A PONTE DOS PORCOS
Espetáculo é a montagem do Laboratório de Pesquisa e Montagem 2023 da Cômica Cultural
A Ponte dos Porcos é uma peça inédita, produzida durante o Laboratório de Pesquisa, dirigida por Fernando Kike Barbosa.
Num povoado, marcado pelo realismo fantástico, um grupo de porcos se rebela a caminho do abatedouro. Enquanto resistem a marchar para a morte, enfrentam seu opressor, o Homem, e provocam a queda da única ponte que ligava o vilarejo e ao restante do mundo. A história é narrada em três atos.
No primeiro deles, os moradores precisarão tomar uma decisão juntos: reconstruir a ponte ou permanecer isolados? Há quem acredite que essa é a oportunidade para construir uma nova sociedade neste lugar. Enquanto outros entendem que é impossível viver desta forma. As decisões, ainda que mascaradas, são influenciadas por questões pessoais, e essa disputa faz aflorar sentimentos enterrados.
No segundo ato, 25 anos após a queda da ponte, conhecemos essa sociedade, que precisou se adaptar para sobreviver. Como vivem os jovens que nasceram ali e nunca conheceram outra realidade? No ato final, o retorno de uma antiga moradora do povoado, que chega pelos ares, faz reascender as dúvidas que pareciam ter dissipado com o tempo. A chegada de Amelia leva a um desfecho inesperado.
Essa história é narrada pela ótica de Isabel, uma menina que decide fugir de casa após uma série de violências por parte do pai, e do Porco Nelson, responsável por liderar a rebelião dos porcos. Num jogo narrativo, os dois conduzem a plateia pelos principais momentos dessa história, trazendo ponto de vista singulares, e instigando o público a refletir sobre questões sociais.
FICHA TÉCNICA
Dramaturgia: Letícia Mendes
Direção: Fernando Kike Barbosa
Elenco: Betânia Rodrigues (Isabel), Cíntia Warmling (Julia), Daniel Kuratani (Augusto), Dmitri Rodrigues (O homem), Eduardo Ezequiel (Porco Nelson), Joana Sousa (Remédios), Letícia Mendes (Amélia), Marcel Stock (Padre Juca), Ofélia Ferretjans (Úrsula) e Roberto Caldera (Geraldo).
Concepção e Operação de Luz: Fabiana Santos;
Operação de Som: Ismael Goulart;
Produção Executiva e Assessoria de Imprensa: Gustavo Saul;
Realização: Cômica Cultural – Escola e Produtora de Teatro;
Apoio: Casa de Cultura Mário Quintana, Associação dos Amigos da Casa de Cultura Mário Quintana, Instituto Estadual de Música, Instituto Estadual de Artes Cênicas, Banrisul e Governo do Estado do Rio Grande do Sul;
Classificação: 14 anos;
Duração: 90 minutos;
Benefícios da meia entrada: estudantes, classe artística, pessoas acima de 60 anos, PcDs, doadores regulares de sangue e alunos da Cômica Cultural. A entrada só será liberada mediante documento comprovatório na bilheteria.