Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.
  • Cultural
  • Exposição de Arte

MARGS 70 — Percursos de um acervo

23 March a 18 de agosto de 2024

Gratuito

Organizado por Secretaria da Cultura do RS – Sedac

Compartilhe:
Adicione à agenda:
Atualizado em 10/04/2024

Sobre o evento

Museu de Arte do Rio Grande do Sul — MARGS, instituição da Secretaria de Estado da Cultura do RS — Sedac e com patrocínio do Banrisul, anuncia a ampla exposição apresentada em celebração aos 70 anos do Museu. 

Intitulada “MARGS 70 — Percursos de um acervo”, a ampla e extensa mostra terá a inauguração de sua 1ª parte, reunindo mais de 200 obras, no dia 23.03.2024, às 10h30, em evento gratuito e aberto ao público.

Dando sequência ao conjunto de exposições realizadas no último ano pela programação dos 70 anos do Museu, esta mostra comemorativa de agora é baseada totalmente no Acervo Artístico do MARGS, tendo sido especialmente concebida para a ocasião do aniversário, a ser celebrado em 27.07.2024.

Simbolicamente pensada para ocupar só com obras do acervo a totalidade do prédio do Museu, a exposição tem lugar nos seus 2 andares, dividida em 2 partes estendidas no tempo e que se integram:

PARTE 1: uma primeira seleção de obras, apresentada em todos os espaços expositivos do 1º andar, entre 23.03.2024 e 18.08.2024.

PARTE 2: um complemento com outra seleção de obras, apresentada em todos os espaços expositivos do 2º andar, a partir de 18.05.2024 e em simultâneo até 18.08.2024.

“MARGS 70 — Percursos de um acervo” pretende oferecer ao público a oportunidade de ver reunido um espectro de obras marcantes e emblemáticas do Museu, a partir de uma amostragem panorâmica do universo de mais de 5.800 obras. Ao mesmo tempo que reúne peças historicamente destacadas do acervo, justapõe obras menos conhecidas e pouco ou há muito tempo não exibidas.

No conjunto, tem-se uma diversidade de abordagens artísticas, com objetos de diferentes tempos, suportes e linguagens colocados em diálogos e tensionamentos, compondo seções identificadas ao longo do percurso e com as quais a exposição se organiza. Esses segmentos são também conformados pela arquitetura dos espaços expositivos, distribuindo-se segundo as salas e galerias do Museu.

Por “percursos” empregado conceitualmente no plural no subtítulo da exposição, a curadoria da exposição aponta para 3 dimensões: 


  1. A trajetória de constituição do acervo no decorrer dos últimos 70 anos, pontuada na exposição com o ano de aquisição de cada obra informado nas fichas técnicas às paredes.
  2. Os caminhos que envolvem percorrer o acervo, selecionar as obras e estabelecer as suas aproximações, correlações e justaposições propostas entre o conjunto, efetivadas no “desenho” da exposição.
  3. E o deslocamento do visitante no espaço da exposição, a partir das variadas rotas de navegação de encontro com as obras pelo público, das diferentes possibilidades de relações entre as obras e da experiência diversa de cada um ao percorrer ao seu modo os trabalhos em exibição.

“MARGS 70 — Percursos de um acervo” tem curadoria de Francisco Dalcol, diretor-curador do MARGS, com assistência curatorial de Cristina Barros, curadora-assistente do MARGS, e envolvimento de todas as equipes e setores do Museu, além de colaboradores externos.

Conheça o organizador

Secretaria da Cultura do RS – Sedac

Redes sociais

Veja mais eventos

  • Cultural
  • Show de música
  • Musicais
  • Exposição de Arte

O que fazer em Porto Alegre?

A capital gaúcha é cosmopolita como uma metrópole e acolhedora como uma pequena cidade do interior. A cada estação do ano se reinventa para oferecer o melhor no calor do verão, no frio do inverno, no colorido da primavera e no charme do outono. Escolhe qual Porto Alegre conhecer e encontra a TUA!

POA ao

Ar Livre

POA da

Cultura

Por

POA da

Gastronomia

Por

POA da

Inovação

POA da

Noite

POA da

Orla

POA das

Cervejarias

POA das

Crianças

POA dos

Esportes

POA dos

Eventos

Patrocinadores que fomentam a iniciativa