Natural de Piracanjuba, no interior de Goiás, o prefeito de Porto Alegre entre os anos de 2021 e 2024, se mudou para o Rio Grande do Sul em um verão quente de 1978. Na região Centro-Oeste, ele vivia em uma moradia humilde, de chão batido e, já em terras gaúchas, sonhava em morar em uma casa que remetesse às raízes: com fogão à lenha, grandes janelas e pé direito alto. Foi assim que a Zona Sul se tornou o endereço do político. Casado com uma paulista, ele diz que os dois se sentem gaúchos: “é um estado de espírito”. Para curtir a cidade ao máximo, ele gosta de percorrê-la caminhando e observando – principalmente olhando para cima, que é quando pode perceber a beleza de prédios históricos e da natureza.
Mercado Público
“Um prédio fantástico, sem dúvidas o lugar que eu mais gosto em Porto Alegre. O Mercado Público onde você realmente conhece a cidade – do ponto de vista da culinária, da vestimenta, do jeito de ser, das manifestações culturais. E esse meu encantamento não é de agora. desde quando eu cheguei, há mais de 45 anos, é uma parada obrigatória no meu dia-a-dia e e vou lá no mínimo três vezes por semana. Seja tomar um cafezinho, comer um sorvete, ou almoçar. E eu sou democrata. Um dia almoço em um restaurante, outro dia em outro – para não dar ciúme né? A gente vai alternando. O melhor bolinho de bacalhau, sem dúvidas, é o do [restaurante] Naval.”

Conheça mais sobre a POA da Cultura e da Gastronomia.
Caminhos Rurais
“Tem um programa muito legal e que até entre os porto-alegrenses é pouco conhecido: os Caminhos Rurais. São propriedades, na região mais ao sul da cidade, com tantas paisagens bonitas. Feliz de uma cidade que consegue manter uma área rural, como é o caso de Porto Alegre – que é grande, mas não perde esse aspecto interiorano. Eu gosto de visitar os locais e aproveitar cada experiência que eles oferecem. Andar a cavalo, comer comida caipira e admirar muito a beleza e a calmaria do campo.”

A POA ao ar livre também te espera.
Caminhar em Ipanema e no Centro
“Eu gosto de ver gente! Caminhando pelas calçadas, no boteco de rua, conversando. Ipanema é minha praia preferida, com a área do calçadão e estabelecimentos no entorno. Muito aproveitei no Bat-Bat. Sem falar nas lembranças de passear com o meu filho mais novo, João, na região. E o Centro também tem essa energia. A Praça da Alfândega é um lugar fantástico, com os prédios do MARGS, do Memorial do Rio Grande do Sul e do Farol Santander. Se você subir em direção à Praça da Matriz, encontrará mais construções lindas, como a Catedral Metropolitana, o Palácio Piratini e o Theatro São Pedro. E claro, tem ainda o Museu de Arte de Porto Alegre, no Paço Municipal, e a Casa de Cultura Mario Quintana – ‘eles passarão, eu passarinho’!”

Descubra tudo sobre a POA da Orla.