Foi um momento histórico. O primeiro voo que pousou na pista do Aeroporto Salgado Filho, depois de mais de cinco meses, veio de Campinas. O AD2603 (e esse número não é por acaso, trata-se de uma homenagem ao aniversário da cidade, em 26 de março), da Azul Linhas Aéreas, foi pintado com uma homenagem ao Rio Grande do Sul. A aeronave foi comandada por dois gaúchos: Carlos Coster, de 40 anos, e Henrique Schneider, 25 anos. Para coar o pouso de recomeço, o copiloto abriu a janela e balançou uma bandeira do Rio Grande do Sul, levando às lágrimas quem acompanhava in loco, pelos veículos de imprensa ou pela internet. A recepção no saguão do terminal não foi diferente. O Governo do Estado montou um receptivo e muitas empresas turísticas levaram seus personagens para receber os visitantes.
Serviço e informações
O aeroporto fica aberto 24h, com previsão de até 128 voos por dia, chegando e partindo entre 8h e 22h. A retomada acontece de forma gradual. É importante lembrar que o sistema elétrico foi duramente afetado pela enchente e o momento pode exigir paciência e compreensão. Os procedimentos de check-in e embarque são feitos pelas companhias aéreas. Nossa dica é ficar atento às orientações da empresa escolhida sobre horário de chegada ao terminal, conforme a previsão do seu voo. As obras na pista continuam, para garantir a retomada de 100% da operação. Isso vai acontecer em dezembro, quando o aeroporto também volta a receber voos internacionais.
Novidades
Com a retomada e ampliação dos voos, as operações comerciais do Salgado Filho também retornam com força total para atender os viajantes. E tem novidades! Em frente ao desembarque doméstico, um quiosque da vinícola Jolimont e a loja NBA Store dão um gostinho das atrações da Serra Gaúcha. A famosa cafeteria Starbucks também vai abrir as portas no terminal, assim como a experiência Living Heineken. Na área de embarque, a novidade é o quiosque das Balas Fini e a sala VIP W Premium.