Se tu costuma caminhar pelas ruas de Porto Alegre, certamente já deve ter passado por uma placa amarela dizendo: “Atenção: Não escavar. Tubulação de gás natural enterrada nesta via”. O aviso se integra à paisagem urbana, assim como sinalizações de trânsito. E esta é apenas uma das formas que a Sulgás faz parte da vida dos moradores e visitantes da Capital.
Hoje, a empresa é responsável por abastecer mais de 70 mil clientes na maior cidade do Rio Grande do Sul. Casas, edifícios residenciais e comerciais, restaurantes, indústrias, escolas, clubes e hospitais. A companhia, aliás, foi fundamental durante a enchente de maio de 2024, já que conseguiu garantir a manutenção do abastecimento em abrigos e instituições de saúde, mesmo diante do colapso de outras estruturas.
Considerado como fonte de energia de transição, o gás natural traz muitos benefícios para as comunidades onde está presente. Tem a chamada combustão limpa, o que significa que não deixa partículas no ar; baixíssima emissão de poluentes; traz menor impacto para a mobilidade urbana com tubulação subterrânea; além de oferecer mais segurança. Mas… o que isso tem a ver com turismo?
Como uma empresa genuinamente gaúcha, que atua na infraestrutura e no desenvolvimento do estado, a Sulgás também está presente em projetos culturais, que fomentam o setor em Porto Alegre, como Acampamento Farroupilha, Virada Sustentável e a tradicional Feira do Livro. Para muito além de patrocinar e viabilizar a realização destes eventos, a companhia se posiciona como uma verdadeira incentivadora do trabalho de quem é daqui.
O enorme mural com a imagem da ginasta campeã mundial Daiane dos Santos, localizado no Centro, foi uma das ações da Sulgás, durante a Virada Sustentável de 2023, por exemplo. Em 2024, uma pintura de Lupicínio Rodrigues vai estampar outro prédio – desta vez, o Tribunal de Justiça do RS -, que vai trazer mais cor para a cidade e honrar um dos grandes nomes da música brasileira. Obras do artista gaúcho Kelvin Koubik. E, assim, vai se revelando mais um potencial turístico para a cidade. Afinal, quem não gosta de olhar para cima e ver uma obra de arte?
Enquanto o Destino POA surgiu para apresentar aos moradores e turistas tudo que há para ver e viver na capital dos gaúchos e, assim, incentivar o desenvolvimento da cidade, a Sulgás vem se posicionando como protagonista deste movimento. Então, vamos combinar? Essa parceria faz todo sentido!
Juntos, nosso propósito é ver os espaços públicos ocupados, restaurantes cheios, festas e eventos sendo realizados. Valorizar a cultura e o turismo é estimular a economia, a geração de empregos e o crescimento. Afinal, todos nós queremos ver o Nosso Porto Alegre de Novo!