Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.
  • Experiências de aprendizagem

Instituto Ling – A verdade absoluta e os mestres da suspeita

06 a 20 de junho de 2024

19:00 - 19:00

Entradas / Ingressos

Confira aqui

Bilheteria na hora

Organizado por Instituto Ling

Compartilhe:
Adicione à agenda:
Atualizado em 15/04/2024

Sobre o evento

Existe uma verdade absoluta? Um exercício reflexivo sobre a humanidade pode revelar que assentamos nossa história em bases muito frágeis ou questionáveis, estimulados pelo contexto de determinadas épocas. Ideias vigentes, que aparecem como universais e absolutas, podem ser de fato parciais e relativas. Três pensadores, cada um a seu modo e partindo da perspectiva do seu tempo, questionaram diferentes aspectos estruturantes do pensamento ocidental. Karl Marx (1818-1883), Friedrich Nietzsche (1844-1900) e Sigmund Freud (1856-1939) foram chamados pelo filósofo francês Paul Ricouer (1913-2005) de “mestres da suspeita” em razão de suas análises críticas sobre o ser humano e as estruturas de poder da sociedade. Neste curso, vamos falar sobre a construção de sentido da nossa existência, partindo de alguns dos temas que estruturaram a crítica desses “mestres da suspeita”, para refletir sobre os seus desdobramentos na cultura contemporânea.

Confira o programa:

6.6 – A ideia de uma verdade absoluta e os “mestres da suspeita”, expressão criada pelo filósofo francês Paul Ricoeur (1913-2005) para se referir a três pensadores: Karl Marx, Friedrich Nietzsche e Sigmund Freud. Marx e a crítica sobre a estrutura e o funcionamento da sociedade.

13.6 – Nietzsche e a crítica sobre os fundamentos ideológicos que sustentam as instituições sociais e religiosas, revelando uma profunda desconfiança em relação às pretensões absolutas da moralidade tradicional e da metafísica.

20.6 – Em Freud, nosso cotidiano pode ser estruturado por uma realidade que nos permanece oculta, e a vida psíquica pode revelar processos que transcendem os domínios da consciência, denunciando que o psiquismo está sob domínio do inconsciente e que o humano “não é senhor em sua própria casa”.

Atividade aberta ao público em geral, com vagas limitadas.

Professores da rede pública de ensino, das séries básica, fundamental e média, podem solicitar bolsas de estudos com 80% de desconto. Escreva para instituto.ling@institutoling.org.br e saiba mais. Serão disponibilizadas até duas bolsas para a atividade, mediante ordem de requerimento.

Sobre os Ministrantes:

FELIPE KARASEK – Psicanalista. Professor. Pós-doutorado em Filosofia e Psicanálise; Doutorado, Mestrado e Graduado em Filosofia. Desenvolve pesquisas a partir de temas como: Subjetivação; Humanismos; Naturezas; Culturas; Ontologias; Artes e Estética. É membro da Associação Psicanalítica Sigmund Freud de Porto Alegre (SIG). Atua na clínica, na docência e na transmissão.

RAFAEL WERNER LOPES – Psicanalista. Professor. Doutorado, Mestrado e Graduado em Filosofia. Desenvolve pesquisas a partir de temas como: Liberdade; Humanismos; Naturezas; Culturas; Antropologia; Ética; Conhecimento. É membro da Associação Livre Psi – Psicoterapia e Psicanálise: clínica e pesquisa (ALPSI). É membro do Centro de Estudos Psicanalíticos de Porto Alegre (CEPdePA). Atua na clínica, em seu consultório privado.

Política de reembolso:

Em alinhamento com o Artigo 49 do Código de Defesa do Consumidor, o prazo para realização do reembolso é de até 7 dias do início da atividade. Caso você tenha efetuado a compra com menos de 7 dias de antecedência à programação/curso, o cancelamento somente poderá ser realizado até 48 horas antes do início do evento.

Conheça o organizador

Instituto Ling

Redes sociais

Veja mais eventos

  • Cultural
  • Show de música
  • Musicais
  • Exposição de Arte

O que fazer em Porto Alegre?

A capital gaúcha é cosmopolita como uma metrópole e acolhedora como uma pequena cidade do interior. A cada estação do ano se reinventa para oferecer o melhor no calor do verão, no frio do inverno, no colorido da primavera e no charme do outono. Escolhe qual Porto Alegre conhecer e encontra a TUA!

POA ao

Ar Livre

POA da

Cultura

Por

POA da

Gastronomia

Por

POA da

Inovação

POA da

Noite

POA da

Orla

POA das

Cervejarias

POA das

Crianças

POA dos

Esportes

POA dos

Eventos

Patrocinadores que fomentam a iniciativa