Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.
  • Arte e Teatro
  • Musicais

Mostra Sol do Sul

08 de junho de 2024

15:00

Gratuito

Organizado por Theatro São Pedro

Compartilhe:
Adicione à agenda:
Atualizado em 05/06/2024

Sobre o evento

A mostra Sol do Sul ocorre dia 8 de junho (sábado), a partir das 15h, no palco do Theatro São Pedro (fundação vinculada à Secretaria de Estado da Cultura), e conta com quatro diferentes atrações, entre eles, apresenta alguns dos jovens talentos do nosso centro de formação do Multipalco, como grupos da ONG Sol Maior e a Orquestra Jovem Theatro São Pedro. Outro importante projeto da casa é a Companhia de Ópera do Rio Grande do Sul (CORS), que encerra a mostra, logo após a apresentação do show Casa, com as artistas Madalena e Simone Rasslan. O evento terá a entrada franca mediante doação de alimento não perecível ou produtos de limpeza e higiene para a família dos jovens desses projetos, afetados pela enchente.

PROGRAMAÇÃO

15h – Sol Maior

A Sol Maior é uma ONG que trabalha proporcionando um espaço de proteção e promoção social a crianças e adolescentes através da música, sediada no Multipalco desde 2012. Nesse dia 8, teremos a apresentação de um pocket show com os grupos de instrumentos, dança, canto, com repertório internacional e brasileiro, incluindo o maculelê, reverenciando as raízes da música afro-brasileira.

16h – Orquestra Jovem Theatro São Pedro

Projeto de inclusão social que atualmente atende 120 jovens gratuitamente, com o objetivo de formar cidadãos através da linguagem musical e da técnica instrumental, a Orquestra Jovem Theatro São Pedro Desde seu surgimento, em 2021, oferece vivências artísticas e socializadoras a crianças e adolescentes. O projeto, com coordenação geral do maestro Evandro Matté e coordenação pedagógica da professora e maestrina Keliezy Severo, tem como propósito utilizar a arte como meio de desenvolver a autoestima, as competências cognitivas, a inserção cultural e a cidadania. Além dos encontros dedicados ao violino, a iniciativa conta com aulas de viola, violoncelo, percussão e contrabaixo, assim como disciplinas de teoria e percepção musical.

17h – Show “Casa”

O show CASA, com Madalena e Simone Rasslan, retrata a experiência de isolamento vivida durante os anos de pandemia, que dividiu famílias por todo o mundo, mas que produziu na dupla de cantoras (mãe e filha) a ressignificação desse espaço. As canções do show tratam da relação entre público e privado, entremeadas com textos de Machado de Assis e Guimarães Rosa, autores que mostram modos de existência muito particulares do Brasil. Os textos e as canções constituem um repertório compartilhado, em uma coleção de escutas realizadas na vida das duas musicistas. O show tem sonoridade intimista: Madalena atua na voz, além de executar trilhas pré-gravadas em interferência musical durante as canções, enquanto Simone traz sua voz e conduz as harmonias no piano.

18h – CORS canta pelo RS – Vozes em Solidariedade

A Companhia de Ópera do Rio Grande do Sul une-se ao Theatro São Pedro e apresenta o concerto “CORS canta pelo RS – Vozes em Solidariedade”, com o intuito de arrecadar donativos para os atingidos nas enchentes do mês de maio, no RS. O programa será composto por árias, duetos, trios e grandes formações vocais de composições icônicas de Mozart, Bizet, Puccini, Delibes, Strauss e Villa-Lobos, nas vozes das sopranos Rosimari Oliveira, Deizi Nacimento, Gaia Schenini, Raquel Flores, Paula Schwartz e Eliana dos Santos, das mezzosopranos Luciane Bottona e Rose Carvalho, dos tenores Flávio Leite, Felipe Bertol e Adolfo Amaral, do barítono Alex Barbosa e do baixo barítono Guilherme Roman. Todos serão acompanhados ao piano por Eduardo Knob. Membros da CORS, diretamente atingidos pelas enchentes, farão parte desse programa solidário, nesse momento importante de reconstrução e retomada das atividades do estado.

Conheça o organizador

Theatro São Pedro

Redes sociais

Veja mais eventos

  • Arte e Teatro
  • Musicais
  • Show de música
  • Experiências de aprendizagem
  • Show de música

O que fazer em Porto Alegre?

A capital gaúcha é cosmopolita como uma metrópole e acolhedora como uma pequena cidade do interior. A cada estação do ano se reinventa para oferecer o melhor no calor do verão, no frio do inverno, no colorido da primavera e no charme do outono. Escolhe qual Porto Alegre conhecer e encontra a TUA!

POA ao

Ar Livre

POA da

Cultura

Por

POA da

Gastronomia

Por

POA da

Inovação

POA da

Noite

POA da

Orla

POA das

Cervejarias

POA das

Compras

POA das

Crianças

POA dos

Esportes

Patrocinadores que fomentam a iniciativa