Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.
  • Arte e Teatro

21/04 – Espetáculo “A ponte dos Porcos” – Casa de Cultura Mário Quintana

21 de abril de 2024

19:00 - 20:30

Entradas / Ingressos

Confira aqui

Bilheteria na hora

Organizado por Secretaria da Cultura do RS – Sedac

Compartilhe:
Adicione à agenda:
Atualizado em 16/04/2024

Sobre o evento

A PONTE DOS PORCOS

Espetáculo é a montagem do Laboratório de Pesquisa e Montagem 2023 da Cômica Cultural

A Ponte dos Porcos é uma peça inédita, produzida durante o Laboratório de Pesquisa, dirigida por Fernando Kike Barbosa.

Num povoado, marcado pelo realismo fantástico, um grupo de porcos se rebela a caminho do abatedouro. Enquanto resistem a marchar para a morte, enfrentam seu opressor, o Homem, e provocam a queda da única ponte que ligava o vilarejo e ao restante do mundo. A história é narrada em três atos.

No primeiro deles, os moradores precisarão tomar uma decisão juntos: reconstruir a ponte ou permanecer isolados? Há quem acredite que essa é a oportunidade para construir uma nova sociedade neste lugar. Enquanto outros entendem que é impossível viver desta forma. As decisões, ainda que mascaradas, são influenciadas por questões pessoais, e essa disputa faz aflorar sentimentos enterrados.

No segundo ato, 25 anos após a queda da ponte, conhecemos essa sociedade, que precisou se adaptar para sobreviver. Como vivem os jovens que nasceram ali e nunca conheceram outra realidade? No ato final, o retorno de uma antiga moradora do povoado, que chega pelos ares, faz reascender as dúvidas que pareciam ter dissipado com o tempo. A chegada de Amelia leva a um desfecho inesperado.

Essa história é narrada pela ótica de Isabel, uma menina que decide fugir de casa após uma série de violências por parte do pai, e do Porco Nelson, responsável por liderar a rebelião dos porcos. Num jogo narrativo, os dois conduzem a plateia pelos principais momentos dessa história, trazendo ponto de vista singulares, e instigando o público a refletir sobre questões sociais.

 FICHA TÉCNICA

Dramaturgia: Letícia Mendes

Direção: Fernando Kike Barbosa

Elenco: Betânia Rodrigues (Isabel), Cíntia Warmling (Julia), Daniel Kuratani (Augusto), Dmitri Rodrigues (O homem), Eduardo Ezequiel (Porco Nelson), Joana Sousa (Remédios), Letícia Mendes (Amélia), Marcel Stock (Padre Juca), Ofélia Ferretjans (Úrsula) e Roberto Caldera (Geraldo).

Concepção e Operação de Luz: Fabiana Santos;

Operação de Som: Ismael Goulart;

Produção Executiva e Assessoria de Imprensa: Gustavo Saul;

Realização: Cômica Cultural – Escola e Produtora de Teatro;

Apoio: Casa de Cultura Mário Quintana, Associação dos Amigos da Casa de Cultura Mário Quintana, Instituto Estadual de Música, Instituto Estadual de Artes Cênicas, Banrisul e Governo do Estado do Rio Grande do Sul;

Classificação: 14 anos;

Duração: 90 minutos;

Benefícios da meia entrada: estudantes, classe artística, pessoas acima de 60 anos, PcDs, doadores regulares de sangue e alunos da Cômica Cultural. A entrada só será liberada mediante documento comprovatório na bilheteria. 

Conheça o organizador

Secretaria da Cultura do RS – Sedac

Redes sociais

Veja mais eventos

  • Cultural
  • Show de música
  • Musicais
  • Exposição de Arte

O que fazer em Porto Alegre?

A capital gaúcha é cosmopolita como uma metrópole e acolhedora como uma pequena cidade do interior. A cada estação do ano se reinventa para oferecer o melhor no calor do verão, no frio do inverno, no colorido da primavera e no charme do outono. Escolhe qual Porto Alegre conhecer e encontra a TUA!

POA ao

Ar Livre

POA da

Cultura

Por

POA da

Gastronomia

Por

POA da

Inovação

POA da

Noite

POA da

Orla

POA das

Cervejarias

POA das

Crianças

POA dos

Esportes

POA dos

Eventos

Patrocinadores que fomentam a iniciativa