Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.
  • Cultural
  • Experiências de aprendizagem

Instituto Ling – Jantar Cultural: Expedição Mar de Dentro

26 de abril de 2024

20:00 - 23:00

Entradas / Ingressos

Confira aqui

Bilheteria na hora

Organizado por Instituto Ling

Compartilhe:
Adicione à agenda:
Atualizado em 15/04/2024

Sobre o evento

Jantar Cultural

Expedição Mar de Dentro

Um jantar especial para valorizarmos a riqueza gastronômica do nosso estado, destacando produtos e produtores locais de diferentes regiões do Rio Grande do Sul.

Os renomados chefs Rodrigo Bellora e Ricardo Dornelles convidam outros três talentos criativos – o gastrólogo Israel Bertamoni, o chef Gustavo Nichterwitz e o mixologista Marcelo Pereira, para oferecer um menu exclusivo e harmonizado, desenvolvido em cinco etapas. Nesta edição, vamos saborear as combinações inusitadas de ingredientes típicos da região litoral lagunar do Rio Grande do Sul, também conhecida como Mar de Dentro.

Vivencie esta deliciosa experiência gastronômica, celebrando o melhor das nossas heranças culturais e afetivas.

O jantar faz parte do projeto Cozinha Na Natureza, resultado das pesquisas e vivências pelo universo dos sabores sulistas, envolvendo uma expedição com os chefs para diferentes regiões do estado.

A atividade acontece no dia 26 de abril, das 20h às 23h, no salão de eventos do Instituto Ling.

No valor do ticket está inclusa a harmonização das cinco etapas do menu, com vinhos e espumantes com Denominação de Origem, da ASPROVINHO – Associação dos Produtores de Vinho de Pinto Bandeira. Também faz parte da harmonização um drink autoral, criado especialmente pelo bartender Marcelo Pereira a partir da pesquisa de ingredientes da região do Mar de Dentro.

Se você possui algum tipo de restrição alimentar, informe sua condição no fechamento da compra ou através do email instituto.ling@institutoling.org.br , para que possamos atender sua necessidade. Nosso único impeditivo de adequação do menu é no caso da intolerância ao glúten, que requer estrutura específica.

Conheça os Chefs:

Rodrigo Bellora é chef de cozinha, agricultor e pesquisador, formado no Instituto Albierguero, em Trento, na Itália. É idealizador do conceito “cozinha de natureza” e uma liderança do movimento slow food. Assina a criação dos menus dos restaurantes Valle Rustico, Apino e Grimpa todos no Vale dos Vinhedos no Rio Grande, e a Tubuna – Cultura Gastronômica, em Bento Gonçalves. Também assina os menus dos restaurantes dos hotéis Wood Hotel, em Gramado, e Parador Cambará do Sul, além do restaurante da vinícola casacorba em Nova Roma do Sul.

Ricardo Dornelles é chef reconhecido por diferentes premiações. Vencedor do Bocuse D ́or Brasil, um dos concursos de gastronomia mais prestigiados do mundo. Escolhido como chef embaixador da gastronomia do RS pelo Prêmio Nacional Dólmã, considerado um dos “oscars” da gastronomia no Brasil. Eleito pelo público como melhor chef de Porto Alegre nos anos 2021 e 2022 e indicado Chef Revelação Nacional no Prêmio Melhores do Ano Prazeres da Mesa.

Israel Bertamoni é cozinheiro e gastrólogo formado pela Unisinos, com doutorando e mestrado em Turismo e Hospitalidade pela UCS – Universidade de Caxias do Sul. Docente dos cursos de Gastronomia da UCS e UNISINOS, possui experiência de 10 anos na área da Gastronomia, com ênfase em Eventos e Consultorias. É pesquisador na área da alimentação, trabalhando com as seguintes temáticas: Gastronomia regional, Comensalidade, Turismo, Memória, Germanidades e Artífices.

Gustavo Nichterwitz é chef e sócio co-fundador do restaurante Solos e um aficionado pelo imaginário culinário latino e brasileiro.Filho de cozinheira, depois dos primeiros passos na profissão foi para São Paulo estudar com Laurent Suaudeau, onde também trabalhou. Tempo depois, embarcou para a Espanha. Em Barcelona, estagiou com Hermanos Torres e no Dos Palillos, de Albert Raurich – conhecido pelo seu trabalho no ElBulli junto dos irmãos Adriá. Ali nas vielas do bairro Raval, em Barcelona, foi encorajado a voltar pro Brasil e entrar de cabeça na pesquisa desse grande pulmão criativo.

Marcelo Pereira é um dos sócios co-fundadores do Solos, bar e restaurante Latino Brasileiro, onde lidera o penso criativo da coquetelaria com insumos locais e uma abordagem que valoriza a narrativa cultural por trás de cada item do cardápio. Com menos de um ano desde a inauguração, o impacto da proposta foi tão expressivo que a casa foi convidada por uma das maiores administradoras de shoppings do Brasil para trazer sua identidade ao Barra Shopping Sul, em Porto Alegre, em uma nova unidade nomeada como Solos Costero. Sua trajetória de quase uma década de experiência no setor de hospitalidade começou em navios de cruzeiro e cresceu para funções atrás do balcão, onde o contato direto com o universo etílico e gastronômico viabilizou o desenvolvimento de uma abordagem cada vez mais inovadora e autoral.

Sobre o Cozinha Na Natureza:

Idealizado pelo Chef Rodrigo Bellora, o projeto Cozinha Na Natureza desbrava a gastronomia do Rio Grande do Sul através da pesquisa de ingredientes de diferentes territórios. No formato de expedições, uma caravana de chefs e cozinheiros coleta informações de culturas locais, fomentando o turismo gastronômico e a valorização de produtos típicos do nosso estado. O resultado de cada expedição é apresentado em um jantar especial, além do registro documental produzido a cada incursão.

Conheça o organizador

Instituto Ling

Redes sociais

Veja mais eventos

  • Cultural
  • Show de música
  • Musicais
  • Exposição de Arte

O que fazer em Porto Alegre?

A capital gaúcha é cosmopolita como uma metrópole e acolhedora como uma pequena cidade do interior. A cada estação do ano se reinventa para oferecer o melhor no calor do verão, no frio do inverno, no colorido da primavera e no charme do outono. Escolhe qual Porto Alegre conhecer e encontra a TUA!

POA ao

Ar Livre

POA da

Cultura

Por

POA da

Gastronomia

Por

POA da

Inovação

POA da

Noite

POA da

Orla

POA das

Cervejarias

POA das

Crianças

POA dos

Esportes

POA dos

Eventos

Patrocinadores que fomentam a iniciativa