Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.
Ícone da Seção
novembro, 2023

Festival da Mulher Cervejeira: as donas do malte

Evento é feito totalmente por mulheres e oferece grande variedade da bebida artesanal.
Compartilhe:
Atualizado em 29/11/2023
Crédito: Laís Escher / Divulgação

Todos cervejeiros são bem-vindos. Se tu gosta de cerveja, esse é o teu lugar. Mas o evento foi criado para dar protagonismo às mulheres, em um mercado que por muito tempo só focou nos homens (para produzir e/ou consumir). Então te prepara para aprender com algumas das grandes mestres cervejeiras e sommeliers, entender a importância dos insumos – como malte, lúpulo e levedura – no resultado final da bebida e, quem sabe, ainda descobrir que não é só vinho que pode harmonizar com as refeições! A experiência mais legal é acompanhar as especialistas colocando a mão na massa, ou melhor, no lúpulo e no malte. Em cada edição, as mestres criam uma receita com lote único e sazonal, pensada de acordo com a estação do ano em que foi lançada. Participam ou já participaram do festival as Cervejarias: Sapatista, Minore, Daluz, Oripacha, Primor da Terra e Cabocla.

Crédito: Laís Escher / Divulgação

Para aprender a degustar com elas

Como bom festival, a variedade é um dos pontos altos. Tem cerveja para todos os gostos. Confere mais detalhes sobre alguns tipos que tu encontra nas torneiras do evento:

Pilsen: a mais tradicional, queridinha e, por que não dizer, o mais perto que podemos chegar de uma unanimidade.É leve e refrescante, com aroma equilibrado de pão, levemente cítrico do lúpulo.
German Pilsner: A espuma cremosa mantém a cerveja mais viva! A leveza vem do equilíbrio de uma fermentação limpa, que harmoniza o sabor do malte e de lúpulos nobres.
Belgian Pale Ale: Aroma frutado, baixo amargor e malte saboroso. Uma cerveja, acima de tudo, equilibrada.
West Coast IPA: Feita com lúpulos americanos, tem aroma e sabor cítricos e frutados, além de um amargor intenso.
Chinook IPA: Chinook é o tipo de lúpulo usado na fabricação. Tem uma cor mais clara, amargor intenso e aroma que lembra a uva verde.
Weiss: Clássica de trigo, o aroma remete à banana e ao cravo, traz uma maciez na boca.
Australian Pale Ale: Lupulada, com destaque para notas de frutas como abacaxi e maracujá, inicialmente, e morango depois. Um amargor tropical.
American IPA: Com coloração dourada, traz uma explosão de aromas de frutas amarelas que combinam com o amargor presente.
Göse Goethe: Com uma leve acidez e uma pitada de sal, lembra um vinho artesanal natural.
FruitBeer com Goiaba: A partir da base Blond Ale, forma uma espuma deliciosa com aroma de goiaba. Leve e refrescante.

Crédito: Laís Escher / Divulgação

Outros artigos relacionados

Artigo
O quarto distrito, antigamente região industrial da cidade, se tornou um polo cervejeiro e destino certo para quem gosta de desfrutar a bebida.
Artigo
Montado em uma garagem, o lugar tem o aconchego de uma casa e uma variedade que só um pub cervejeiro oferece
Artigo
Pioneira em oferecer experiências focadas na degustação de cervejas, a Dado Bier hoje tem um food hall e é encontrada nos mercados

O que fazer em Porto Alegre?

A capital gaúcha é cosmopolita como uma metrópole e acolhedora como uma pequena cidade do interior. A cada estação do ano se reinventa para oferecer o melhor no calor do verão, no frio do inverno, no colorido da primavera e no charme do outono. Escolhe qual Porto Alegre conhecer e encontra a TUA!

POA ao

Ar Livre

POA da

Cultura

Por

POA da

Gastronomia

Por

POA da

Inovação

POA da

Noite

POA da

Orla

POA das

Cervejarias

POA das

Crianças

POA dos

Esportes

POA dos

Eventos

Patrocinadores que fomentam a iniciativa