corredor do Mercado, quando se vê a plaquinha simples com o nome do espaço. Sobrevivente de grandes acontecimentos como a enchente de 1941, o incêndio de 1979 e a reforma do Mercado, o empreendimento traz nas paredes essas vivências, como os quadrinhos de recordações ali pendurados e os azulejos originais conservados em um canto. Também são exibidas as cadeiras utilizadas pelo músico, compositor do hino tricolor e pelo político Glênio Peres. Além deles, a cantora Elis Regina também era uma célebre frequentadora. Quem coordena tudo isso, desde 1961, é o português João Fernandes da Costa. Assim, mais do que nutrir o corpo, frequentar o Naval também é presenciar fragmentos da história de Porto Alegre.

Foto: Guillherme Fernandes / Destino POA
Serviço
Restaurante Naval

Largo Jorn. Glênio Péres, número 1 (Mercado Público), lojas 91 e 93, bairro Centro Histórico, CEP 90020-070

Horário de funcionamento

Dom
11:00 – 15:00
Seg
11:00 – 21:00
Ter
11:00 – 21:00
Qua
11:00 – 21:00
Qui
11:00 – 21:00
Sex
11:00 – 21:00
Sáb
11:00 – 21:00

Outros artigos relacionados

Artigo
Um ambiente sem frescuras, com um café de altíssima qualidade, no Centro Histórico.  
Artigo
O maior parque de Porto Alegre tem opções de bares, restaurantes, café e até um food hall em meio às árvores e a natureza.
Artigo
O churrasco gaúcho é reconhecido mundialmente e é claro que Porto Alegre tem os melhores lugares para tu comeres o melhor churrasco!

O que fazer em Porto Alegre?

A capital gaúcha é cosmopolita como uma metrópole e acolhedora como uma pequena cidade do interior. A cada estação do ano se reinventa para oferecer o melhor no calor do verão, no frio do inverno, no colorido da primavera e no charme do outono. Escolhe qual Porto Alegre conhecer e encontra a TUA!

POA ao

Ar Livre

POA da

Cultura

Por

POA da

Gastronomia

Por

POA da

Inovação

POA da

Noite

POA da

Orla

POA das

Cervejarias

POA das

Crianças

POA dos

Esportes

POA dos

Eventos

Patrocinadores que fomentam a iniciativa